Diferenciação é tudo em Marketing Politico
Segundo Porter, diferenciação é “a capacidade de proporcionar ao comprador um valor excepcional e superior, em termos de qualidade, características especiais ou serviços de assistência”. Diferenciação no Marketing Político está inserida no contexto do posicionamento de um produto/candidato no cenário eleitoral. Na sua relevância e autoridade quando se diz respeito ao pleito desejado.
Diferenciar pode representar muito mais do que apenas ofertar um produto ou serviço diferente. Parte do início de todo o processo, desde a elaboração do plano de Marketing, das estratégias a serem utilizadas e do público-alvo desejado. Mas sempre deve-se buscar ser diferente em um mercado onde todos os candidatos, cada vez mais, estão praticamente iguais.
Na vida política não é diferente. Imaginemos uma eleição municipal, numa cidade de médio porte, com 20 a 30 vagas na câmara municipal e em média 400 candidatos. Em apenas três meses de campanha, cada candidato a vereador deverá estabelecer dezenas de canais de comunicação com o eleitor, criando assim, um congestionamento de informações. Como o eleitor inicia seu processo de escolha apenas 15 dias antes do pleito e o nosso cérebro funciona de forma seletiva – absorvendo apenas o que interessa – grande parte da propaganda eleitoral terá sido em vão.
Então, o que fazer?
Bem, se um desses candidatos realizarem uma campanha diferente, com um posicionamento bem definido, uma estratégia eficaz, projetos críveis, bem estruturados e uma propaganda moderna, por exemplo, obviamente ele terá seu nome lembrado pelo eleitor no dia da eleição.
Por isso que é de fundamental importância contar com profissionais especializados em cada área do marketing político (propaganda, estratégia, pesquisa, assessoria de imprensa, jurídica, etc.). Um grande erro é pensar que pode-se tocar uma campanha eleitoral sem uma equipe qualificada. Mesmo que você não possua uma grande verba para investir, foque naqueles profissionais que são indispensáveis.
Veja como um investimento na vitória e não um gasto.