https://republicamarketingpolitico.com.br/

Um ano para as eleições de 2024: o que esperar a partir de agora?

A imagem representa uma ampulheta, onde areia cai de um espaço para outro. O objetivo é simbolizar passagem de tempo para as eleições de 2024.

As eleições de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro.  O primeiro domingo do mês, como é de praxe, marca a data do primeiro turno. Já o último domingo, o segundo turno. Em 2024, milhões de brasileiros elegerão prefeitos e vereadores para os mais de 5.500 municípios do país, com exceção de Brasília e Fernando de Noronha.

Para um cidadão comum, pode parecer que falta muito tempo. Em outra perspectiva, os candidatos que ainda não se envolveram na pré-campanha estão atrasados. Isso porque o cenário eleitoral é ultracompetitivo, onde os políticos que largam na frente têm mais chances de vencer.

Aposte em um bom planejamento e veja o resultado efetivo em sua próxima campanha. Há muito a se fazer antes dos oficiais 45 dias de campanha eleitoral, quando a televisão passa a veicular propaganda política obrigatória, os comícios reúnem apoiadores e o público começa a se envolver com os apelos da eleição.

Em primeiro lugar, o planejamento da campanha deve ser feito com antecedência. Entretanto, essa não é a principal demanda da pré-campanha. É neste período que os políticos devem montar o “diagnóstico” da candidatura e se preocupar com a construção de imagem.

O diagnóstico para as eleições de 2024

Rumo às eleições de 2024, o diagnóstico reúne os dados necessários para que o candidato desenvolva estratégias com vista ao seu sucesso. Essa etapa busca investigar a conjuntura política do local onde a disputa ocorrerá; os valores, problemas e desejos do eleitorado; o próprio candidato e demais elementos que tornam sua candidatura única.

Nenhuma disputa é igual a outra, nenhuma estratégia, por mais exitosa que tenha sido no passado, pode ser copiada e aplicada da mesma forma em outro contexto ou lugar. É necessário ter um diagnóstico da situação baseado na coleta, análise e avaliação de informações obtidas cientificamente sobre uma série de variáveis relevantes. Isto é, pesquisas profissionais baseiam campanhas profissionais.

Formas de fazer o diagnóstico

Nesse sentido, muitos políticos interessados nas eleições de 2024 já começaram o trabalho de investigar os vários pontos que importam para as suas estratégias. As equipes, a estrutura do partido e o próprio candidato buscam essas informações nos meios exemplificados abaixo:

  • Dados de campanhas anteriores disponíveis nos sites do TSE e do TRE;
  • Entrevista com advogado eleitoral;
  • Resoluções do TSE;
  • Pesquisas eleitorais quantitativas e qualitativas encomendadas;
  • Pesquisas eleitorais disponíveis no site do TSE;
  • Análises e artigos redigidos por jornalistas com credibilidade;
  • Entrevistas e reuniões para discussão de temas com atores políticos, comunitários ou formadores de opinião;
  • Levantamento de dados socioeconômicos em instrumentos de pesquisa, como o IBGE.

A construção de imagem para as eleições de 2024

A imagem política é a percepção do público sobre o político. Ela não condiz, necessariamente, com a realidade do candidato – e esse é um desafio a ser enfrentado na pré-campanha. Mesmo nos casos em que o político promove uma imagem falsa propositalmente, essa não é uma estratégia inteligente. A imagem deve se aproximar ao máximo da essência do candidato, com seus valores e trajetória.

Se você não se envolver na construção da sua imagem, seu oponente fará isso por você. Não há vácuo no poder, nem na construção da imagem.

Passos para a construção de imagem política

Quatro etapas definem a construção de imagem: aparência, cores, comunicação e comportamento. A aparência envolve as roupas do político, o corte de cabelo e até a higiene, que podem transmitir credibilidade, empatia ou desleixo, por exemplo.

Já as cores estão ligadas à associação que os eleitores fazem ao político. Elas podem indicar uma ideologia (vermelho, petismo; ou verde e amarelo, bolsonarismo) ou provocar sentimentos específicos no público. Nesse contexto, a psicologia das cores teoriza, por exemplo, que o azul evoca tranquilidade, enquanto o roxo está associado ao poder.

Comunicação é como o político exprime suas ideias, seja verbal ou não verbal, nas redes sociais ou offline. Não basta transmitir a mensagem, é preciso certificar-se que o conteúdo vai chegar de forma limpa, coesa, entendível.

Por último, o comportamento do candidato é peça chave na construção da imagem. Como um político age com um possível eleitor dentro e fora do período eleitoral é o que definirá a credibilidade do seu comportamento.

Congresso de Marketing Político – Eleições 2024

O Congresso de Marketing Político – Eleições 2024 pretende ser o maior evento da área no estado do Espírito Santo. Será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, de 8h30 até 18h. O Congresso acontecerá no Quality Hotel Aeroporto Vitória, mas também terá transmissão online. Para mais informações, acesse o site do evento, em congresso23.republicamarketingpolitico.com.br.

Cadastre-se