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Como se comunicar e fidelizar os eleitores

Comunicar e fidelizar os eleitores

A tarefa de se comunicar e fidelizar os eleitores não é fácil. É necessário saber identificar os diferentes públicos que podem demonstrar interesse nas propostas de eleição de determinado candidato. Além de identificar é necessário saber se comunicar com os eleitores e fidelizá-los.

Com as mídias digitais, campanhas políticas podem utilizar o e-mail, o SMS, o WhatSapp, as redes sociais e outras mídias digitais para posicionar e comunicar a sua mensagem.

Dicas para se comunicar e fidelizar os eleitores?

Cada eleição pode exigir estratégias diferentes. A principal estratégia é a de fidelização dos eleitores e da elaboração de uma linguagem que produza proximidade.

Em primeiro lugar é importante escutar o que eleitor diz e precisa. Dessa forma fica mais fácil entender o que a população mais precisa, quais as suas demandas.

Quando o candidato durante as eleições escuta a população ele tem mais chances de projetar um governo que de fato produza melhorias no serviço prestado à população.

Quando o eleitor se sente escutado, ele começa a acompanhar determinado candidato e político de forma mais fiel, pois nos dias atuais tem sido raro encontrar alguém que nos escute.

Como começar as estratégias

Para se comunicar e fidelizar os eleitores, é possível utilizar o marketing de atração a começar pelo conteúdo das campanhas online. Por exemplo, se o desemprego está alto no país, o candidato pode apresentar de cinco a dez propostas para gerar mais emprego no país. E convidar o eleitor a acessar o site ou o YouTube para acompanhar a evolução das propostas.

Dessa forma milhares de desempregados poderão ter a vontade de acessar o conteúdo a respeito da geração de emprego e renda.

Além do conteúdo é necessário ter cuidado com a lista de dados, ou seja, caso ainda não tenha uma lista de e-mails ou de amigos virtuais, abra uma landing page no site oficial do candidato para solicitar inscrições e solicitar dados como e-mail para contato, perfil de Facebook e de outras redes sociais.

Evite comprar e usar listas prontas de contato. É valioso fazer contato com quem realmente se interessa com a mensagem do candidato, lembre-se a estratégia é se comunicar e fidelizar os eleitores, criando um relacionamento mais próximo.

Envio de SMS na campanha política

Comunicar e fidelizar os eleitores - SMS Marketing

Para comunicar e fidelizar os eleitores, a equipe de campanha pode optar em utilizar o envio de mensagens pelo celular.

Atualmente, no Brasil, há mais de 260 milhões de celulares com linhas móveis para receber mensagens via SMS.

A maioria dos celulares aceitam mensagens de texto com alto alcance para a mensagem. Ao optar pelo SMS é importante segmentar o envio das mensagens, pois cada mensagem deve ser disparada para cada caso ou tema específico.

Correios

O envio de correspondências via Correios também pode ajudar a comunicar e fidelizar eleitores. Mesmo sendo um método antigo, essa comunicação ajuda a criar proximidade com os eleitores.

As cartas enviadas pelos correios pode abranger o envio de carta oficial de campanha, de cartões de aniversário e de eventos. Porém, dependendo da quantidade de destinatários, essa estratégia pode apresentar alto custo.

Envio de e-mail marketing

Quando se trata de comunicar e fidelizar os eleitores, o envio de e-mail marketing apresenta um custo mais baixo em comparação ao envio de cartas. Essa metodologia de marketing digital exige uma linguagem simples e direta, além de uma formatação mais leve que permita abrir os e-mails sem problemas em qualquer tipo de aparelho.

É necessário enviar as mensagens somente para e-mails cadastrados e autorizados para evitar spam. Todos os dias, as pessoas recebem muitos e-mails e não têm tempo para abrir.

É importante que o conteúdo seja atrativo, informativo e resumido. O conteúdo precisa ter clareza e, em determinado casos, com envio segmentado.

Fidelização

Da mesma forma que um cliente fidelizado é aquele que está satisfeito com o produto que comprou, o eleitor fidelizado é aquele que se sente respondido pelo seu candidato e passa a acompanhá-lo nos eventos e nas mídias.

A fidelização com o eleitor exige um elo forte para manter uma base de apoio e de aceitação efetiva.

O candidato a um cargo eletivo não vende produto e nem compra votos, mas deve compreender e atender às demandas dos eleitores, além da simples convicção política ideológica.

Para se comunicar e fidelizar os eleitores, o candidato deve conhecer os sonhos dos eleitores para encantá-los com grandes propostas e soluções.

Identificar demandas

Quando o candidato identifica temas e demandas ele consegue enxergar diferentes eleitores. Tendo a percepção que homens e mulheres podem ter demandas diferentes que exigem políticas públicas diferentes.

Identifique por áreas e regiões geográficas

Um país de dimensão continental como o Brasil pode apresentar demandas diferentes em determinada região do país. Tradicionalmente, além de emprego, a região nordeste pode precisar de água e a região sudeste de mais investimento em segurança, por exemplo.

Pesquisa

As campanhas políticas visam estudar as pesquisas públicas disponíveis para entender a atual população de uma região e país, suas necessidades e disposições sociais e econômicas. A pesquisa é sem dúvidas uma ótima estratégia para se comunicar e fidelizar os eleitores, mesmo aqueles mais distantes.

Também podem organizar pesquisas de opinião própria para conhecer as opiniões do eleitor de maneira mais específica.

Procure o eleitor

É importante procurar o eleitor e, através de eventos públicos, fazer o tradicional corpo a corpo. É aconselhável ir a hospitais, comunidades, bairros, centro comerciais, centros culturais, escolas, universidades, empresas e jamais faltar eventos públicos.

A presença do candidato demonstra interesse pelo eleitor, pelo seu estilo de vida, necessidade e cultura. O candidato deve se colocar sempre à disposição para o diálogo. Isso gera proximidade.

Presença nas redes sociais

Comunicar e fidelizar os eleitores - Redes Sociais

O candidato deve manter o seu eleitor informado, a melhor forma é utilizar as redes sociais para conquistar seguidores e audiência para suas mensagens. Também é indicado realizar transmissões ao vivo com a participação do candidato em eventos e atos públicos.

Portanto, para comunicar e fidelizar os eleitores torna-se necessária uma projeção de estratégias de proximidade e engajamento. O eleitor precisa ser escutado e se sentir escutado.

As demandas sociais e econômicas podem ser infinitas, mas é importante que o candidato se coloque à disposição de debater todas as questões e ajudar na elaboração de soluções.

Apresentar soluções para as necessidades atuais e apresentá-las com uma linguagem correta e clara é um dos caminhos.

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