O Instagram para políticos permite otimizar os objetivos de uma campanha política. A utilização das redes sociais tem sido comum para fortalecer a comunicação das campanhas e o Instagram tem sido inserido nesse ambiente.
Atualmente, é um aplicativo que cresce com a internet mobile e deve ser aproveitado na estratégia de campanha eleitoral. Essa rede social é uma das redes sociais que mais crescem no mundo.
Instagram para políticos
Enquanto que o Facebook, e o Twitter são usados para postar e compartilhar informações, imagens e vídeos. O Instagram pode ser utilizado para divulgar imagens e vídeos de viagens de campanhas e experiências públicas do candidato político e do mandatário de um cargo eletivo.
Ou seja, essa rede social permite compartilhar as visitas do candidato durante a campanha, marcando o local em que cada foto foi tirada.
A rede social de imagens e fotos permite gerar bons debates ao estimular os comentários dos eleitores. Por outro lado exige a gestão de relacionamento de forma estratégica.
A produção de conteúdo em tempos de pandemia de COVID-19?
Com a pandemia o desafio de produzir conteúdos políticos fica ainda maior. Ouça esse episódio sobre a produção de conteúdos para canais digitais na pandemia:
Dicas para o marketing e publicidade política
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Nesse aplicativo é indicado fazer “selfies” com eleitores, esta tem sido uma tendência para a campanha eleitoral, parte e uma estratégica para gerar proximidade e cumplicidade com o público.
Também é importante apresentar aos seguidores os bastidores da campanha, as visitas a cada lugar, os projetos sociais, além de imagens em momentos de descontração e participação em eventos de forma respeitosa.
Todos os momentos de campanha podem ser registrados e postados no aplicativo de rede social de imagens. Ele é um bom meio de chamar a atenção do público.
Também é indicado publicar vídeos curtos de até um minuto com edição ou gravado na hora com o celular. Porém, vídeos editados podem ajudar a posicionar o número de legenda e o partido.
Possibilidades de uso
O instagram para políticos deve ser utilizado para promover pessoalidade. Coloque fotos de momentos marcantes, pessoais ou políticos. Permite o uso de campanha de engajamento com hastags.
Utilize a possibilidade de link nos stories e na bio. Se você é político, solicite o selo de verificação para o seu perfil. Não se esqueça, faça um bom uso do “tom” da rede (pessoais).
Para análise e programação você pode usar o Mlabs e automação com GrowSocial.
Ouça o podcast República Cast sobre Instagram
Integração com outras redes sociais
O uso do aplicativo permite integrar o conteúdo com outras redes sociais como o linkedin, Facebook e Twitter. Para isso é orientado ativar o compartilhamento em outras redes sociais.
É importante selecionar apenas algumas fotos para compartilhar no Facebook para não prejudicar a estratégia na outra rede social. Mas atenção. Cada conteúdo deve ser adaptado para cada rede social. Conhece as ferramentas de marketing digital para políticos que todo político e consultor deve conhecer? Acesse o artigo e confira!
Edição de conteúdos
Cada tipo de foto e imagem deve ter parâmetros e formatos específicos para facilitar a visualização das imagens conforme a seguir.
– Fotos e imagens: Esses arquivos abrangem fotos ou peças gráficas no formato quadrado ou retangular, geralmente, em 600 x 600 pixels;
– Vídeos: O aplicativo aceita vídeo com até 60 segundos, com ou sem a opção de uso do áudio, mas com áudio chama mais atenção;
– Reels: Vídeos de 15 e 30 segundos é uma tendência importante e tem ganhado destaque na rede;
– Carrossel de fotos: É possível adicionar um conjunto de imagens para formar a mesma postagem;
– Instastories: Permite postar vídeos curtos, que permanecem na plataforma por 24 horas;
– Campanhas pagas: Dependendo das regras eleitorais, essa opção permite criar anúncios com imagens e vídeos que aparecem na timeline.
Recursos para postagens
Além do formato das imagens, o Instagram para políticos permite o uso de filtros para a publicação da imagem. Caso uma foto esteja muito claro é possível escurecê-la para ficar com melhor percepção na linha de publicação do perfil oficial do candidato.
Existem outros aplicativos que complementam a edição das imagens e que podem ser instalados em qualquer celular. Porém, as agências de comunicação que cuidam das redes sociais oficiais dos candidatos políticos utilizam softwares e plataformas mais avançadas.
Cronograma
Não adianta postar uma imagem de vez em quando. É indicado postar diariamente, principalmente, em épocas de campanha política.
É orientado manter uma frequência de postagem, para ajudar a controlar as postagens é indicado desenvolver um calendário editorial com cronograma eficaz.
No calendário o editor deve marcar todas as postagens e os temas a serem trabalhados. Portanto, estar presente na rede social não pode permitir que o eleitor encontre o perfil abandonado.
Interação
O candidato e o partido deve responder a todos os contatos, seja de forma coletiva ou individual. Principalmente, para tirar as dúvidas e saber contornar possíveis críticas.
Para a gestão de crises é aconselhável não apagar nenhum comentário, visando responder de forma respeitável buscando resolver a situação.
Formato de imagens
Como apresentado anteriormente, o aplicativo disponibiliza quatro formatos de publicação: imagens, vídeos, instastories e carrossel de imagens.
É possível usar filtros e fazer alguns ajustes na própria plataforma ou através de aplicativos. Os vídeos com mais de sessenta segundos não são aceitos pelo aplicativo. Mas, para quem tem habilidade em sessenta segundos é possível contar boas histórias e projetos.
Em relação ao Instastories, ele é um recurso criado para concorrer com, o Snapchat. Permite criar vídeos curtos com duração de 24 horas e com transmissões ao vivo.
Objetivos
Se o Instagram para Políticos busca interação visual com possíveis eleitores é possível definir objetivos claros para fortalecer a campanha eleitoral.
É importante, para fortalecer a estratégia, definir a intenção de cada publicação. O Instagram ajuda a humanizar do candidato e criar proximidade com a criação de conteúdos mais eficientes e mais assertivos.
Não se esqueça de ter boas métricas de marketing político digital para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos
Busque parcerias
O Instagram possui muitos influenciadores e perfis muito populares. Caso o candidato receba apoio de pessoas famosas, o candidato poderá seguir e ser seguido por esses perfis. Os perfis famosos também podem gerar conteúdos sobre o político, aumentando a credibilidade da postagem.
Uso de Hashtags
As hashtags muito utilizadas no Twitter, recentemente, no Facebook, também podem ser usadas em cada postagem no Instagram.
Ajuda a indexar a imagem por tema e a atrair mais interação e curtidas na imagem, consequentemente, mais seguidores. Porém, devem ser usadas com moderação.
E a pandemia?
Com a pandemia o desafio de produzir conteúdos políticos fica ainda maior. Ouça esse episódio sobre a a campanha eleitoral em tempos de pandemia:
Conclusão
É importante enxergar o Instagram para políticos como uma oportunidade para criar proximidade com o eleitorado. É aconselhável responder as questões e os acontecimentos que estão mais quentes na campanha através de vídeos curtos e imagens.
A adição de GIFs animados também é uma ferramenta para otimizar informações visuais relacionadas às promessas e propostas de campanha.
É importante saber engajar através de textos e imagens. Lembrando que cada rede precisa ser pensada de maneira única. Você pode aproveitar o conteúdo do linkedin, twitter, facebook, entretanto, adapte-o a rede nativa. Se conecte com o mundo, aproveite as potencialidades das mídias sociais para a sua pré-campanha e campanha.