Desde a invenção do email e da popularização do mesmo, se tornou comum enviar e receber email marketing.
Nos dias atuais mensagens formatadas com design e conteúdo editorial tem sido cada vez mais comum nas caixas de entradas de e-mail.
Na área comercial, o e-mail marketing ajuda a apresentar promoções de lojas e sorteios de blogs de forma rápida e otimizada. O e-mail marketing também ajuda na campanha política como forma de manter o eleitor/cidadão informado.
Email marketing para a política
O email marketing pode apresentar estratégias importantes para a área política, seja para apresentar um pensamento ou análise informacional ou apresentar as propostas de um candidato a um cargo eletivo.
Na atualidade, as pessoas usam muito a internet para se manterem informadas, principalmente, através das redes sociais, sites confiáveis e e-mail marketing.
O candidato a um determinado cargo eletivo pode, durante as eleições, organizar uma lista de contatos com endereços de e-mails de eleitores para mantê-los informados sobre seus eventos, debates, propostas e programa de governo.
Durante as eleições as fontes de informações tornam-se mais intensas, e o envio de e-mail marketing para os eleitores é uma grande oportunidade para manter eleitores e influenciadores informados.
Email marketing não é spam
O e-mail marketing não é spam, a lista de contatos deve se basear em endereços de e-mails autorizados recolhidos através do próprio site oficial do candidato e nos eventos públicos.
Por ser um envio permitido, a mensagem do e-mail marketing não pode ser considerada spam, pois a mensagem foi solicitada através de um cadastro no site ou por meio de uma landing page.
Benefícios do email marketing
O envio de e-mail marketing apresenta grandes benefícios para a área política, principalmente, durante as eleições. Sabemos que as redes sociais também possui grande potencial para impulsionar uma campanha política, porém, o envio de um e-mail bem redigido consegue direcionar a mensagem para o público certo.
Dessa forma, a campanha política conseguirá comunicar de maneira mais assertiva e direta com seu público-alvo sem depender dos algoritmos utilizados pelo Google e pelas redes sociais.
Dessa forma, o e-mail marketing ajuda a aprimorar o posicionamento perante o eleitorado, seja para um público abrangente ou específico.
Dessa forma a campanha política consegue conquistar mais eleitores.
No caso de um e-mail marketing político existe a possibilidade de disponibilizar um endereço de e-mail ou hotsite para o eleitor dar o seu feedback, ou seja, responder e dar a sua opinião.
Dicas para o e-mail marketing político vencedor
Existem muitos padrões de linguagem textual e visual para aprimorar o seu modelo de e-mail marketing.
É necessário definir uma estratégia para abordar o público de forma correta e ética. Leia a seguir algumas dicas para ajudar no seu e-mail marketing vencedor.
Não compre listas de e-mails
Nunca compre listas de e-mails pronta, muito menos no camelô de rua.
Inicialmente há dois riscos visíveis nessa prática, a primeira de você comprar uma lista de e-mails inexistentes e a segunda de você correr o risco de enviar as mensagens para pessoas erradas que não gostam de receber esse tipo de mensagem.
Independente do segmento, comprar lista de e-mails é ruim para o email marketing.
As listas prontas são perigosas e tornarão o seu envio mal percebido como spam, pois o usuário verdadeiro de determinado e-mail não solicitou aquela mensagem.
Ter mensagens sinalizadas como spam é ruim, principalmente, para o político e candidato a um cargo eletivo. Essa sinalização de spam gera um peso negativo na imagem do candidato.
É necessário trabalhar de forma estratégica fazendo com que as pessoas solicitem o envio do conteúdo do email marketing.
Objetivos do email marketing
É necessário definir os objetivos do e-mail marketing para a campanha política.
A ferramenta pode ser utilizada para: aumentar o número de seguidores nas redes sociais, divulgar informação relevante, colher solicitações importantes dos seus eleitores, definir listas de prioridades e temas, provocar um debate, enaltecer o nome e legenda do candidato, criar um grupo de apoiadores, aproximar os eleitores.
Escolha o conteúdo a ser enviado
O conteúdo do email marketing precisa ter linguagem coloquial, simples e de fácil entendimento para todos os níveis intelectuais dos leitores. A informação precisa ser apresentada de maneira clara, direta e precisa.
Busque objetividade, pois boa parte das pessoas não têm tempo para ler conteúdos longos e complicados.
Procure entender as demandas e temas mais abordados pela população e pelos eleitores.
Tente identificar a linguagem e os temas mais interessantes.
Caso haja diferentes grupos de interesse é importante segmentar os envios das mensagens, especificando para cada grupo de pessoas os estilos de linguagem textual e visual.
A formatação
É importante que o email marketing seja bem formatado, a formatação está ligada diretamente com o design e tamanho da “caixa” de textos e imagens de forma que a mensagem seja leve para carregar e responsivo, ou seja, possa ser lida no PC, no celular ou no tablet.
A formatação pode utilizar a linguagem de configuração HTML.
De qualquer forma, é importante redigir os textos do conteúdo em outro programa de textos para depois migrá-los para o software de formatação e envio de mensagens.
Acompanhe os resultados
Muitos programas de envio de email marketing permite acompanhar os dados de envio, recebimento e verificar quantas pessoas abriram e leram as mensagens.
Também é possível verificar qual foi o link mais aberto e acessado pelos leitores. Esses dados podem ajudar a manter ou alterar as estratégias de marketing no envio de mensagens para os eleitores.
Conclusão
Seja objetivo ao formatar um e-mail marketing. Busque clareza e objetividade. Evite textos longos demais e fotos pesadas.
A linguagem e o conteúdo do email marketing precisa criar proximidade e relação informacional entre a campanha política e o eleitor.
Apresenta informação diferenciável que a grande mídia não esteja oferecendo. Pontue as propostas de governos e divulgue bastante a agenda do candidato.
Podemos considerar o e-mail marketing como uma poderosa ferramenta para divulgar candidatos, legendas e propostas de leis e de governos. Ter uma lista ativa de emails é extremamente importante para o sucesso de qualquer campanha política em plena era digital.