Uma boa estratégia de campanha eleitoral alavanca políticos em direção a seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Ela possibilita não apenas conquistar a vitória nas eleições imediatas, mas também construir uma base sólida de apoio e fortalecer a imagem do candidato. No contexto atual, rumo às eleições 2024, pré-candidatos que estruturarem um plano de campanha com antecedência terão mais chances de sucesso.
Isso é o que o consultor em marketing político Darlan Campos explica em seu novo livro, Planejamento e Estratégia de Campanha Eleitoral. “A cada eleição, um novo elemento surge no tabuleiro, apresentando novas bases para a organização das campanhas eleitorais”, escreve. Para ele, a estratégia é o coração da campanha eleitoral e deve receber toda atenção possível.
“Uma estratégia correta pode sobreviver a uma campanha medíocre, mas mesmo uma campanha brilhante pode falhar se a estratégia estiver errada.”
Joseph Napolitan
7 passos para elaborar uma estratégia de campanha eleitoral
Para criar uma estratégia de campanha eficaz, é importante seguir uma série de passos bem planejados. Quanto mais cuidadosamente esses passos são executados, melhores serão os resultados obtidos no final.
1. Premissas da campanha
Uma das primeiras coisas que o consultor deve tratar com o candidato são os objetivos do seu projeto político-eleitoral. Nem todas as campanhas são para ganhar, há projetos que servem para posicionar o político na região.
2. Cenário de disputa eleitoral
Um elemento crucial numa campanha política é a definição do terreno sobre o qual nos convém atuar. A ideia é que nossos adversários joguem no nosso próprio terreno, onde contamos com a vantagem. Uma boa estratégia de comunicação deve buscar propor a agenda e os temas da discussão pública.
3. Articulação política
No processo de marketing, é fundamental a interação e maior aproximação entre candidatos e eleitores. Esse processo ocorre não apenas por meio da comunicação, mas também da articulação com a sociedade organizada, esforço que se faz por meio de linhas de apoio e criação de laços de simpatia.
4. Públicos-alvo da campanha
Quando a campanha conta com toda a informação necessária de nosso candidato e nossos adversários, podemos elaborar modelos para definir os públicos ou grupos objetivos. Desta maneira, saberemos em quais segmentos devemos dirigir nossas mensagens.
5. Mensagem política
No fundo, há uma pergunta chave para a montagem da mensagem central: por que votar em você? A mensagem da sua campanha deve responder exatamente essa pergunta. E a resposta deve ser clara e consistente. Todas as decisões tomadas devem responder ao eixo central da campanha: o slogan, um ato, o cartaz, as declarações à imprensa, o estilo da campanha, tudo o que envolve o candidato e tudo o que é executado na campanha.
6. Meios de comunicação
Caminha-se para um cenário no qual o maior desafio das campanhas, no que tange às estratégias de comunicação e publicidade, será a de conectar todos os meios na mesma mensagem. Cada um com sua linguagem específica, suas características e particularidades, mas todos com a mesma mensagem central. A integração dos meios é uma necessidade urgente.
7. Cronograma de atividades da campanha
Defina eventos e atividades prioritárias na estratégia para otimizar o tempo e os recursos da campanha. Evite o esgotamento desnecessário do candidato em atividades e eventos sem importância. Não desperdice, ainda, os recursos da campanha eleitoral.
Como planejar uma campanha eleitoral?
No cenário ultracompetitivo das campanhas eleitorais modernas, os candidatos mais preparados contam com um planejamento estratégico feito sob medida. Assim, para ter chances de vencer nas eleições 2024, que acontecem no dia 6 de outubro, é preciso saber aproveitar oportunidades e se blindar contra ameaças.
O livro Planejamento e Estratégia de Campanha Eleitoral, do consultor Darlan Campos, está disponível no site da República Marketing Político. Para garantir sua cópia, acesse a aba de produtor no topo da página, ou clique aqui!