A maior dificuldade apresentada pelo governo Bolsonaro durante o período da transição foi no campo da comunicação. Uma virtude durante o período eleitoral, tornou-se um pesadelo nas semanas pós-eleições. Futuros ministros se alfinetando em rede nacional, desautorizando uns aos outros, transmite uma imagem de desorganização e falta de clareza nas ações a serem implementadas. Tudo que um governo recém eleito não quer. Sob a ótica do marketing político governamental, há espaços para ajustes na comunicação governamental do futuro governo.
A comunicação de um governo é muito diferente de uma campanha eleitoral. A campanha eleitoral é uma corrida ágil de 100 metros, enquanto a comunicação do governo é uma maratona de 10 quilômetros. No pleito, o candidato ganha por nocaute, mas o governo é um boxeador que ganha por pontos. A campanha é uma blitzkrieg, uma ofensiva rápida e eletrizante, enquanto o governo comunicar é como I Guerra Mundial (a lenta guerra de posições , com longos bloqueios e batalhas para conquistar pequenas trincheiras).
A comunicação governamental é formada por uma vasta rede formal inserida nas organizações públicas, e tem como tarefa primordial levar à opinião pública, fatos de significação ocorridos na esfera governamental ante a sociedade. Pode ser entendida como as diversas modalidades de relações comunicativas entre o Estado (e suas ramificações), e a sociedade, tendo como objetivo tornar mais abertas e eficientes as relações entre o governo e os cidadãos
O prof. Gaudêncio Torquato destaca que a comunicação governamental é uma necessidade social, mais que uma infra-estrutura de sustentação do Poder. Por sua rede, os segmentos sociais tomam conhecimento do que se passa, nos diversos setores do Governo e, por seu intermédio, transmitem aos governantes suas expectativas e desejos. O marketing/comunicação governamental é um instrumento fundamental para o relacionamento entre gestão pública e sociedade. Essa forma de comunicação tem como foco trabalhar a imagem e a performance dos gestores públicos durante seus mandatos.
Para conseguir uma batalha bem sucedida no campo da comunicação governamental, não é necessário inventar a pólvora. O que você tem que fazer é colocar em prática algumas coisas que você já conhece bem demais. E faça com disciplina, com ousadia e criatividade.
Um dos aspectos da comunicação política (marketing político) mais atrasada é o da comunicação governamental (marketing político governamental). A comunicação do governo é muito mais complexa do que se imagina. Podemos listar cinco grandes objetivos devem estar no horizonte das equipes de transição, dado a importância de uma boa estratégia de comunicação governamental, para o sucesso de um governante:
1) Governança
Talvez seja o principal fator de comunicação do governo. Consiste em gerar as condições sociais e a opinião pública que permitem ao governante tomar decisões concretas ou ações.
A falta de atenção neste objetivo significa que vemos obras e ações inacabadas em todos os lugares, por rejeição social ou política, ou ações que nunca se tornarão realidade.
A estratégia de comunicação do governo deve considerar as principais mudanças e ações que o presidente quer fazer, e criar condições para que sejam aceitos pela comunidade e apoiado até que se tornem materializar.
2) Prestação de contas
O governo administra recursos públicos e a sociedade quer saber que faz bom uso deles. Portanto, as estratégias de comunicação do governo devem dar contas aos cidadãos e convencê-los de que seu dinheiro está em boas mãos e bem investido. Mas quase sempre, erroneamente, a estratégia seguida é a inversa.
3) Comunicar uma visão
A liderança do governante é fundamental para realizar um projeto de governo, e isso envolve necessariamente transmitir à cidadania qual é a sua visão em relação à cidade, estado ou país que governa.
A transmissão adequada dessa visão deve alcançar a adesão de um amplo setor da comunidade que apóia e acompanha a régua para atingir esse objetivo.
4) Transmitir mensagens, não apenas imagens
Toda comunicação governamental, ao contrário do que vemos na maioria dos casos, deve transmitir mensagens, não apenas imagens coloridas e bem projetadas.
Mas uma mensagem não é uma frase simples ou uma ocorrência, mas deve ser um poderoso motivador que faça as pessoas fazerem ou pararem de fazer coisas. A comunicação do governo deve ser fundamental, não apenas forma.
5) Crie e mantenha uma boa imagem da régua
A boa imagem da régua é a conseqüência das ações anteriores, e não o contrário.
Como você pode ver, a comunicação do governo é muito mais complexa do que cuidar do guarda-roupa da governante e gerar belos desenhos.
Uma comunicação eficiente do governo requer o desenho e a execução de uma estratégia real, elaborada por profissionais de comunicação política, com capacidade e experiência.