O Marketing político é um método de fazer boas campanhas ou ter mandatos espetaculares, é uma caixa de ferramentas para ganhar eleições.
Seus componentes incluem ciência política, sociologia e comunicação eleitoral. Suas divergências com o marketing comercial são mais fortes do que as suas semelhanças. Entretanto, não é verdade que o marketing político constrói campanhas vazias, cosméticas, com foco na aparência. Por outro lado, as campanhas que utilizam bons consultores têm conteúdo poderoso, muito guardam zelosamente as identidades históricas das partes, respeitam a personalidade dos candidatos e propõem ofertas razoáveis e destinadas ao desenvolvimento da realidade local.
O método do Marketing Político é o do conhecimento do eleitorado e o diagnóstico da eleição. Por exemplo, por meio de pesquisas de opinião pública e análise estatística, busca alcançar quatro conhecimentos operacionais chaves: a) como é o candidato; b) quais os seus adversários; c) como são os eleitores; d) como é a escolha do voto. Este é o ponto de partida para construir uma estratégia de campanha. Ter definida a segmentação do eleitorado, a mensagem e sua substância, a mídia que será utilizada e definição dos horários específicos para o processamento de tal conteúdo.
Uma campanha orientada pelo método do Marketing Político faz com que as diversas mensagens, propagadas pelos mais diferentes meios, sejam no final, apenas uma. Tanto o slogan da campanha, quanto a imagem do candidato são apenas uma. Há, no entanto, uma única mensagem dita de mil maneiras. Comunicada aos eleitores, mas nem todos os votantes ao mesmo tempo ou no mesmo modo.
O Marketing Político é uma caixa de ferramentas para ganhar as eleições ou ter mandatos espetaculares. É uma disciplina focada na estratégia. Assim sendo, atribui uma importância decisiva para o conhecimento profundo da lógica com que os tempos de execução do conteúdo de uma campanha são manipulados. Em uma campanha eleitoral, a ordem dos fatores, de uma forma dramática, altera o produto.
Certamente, nestas circunstâncias, fazer coisas boas é tão importante quanto fazer as coisas direito. Saiba os momentos de agir, as fases da campanha, da pré-campanha, como são alcançados os efeitos de impacto, sedução e poder. Devem despertar, então, para os objetivos de cada formato de mensagem, o papel cíclico de cada meio de difusão, os grupos alvo que devem ser ganhos em todos os momentos. Complexidades grandes e sutis que manifestam cada vez mais a necessidade de especialistas nas campanhas eleitorais ou mandatos parlamentares.
A saber, o Marketing Político é uma caixa de ferramentas para ganhar eleições ou ter mandatos espetaculares. A maioria dessas ferramentas oferecem uma maneira simples e eficaz de multiplicar o impacto, a eficácia e eficiência, através de procedimentos que podem ser ensinadas às equipes de campanha ou mandato,
Em uma campanha eleitoral ou mandato, que mobilizaram enormes recursos, por exemplo, temos também enormes esperanças geradas. O destino de um projeto político não é trivial. Compromete o cotidiano de milhões de pessoas que fazem um país. O que está em jogo requer que você trate as campanhas políticas com profissionalismo e respeito. Marketing Político é a resposta profissional para questões complexas de qualquer campanha. Respostas profissionais fazem a diferença entre projetos que se aplicam e mudam a face de países, ou tentativas frustradas e fugazes a desaparecer de uma eleição para a próxima.