Mobilizar é, de forma simples, engajar pessoas para sua causa. Entretanto, é preciso ter o cuidado de afunilar as relações. Veja abaixo como mobilizar o maior número de pessoas possível, utilizando o funil da mobilização:
* Militantes/Apoiadores
O primeiro contato deve ser sempre com quem já apoia a sua causa. Fomentar essa paixão o ajudará a conquistar mais eleitores. todo candidato possui algum amigo ou parente pré-disposto a ajudar na campanha. Esse são os que deve ser os primeiros da lista para uma conversa informal.
Lembre-se, são amigos, militantes e simpatizantes. Então nada de discursos frios e distantes, convença-os pelo laço que partilham, pelo amor por uma causa, pela ideologia que compartilham, mantenha viva a chama que unem vocês…
* Líderes comunitários
É muito importante estreitar as relações com os líderes comunitários, afinal, eles sabem exatamente o que a população daquela região deseja e a melhor forma de impactar positivamente aquelas pessoas. Além de, é claro, ser um porta-voz relevante na comunidade.
Antes de fazer uma visita à região ligue (pessoalmente) para o líder comunitário e comunique-o sobre a visita, convide-o para o acompanhar, pergunte se há algo que você pode fazer, quais são as principais queixas e peça que ele o ajude a entender as mazelas daquela região. Demonstre interesse e pessoalidade para com aquele povo.
* Indiferentes/Indecisos
O último grupo para o qual deve-se direcionar a comunicação é o dos indecisos ou indiferentes.
Uma vez que fortalecida a sua autoridade com os grupos acima, mais fácil será provar que a sua candidatura é relevante a ponto de que o seu nome passe a ser cotado como uma possível escolha.
Normalmente esse grupo é apenas pouco interessado em questões políticas e sequer acompanham as notícias. Cabe ao candidato prestar um papel um tanto quanto professoral e educar esse eleitor para a importância que o seu voto e a sua consciência política tem.
Entretanto, não aconselho que tente converter os avessos. Quem tem aversão política ou possui uma ideologia política contrária a que você têm dificilmente mudará de opinião. É um desgaste desnecessário. Muito tempo e pouca adesão à causa.
Falo um pouco mais sobre os indecisos nas eleições neste episódio do República Cast: