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Os últimos 20 dias de campanha eleitoral

Os últimos 20 dias de campanha eleitoral

 

Se você é candidato ou trabalha com política sabe que os últimos 20 dias de campanha eleitoral são uma verdadeira loucura. Entender como funciona esse processo e melhor forma de atingir o coração dos eleitores é fundamental.

 

Outro fator de peso é o tempo. Correr contra o relógio é, definitivamente, uma tarefa árdua. Concorrer a um pleito se assemelha a uma corrida de rua, é preciso manter o ritmo, pensar estrategicamente, e, em alguns momentos deixar o adversário pensar que vai ganhar, para na reta final dar todo o gás existente para deixar todos os oponentes para trás.

 

O que fazer nos últimos 20 dias de campanha eleitoral?

 

  • Ajustar o público-alvo

Nessa altura do campeonato, é bem provável que a maior parte de eleitorado já tenha definido em qual candidato votar. Mas ainda existe uma boa parcela de indecisos, aqueles que deixam a escolha para o último momento.

A sua preocupação, então, deve ser em conquistar esse púbico específico. Afinal, os decididos a não votar em você possivelmente não vão mudar de opinião facilmente. É claro que existe a possibilidade de o eleitor mudar de ideia, por isso é fundamental que você não seja autoconfiante a ponto de pensar que o voto conquistado jamais será perdido.

Manter o relacionamento com os decididos fortalece a convicção da escolha.

Portanto, mantenha o relacionamento, mas o foque deve ser nos indecisos.

Vamos falar sobre eles?

 

  • Focar nos indecisos

Essa parcela de eleitores tende a votar no time que está ganhando. Normalmente é aquela pessoa que não se prende tão fixamente a uma ideologia partidária e observa os movimentos da sociedade no que concerne a rejeição e a aceitação de determinado candidato.

Pensando nisso é interessante que você, enquanto candidato, busque transmitir força, credibilidade e concretude de campanha. É importe que o eleitor indeciso veja em você um nome de peso para o pleito.

 

  • Manter contato direto

Nessa reta final você não pode ficar parado. Esse é o momento do eleitorado te ver ativo nas ruas. Uma boa prática, além do famoso porta a porta, é visitar locais como: Unidades de Saúde, hospitais, escolas, centros comunitários, sedes de sindicatos e conversar com esses grupos sobre as suas necessidades, participar de reuniões e rodas de conversa é de grande valia neste momento.

Entretanto, é preciso cautela para não parecer um candidato desesperado por votos. A naturalidade é a mãe de todas as ações de contato com o eleitor.

 

  • Fortalecer a presença online

Não só de campanha de rua se faz uma eleição. Especialmente nos dias de hoje estar presença online é imprescindível. E a melhor forma de conquistar os eleitores (especialmente os indecisos) através das redes é fazer com que ele se sinta importante para você. Pesquisas de opinião, enquete, respostas de caixinhas…

São práticas simples e muito eficazes. É claro, que para vídeos em primeira pessoa você precisará um certo tempo disponível, mas para muitos casos (como responder caixinhas ou criar enquetes) uma equipe se social mídia qualificada é mais que o suficiente e eu te garanto: rende bons frutos.

 

O que não fazer nos últimos 20 dias de campanha eleitoral?

  • Agir com inconveniência

Pense pela ótica do eleitor, certamente antes de ser candidato você foi (e é) eleitor. E se tem uma coisa que nenhum eleitor gosta é de candidato inconveniente, desesperado ou invasivo.

Portanto, preocupe-se em ser discreto nas abordagens de rua, nada de ficar “segurando o eleitor no papo”, esteja atento à linguagem não verbal do eleitorado, para perceber se a sua presença não está sendo inconveniente naquele momento.

Não seja um pedidor de votos desesperado. Voto é a consequência da empatia que o eleitor desenvolverá por você. Preocupe-se em apresentar a sua proposta e deixe que ele decida por si só se votará em você ou não.

Mas, então, é errado pedir voto? Claro que não! Pode e deve pedir voto, mas de forma sutil, indireta e respeitosa.

  • Desperdiçar material gráfico

Outra prática muito malvista pelos eleitores é o desperdício de material gráfico. O cidadão está cada vez mais consciente e preocupado com o meio ambiente. A distribuição exacerbada de santinhos, muitas vezes sujando as vias públicas causando um grande transtorno, é de extrema falta de consideração com os moradores, com o meio ambiente e com as equipes de limpeza urbana. Portanto, essa ação é inaceitável e pode fazer com que você perca muitos votos.

 

 

Então, candidato, utilize esses últimos 20 dias de campanha eleitoral com muita sabedoria e estratégia. E para adquirir ainda mais conhecimento sobre campanhas eleitorais e todo universo do marketing político ouça agora o nosso podcast: o República Cast.

 

 

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