https://republicamarketingpolitico.com.br/

5 táticas de Marketing Político que realmente funcionam!

Táticas de Marketing Político

As táticas de marketing político podem ajudar a eleger um bom ou um mau candidato, mas se o candidato for um bom proponente possuidor de um ótimo histórico como pessoa pública e ainda apresenta um projeto de governo, que de fato corresponde às necessidades da população, as chances do marketing político funcionar são maiores.

As táticas que visam fortalecer a imagem, a presença e as propostas do candidato, visam fortalecer o conjunto de forças positivas que o candidato já possui.

No processo de aplicação do marketing político, seja utilizando as mídias tradicionais e digitais, é importante que o candidato e sua equipe estratégica tenha a habilidade de escutar a população.

Apresentamos a seguir cinco dicas básicas para ajudar no marketing político.

1 – Onde começa a aplicação do Marketing Político?

Muitas vezes, antes do início da campanha, é necessário realizar uma pesquisa de opinião sobre os verdadeiros anseios e necessidades da população, e acompanhar as pesquisas públicas iniciais que realizam uma amostragem a respeito das intenções de voto, e opiniões dos eleitores a respeito dos problemas da região e do país.

Inicialmente, é necessário ouvir e observar as opiniões e necessidades da sociedade. O sucesso de qualquer uma das táticas de marketing político que utilizar, vai depender de uma pesquisa refinada da opinião das pessoas interessadas. 

O que pesquisar?

No planejamento do marketing político, tente identificar quais assuntos interessam os eleitores da região, os pontos positivos e negativos do governo atual, as ações do governo atual, os temas que o candidato no qual você representa deve mais apresentar publicamente e perceber como a população enxerga o seu candidato.

Se possível, faça uma pesquisa qualitativa e quantitativa , ouça também o episódio do podcast República Cast que fala sobre a importância de identificar os seus eleitores:

2 – Crie um plano de ação de marketing político

Táticas de Marketing Político - Crie um Plano de Ação

Em todas as etapas da campanha, mantenha um cronograma detalhando os dias de reuniões partidárias, eventos públicos, debates, apresentação em redes de rádio, TV e internet, realização de palestras, chat ao vivo nas redes sociais, e produza o material de campanha que reafirme o que o candidato fala e reafirma em todas as suas aparições.

O plano de ação deve incluir os nomes da equipe que auxiliará o candidato diretamente nas viagens e nos eventos, datas, horários, nome de emissoras e sites, e o local de cada evento.

Nesse plano de marketing político é essencial que haja espaço em branco para adição de novas ações como “direitos de respostas” e de novas postagens (publicações) para responder às novas demandas e qualquer tipo de polêmica que surja durante a campanha.

Descreva também quais mídias tradicionais (impressas e eletrônicas como rádio e TV) e digitais (internet e mobile) serão utilizadas.

Em muitos casos, é necessário adaptar o discurso (texto e imagem) de uma mídia para a outra, por exemplo, você não pode veicular a gigantesca imagem de um outdoor no WhatsApp oficial de seu candidato.

3 – Conte uma história

As pessoas gostam de ouvir história.

Comerciais de refrigerantes, por exemplo, sempre criam pequenas historinhas de ursos e família para oferecer suas bebidas para o Natal e o almoço de domingo.

O eleitor gosta de conhecer a história do candidato, seja para admirá-lo ou para atacá-lo, portanto, para evitar deboches e ataques ao seu candidato, redija uma história real e verdadeira sobre o candidato enaltecendo o que de melhor ele fez em sua biografia, em seu lar e na sua vida pública.

Mesmo que o seu candidato não tenha tempo de rádio e TV para veicular a sua biografia completa, apresente a narrativa nas redes sociais e no YouTube. Portanto, use em suas táticas de marketing político, a vida de candidato como base para se aproximar dos seus eleitores.

