Slogan de Campanha Eleitoral
O slogan de campanha eleitoral é uma das ferramentas mais utilizadas para aumentar o engajamento da população e conquistar votos.
Criar um slogan de campanha política estratégico e eficaz permite que o cidadão se lembre do candidato de forma mais frequente, além de ajudar na memorização do nome e número eleitoral.
Por se tratar de um dos elementos fundamentais e mais básicos de uma campanha eleitoral, a seguir mostraremos o que de fato é um slogan de campanha, qual é a sua importância e como fazer um para conseguir conquistar a simpatia dos cidadãos.
O Slogan é uma mensagem síntese que transmite ao eleitor o essencial do que o político dessa falar com o eleitor.
Vivemos num tempo onde a velocidade da informação e seu consumo se dá de maneira rápida e instantânea. Nesse sentido o slogan cumpre a função de traduzir uma mensagem longa e complexa em poucas palavras.
Mais do que ser engraçada, rimada ou irreverente, ela precisa ser estratégica.
Se você tivesse apenas 10 segundos para falar com um eleitor seu, qual frase você diria a ele? Esse é o seu slogan, o centro da sua mensagem.
Ele precisa ser verdadeiro, ter conexão com sua história, sua narrativa e as defesas das pautas que vc pretende.
Não há regras. Para alguns candidatos, o humor é uma boa saída, para outros, um slogan mais sério e formal é necessário. Tudo depende do candidato e da mensagem central que a campanha deseja passar.
Qual é o mote da sua campanha? O núcleo central? O coração da sua vc campanha? Aí está o seu slogan
O que é um slogan de campanha política?
Muitos afirmam que o slogan é muito importante, sabem o que é, no entanto não conseguem definir com palavras e de forma resumida no que de fato é um slogan, principalmente de campanha política.
Bom, um slogan nada mais é do que uma frase que é curta e fácil de memorizar. Esse recurso é extremamente utilizado em campanhas de publicidade com o objetivo de ajudar a fixar determinado conceito ou colocar uma mensagem na mente dos seus consumidores.
O slogan é bem versátil e pode ter a função de repassar as características de um determinado produto ou serviço, os seus benefícios, um sentimento a respeito do mesmo ou pode ser apenas uma espécie de ”grito de guerra”. A sua finalidade vai depender muito da estratégia de utilização do slogan e a sua real intenção.
Quando falamos em campanha eleitoral o slogan atua da mesma forma, porém voltado para uma finalidade política.
Aqui o produto oferecido é o próprio político.
Um slogan de campanha eleitoral deve passar de forma simples a mensagem central do candidato. É interessante que os slogans revelem quais são os objetivos do candidato e qual será o foco do seu governo. Basicamente, é um conceito que traduz o posicionamento de uma candidatura, o motivo desta candidatura e para quem ela se destina.
Importância do slogan de campanha dentro de uma estratégia de marketing político
O slogan de campanha é muito importante para reforçar uma mensagem eleitoral e consolidar a imagem do candidato no imaginário do eleitor. Com ele você consegue resumir de forma simples e objetiva a sua principal mensagem e intenção política.
Aparentemente é algo bem simples de fazer, no entanto as coisas não são bem assim.
Apesar de ser algo teoricamente fácil, é extremamente difícil conseguir criar um slogan que realmente impacte o seu público, pois é algo bem curto e objetivo que deve ser descrito em poucas palavras.
O slogan precisa sintetizar não só o planejamento, mas a trajetória política em poucas palavras.
Precisa ser específico, pontual e certeiro.
Um bom slogan não precisa ser explicado, ele já traz em si todas as informações necessárias ao eleitor.
Vejamos um dos exemplos mais famosos da nossa história: “JK, 50 anos em 5” O slogan do Kubitschek era uma promessa, um plano de governo sintetizado em 5 palavras. Esse é o desafio.
Como fazer um slogan de campanha eleitoral
– Não faça uso de palavras rebuscadas
Um slogan deve ser criado com a intenção de ser facilmente lembrado. Por conta disso, evite criar um slogan de campanha política com palavras muito difíceis. Utilize palavras mais simples e populares, pois além de ajudar na assimilação e memorização, você conseguirá ter maiores chances de conseguir o apoio popular.
– Não adote frases grandes
Para que um slogan seja bem aceito e fixe na memória do eleitor é necessário que frases grandes não sejam utilizadas, pois isso dificulta todo o processo de fixação do slogan. Sendo assim, você deve adotar frases mais curtas e objetivas.
Veja o exemplo do slogan de Tancredo Neves, em 1984: “Tancredo já!”
– Use rimas, aliterações e assonâncias
As rimas, aliterações e assonâncias, são recursos linguísticos que permitem um efeito sonoro agradável (ou não) aos ouvidos.
No caso da rima há semelhanças sonoras no final das palavras o que permite um certo ritmo da fala. A aliteração é a repetição de uma consoante e na assonância é a repetição de uma vogal.
São maneiras criativas e que auxiliam na memorização do slogan de campanha política.
Veja alguns exemplos:
Camilo Capiberibe – Rumo novo com a força do povo. (rima e assonância)
Lula – Lula lá. (aliteração)
Jânio Quadros – O tostão contra o milhão. (rima)
– Adote uma pitada de humor
Uma boa dose de humor é sempre bem vinda quando estamos falando sobre campanhas eleitorais. Tente criar um slogan que seja divertido e verá que o eleitor irá conseguir encará-lo de modo muito mais receptivo.
Atenção: Humor não cabe a todos os candidatos! Alguns candidatos abusam do bom humor na hora de produzir seu slogan, e isso pode não dar muito certo. Essa mensagem PRECISA ser coesa com o perfil político. O humor funciona para um candidato irreverente, jovem ou que tenha um perfil predominantemente descontraído.
Mais do que ser engraçado, o slogan precisa ser coeso com o perfil do candidato: Candidato sério, slogan sério. Candidato irreverente, slogan irreverente.
– Deixe de forma explícita suas promessas
Uma boa estratégia na hora de fazer um slogan é demonstrar de forma bem direta por meio dele quais são as suas promessas para o eleitor. Lógico que você não precisa criar slogans específicos do que você pretende fazer, mas colocar um slogan com uma visão geral do que será feito é uma excelente opção.
– Mexa com o emocional do eleitor
Quando você consegue mexer com o emocional do eleitor é mais fácil fazer com que ele se identifique com o seu slogan de campanha política. Uma das formas mais fáceis de mexer com o emocional do eleitor é utilizar uma linguagem informal e próxima a ele, além de usar também palavras que comovem e sejam agradáveis.
Para concluir…
Um slogan de campanha tem que ser bem feito, criativo, objetivo e deve principalmente passar de forma clara a intenção do candidato em seu mandato para a população. Juntamente com outras estratégias de campanha eleitoral, um slogan pode ajudar e muito a conquistar o eleitor e conseguir o seu voto.
Dessa forma, você não deve hesitar em fazer um pouco mais de investimento, seja de tempo ou dinheiro, em desenvolver um slogan assertivo para a sua campanha. Com certeza você verá um aumento significativo no engajamento dos cidadãos.
Continue aprendendo muito mais sobre marketing político no nosso podcast, o República Cast. Lá você encontra muito conteúdo de qualidade comigo, Darlan Campos, e outros grandes profissionais do meio político.