A Importância das Pesquisas Eleitorais Quantitativas
As campanhas eleitorais sofreram diversas alterações ao longo do tempo e dentro dessas alterações podemos citar a inclusão de pesquisas eleitorais quantitativas. Essas pesquisas são muito importantes para o processo de campanha eleitoral, pois ajudam a criar uma campanha mais assertiva e com maiores chances de dá certo.
As pesquisas eleitorais quantitativas passaram a fazer parte de toda estratégia e tomada de decisão nas campanhas eleitorais. Atualmente nenhuma espécie de campanha, inclusive eleitoral, é feita às cegas, sem conhecer de fato qual é a opinião dos cidadãos e seus sentimentos com relação a isso.
Mesmo sendo um parâmetro essencial, ainda existem muitas dúvidas com relação a sua importância e como de fato realizar pesquisas eleitorais quantitativas. Sendo assim, para te ajudar com essa questão, iremos mostrar não somente a importância das pesquisas eleitorais quantitativas, mas também falaremos como montar uma.
O que são pesquisas eleitorais quantitativas?
As pesquisas eleitorais quantitativas são as mais utilizadas nas épocas de eleição. Como o seu próprio nome nos sugere, ela é uma pesquisa feita com base em quantidade. Esse tipo de pesquisa eleitoral acontece com base em determinados grupos de amostragem selecionados previamente com determinadas características semelhantes.
Essas características podem ser o sexo, idade, se possui um emprego ou não, local em que mora e muitas outras características que permitam separar pessoas por grupos específicos. Dessa forma é possível conseguir amostras e simular um número maior de pessoas com características semelhantes e que representem cada grupo da amostra.
Importância das pesquisas eleitorais quantitativas dentro de uma estratégia de marketing político
As pesquisas eleitorais quantitativas são muito importantes quando o assunto é o desenvolvimento de estratégias de marketing político. Elas nos ajudam a desenvolver estratégias muito mais assertivas, pois já teremos uma certa noção de quem é o nosso público.
No período de eleição a pesquisa quantitativa é também a mais divulgada. Por meio dela é possível descobrir quem é o candidato que se encontra a frente nas disputas eleitorais, quais são os melhores pré candidatos e até mesmo ajuda a decidir quem deve ser o vice, em caso de cargos públicos que exijam tal cargo.
Como fazer pesquisas eleitorais quantitativas
Uma das dúvidas mais persistentes é como fazer pesquisas eleitorais quantitativas. Na pesquisa quantitativa você precisa basicamente fazer a coleta de dados para que assim possa segmentar as pessoas por grupos específicos, mas uma das principais dúvidas está em como fazer isso.
Para fazer a coleta de dados que a pesquisa exige, é necessário elaborar um questionário ou realizar uma entrevista estruturada. A pessoa interessada em fazer a coleta de dados deve listar algumas perguntas e dá opções de resposta, onde estas opções já são previamente definidas.
Com uma pesquisa estruturada e que já possua respostas pré-definidas os dados se tornam mais fáceis de serem colhidos, por ser uma pesquisa mais rápida e muito objetiva. É possível também fazer esse questionário online e com isso essa análise de dados se torna ainda muito mais fácil.
As ferramentas para questionários que coletam dados de forma digital geram relatórios automáticos e isso torna o trabalho da análise mais simples e também mais rápidos, pois os dados já estão basicamente prontos, segmentados e com os gráficos inclusos nos relatórios para uma análise muito mais detalhada.
Os gráficos e tabelas também são recursos muito presentes nas pesquisas eleitorais quantitativas, pois a partir deles a visualização de modo mais profundo sobre os dados se torna bem mais clara.
Mesmo sendo um trabalho aparentemente fácil, as coisas não são tão simples assim. A maior dificuldade na elaboração desta pesquisa é a quantidade de respostas que devem ser coletadas. Por ser necessário garantir uma amostra representativa, o número de respostas coletadas deve ser bem alto.
Sendo assim, as pesquisas eleitorais quantitativas possuem como base amostras coletadas de um alto número de pessoas entrevistadas, pois dessa forma é possível ter uma pesquisa mais assertiva e com maior precisão.
As pesquisas eleitorais quantitativas realizadas por e-mail não possuem um bom retorno de respostas, muitas são ignoradas ou até mesmo caem na caixa do spam. Por isso, para um melhor retorno de dados, o ideal é fazer entrevistas porta a porta, por exemplo.
Esse tipo de pesquisa exige passos que devem ser elaborados antes, durante e após a campanha eleitoral. Para que você possa entender melhor a pesquisa nas diferentes fases, mostraremos a seguir como a pesquisa se comporta e qual é o seu principal objetivo ao longo de toda campanha política.
– Antes da campanha eleitoral
Antes da campanha eleitoral é necessário realizar uma pesquisa de diagnóstico do quadro político atual. Esse primeiro levantamento tem como o principal objetivo funcionar como o marco inicial da campanha.
Por meio dele é que será possível coletar informações essenciais para definir a posição do partido quanto a candidatura do candidato ao cargo público.
Primeiro é necessário criar um questionário e coletar o máximo de dados possíveis, para assim conseguir definir amostragens de acordo com as perguntas segmentadas realizadas no questionário.
Com as respostas coletadas no questionário será possível entender o que o eleitor espera e as suas prioridades, pontos positivos e negativos acerca do candidato e seus adversários, as intenções de votos e informações necessárias para segmentar o eleitor.
Após essa segmentação do eleitor será possível ter dados quantitativos por amostragem de grupos específicos.
– Durante a campanha eleitoral
Um dos principais erros que podemos citar com relação às pesquisas eleitorais quantitativas é com relação durante o período eleitoral, que muitas vezes é ignorado e deixado de lado por muitas pessoas.
Durante o período eleitoral é o momento em que há as pesquisas de tendências. Essas pesquisas devem ser feitas de forma frequente e com o objetivo de ter uma visão mais profunda da pesquisa de diagnóstico, que é realizada antes do processo de candidatura.
Quando realizamos uma pesquisa de tendência durante a campanha eleitoral temos como principal objetivo fazer alguns ajustes relacionados à candidatura, avaliando resultados da campanha até o momento atual.
– Após a campanha eleitoral
Para um político inexperiente as fases das pesquisas eleitorais quantitativas podem acabar nas pesquisas de tendências. No entanto, nos dois últimos meses da campanha eleitoral é necessário ir para a pesquisa de tracking eleitoral.
A pesquisa de tracking eleitoral consiste em uma pesquisa que possui características metodológicas similares à pesquisa de diagnóstico e pesquisa de tendências.
Esse tipo de pesquisa possui uma alta sensibilidade com relação às alterações que uma opinião pública pode sofrer em um período de tempo bem curto. Com ela é possível que se tenha acesso de forma imediata à opinião do eleitor após fatos que possam vir abalar a sua candidatura como as participações em debates, por exemplo.
Qualquer tipo de campanha eleitoral precisa ter essa pesquisa realizada nas três fases de candidatura, pois com a pesquisa de tracking, por exemplo, é possível ter acesso à informações muito mais confiáveis sobre o eleitor e toda a dinâmica de campanha.
Conclusão
As pesquisas eleitorais quantitativas são muito importantes para o desenvolvimento de uma boa campanha. Ela deve ser realizada não somente durante o período eleitoral, mas também em diversos outros momentos como após a campanha e principalmente no processo de reeleição.
Sendo uma pesquisa mais voltada para análises quantitativas, como o seu próprio nome sugere, ela não deixa de ser essencial para auxiliar no desenvolvimento de excelentes estratégias para a campanha eleitoral.