Ter um bom storytelling é fundamental para atrair o eleitor e contruir uma narrativa sólida na disuputa eleitoral. Ouça esse episódio do podcast República Cast sobre o tema:

 

4 – Faça marketing digital nas redes sociais

Estar presente nas principais redes sociais e de conteúdo é essencial para manter o eleitor informado, engajado e influenciado com as ideias do candidato.

As táticas de marketing político podem incluir a administração de um perfil com o nome do candidato no Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin, Twitter, entre outras redes.

Tudo vai depender do público alvo que você deseja e da sua capacidade de gerenciamento e produção de conteúdo para tantos perfis. Entretanto, pelo menos no facebook e instagram é fundamental que você esteja ativo.

Nos últimos anos, o Twitter tem perdido adeptos, mas ainda é uma rede social muito forte para disseminar informações, notícias e links sobre política. O próprio presidente dos EUA, Donald Trump, utiliza o Twitter para veicular suas decisões antes de realizar declarações para a imprensa tradicional.

Administrar um perfil no Facebook, por exemplo, permite ao candidato atingir milhares de pessoas interessadas em obter mais informações sobre aquele candidato em específico.

Além de postar textos e imagens, é importante veicular vídeo editado e vídeo ao vivo na timeline do Facebook oficial do candidato, o mesmo pode ser feitos em outras redes sociais.

Ouça esse episódio do podcast República Cast sobre produção de conteúdo para as redes sociais e saia na frente dos seus adversários:

5 – Evite o marketing negativo

Das táticas de marketing político apresentados até agora, esta é talvez a que mais faz diferença nas urnas. Falar mal dos outros candidatos pode parecer algo antiético em tempos de busca de serenidade e transparência na sociedade civil.

Caso o seu candidato receba alguma ofensa de outro candidato, o aconselhável é solicitar direito de resposta de forma educada e postar no blog oficial de seu candidato um texto que desminta e diminua o comportamento do candidato adversário.

Geralmente, as redes sociais são utilizadas para veicular o marketing negativo, mas quando falamos em táticas de marketing político, devemos, em alguns casos, copiar das campanhas dos outros candidatos o que é percebido como bom e positivo pelo eleitorado, nunca copie o lado ruim dos outros candidatos que estão concorrendo contra a sua chapa.

Existem campanhas e momentos chaves que o marketing negativo cumpre um papel. Mas deve ser usado com cuidado. Focar no seu candidato e no que ele tem a mostrar é fundamental.

Outras mídias para campanha política

Táticas de Marketing Político - Mídias tradicionais

Geralmente as redes sociais e a televisão ainda são as plataformas que mais atraem audiência para o debate político e a divulgação de determinado candidato em período eleitoral, porém, outras mídias tradicionais e digitais de menor porte ainda ajudam a conquistar novos eleitores:

Mala direta – Esta podendo ser enviada via correios ou via e-mail, mas evite enviar mensagens não autorizadas;

Panfletos – Imprima panfletos que resumem o projeto de mandato de seu candidato e distribua em pontos estratégicos;

SMS – Enviar torpedos para seguidores e eleitores já cadastrados no banco de dados do candidato, é uma forma de gerar um tipo de proximidade com os eleitores;

Podcast – Caso o seu candidato não tenha espaço em emissoras de rádio convencionais para conceder entrevista, insira no site oficial dele, um canal de podcast, onde o candidato possa gravar programas de rádio digital de até quinze minutos, para serem postados no site e nas redes sociais.

Táticas de Marketing Político são um diferencial

Com o crescimento das novas plataformas digitais e consolidação das mídias tradicionais, será cada vez mais comum que candidatos a diferentes cargos utilizem diferentes mídias para expor ideias e projetos com o objetivo de conquistar mais eleitores.

Porém, quando falamos em táticas de marketing político, as ações também devem estar presentes em como o candidato tem a sua biografia apresentada, como ele fala em público e, principalmente, como ele escuta as demandas da sociedade.

Não esqueça de conferir toda semana as novidades em nosso blog que ajudarão a alavancar a sua próxima campanha política.

Cadastre-se