Persuasão é uma característica fundamental para todo político, não é mesmo? Mas, você é persuasivo?
Mas ser persuasivo, assim como eloquente e elegante, não é algo que nasce com a gente e pode ser, sim, aprendido.
Todo candidato deve buscar técnicas de persuasão e treiná-las ao longo de sua trajetória política. São muitas táticas que podem ser utilizadas para a finalidade da atração e convencimento.
Mas antes de pensar sobre as técnicas é preciso lembrar que toda vez que o candidato iniciar um discurso, seja ele qual for, ele precisa finalizar com a certeza da conexão com aquele ouvinte.
O político deve se preocupar em gerar conexões e comprometimento em cada fala. O envolvimento entre as partes que pode ou não gerar votos.
Sobre as técnicas, listo três:
1. Justificativa
Todas as vezes que pedimos algo a alguém precisamos de uma boa justificativa para que esse alguém nos conceda o favor, no caso do político o favor é o voto.
É cientificamente comprovado que o simples uso da conjunção “Porque” aumenta significativamente a adesão do ouvinte ao pedido inicial.
Suponhamos que o mote da campanha seja segurança.
Experimente trocar o:
“Preciso do seu voto para trazer mais segurança para nossa cidade” por “Preciso do seu voto porque sem ele não posso trazer mais segurança para nossa cidade”.
A justificativa tem um poder incrível no cérebro humano. Ela funciona como um respaldo para determinada ação. Induz o cérebro a concordar com o que fora dito, mesmo que, às vezes, não faça muito sentido.
2. Reciprocidade
A reciprocidade é um sentimento de “dívida”. Quando alguém lhe oferece algo, um presente ou uma gentileza, essa ação promove uma sensação de dívida. Você é instintivamente levado a querer fazer algo em troca.
Antes de pedir o voto ofereça algo. Não estou falando de comprar votos, não é para dar algo material.
Doe sua presença, sua gentileza, sua escuta, uma história pessoal… Essa atenção dedicada ao eleitor gera, automaticamente, a reciprocidade.
3. Coerência
Uma coisa extremamente importante é ser coerente. Muitos são os candidatos que se moldam às situações para ganhar votos.
Eu sempre bato na tecla: quem quer alcançar a todos, não alcança ninguém.
Foque no seu público-alvo, estabeleça uma conexão com ele e seja fiel a si mesmo.
O eleitor sabe muito bem qual o candidato que se mantém firme nas suas convicções e qual molda seu discurso de acordo com a situação.
A coerência gera credibilidade, a credibilidade, por sua vez, confiança e votos.
Percebe como a persuasão é um conjunto de técnicas que podem, e devem, ser treinadas? Essas técnicas, inclusive, estão ligadas à outra habilidade importantíssima para o político: A oratória. Hojé há inúmeros profissionais que oferencem o serviço de treinamento em oratória. Sugiro que todo candidato, até os que falam bem, façam esse tipo de treinamento.
E para você que quer saber um pouco mais sobre Persuasão Eleitoral, ouça esse episódio do República Cast.
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