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Como utilizar o inbound marketing na política

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás delas, como no marketing tradicional.
Também é chamado de Marketing de Atração e possui três grandes pilares para atrair e converter o público: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais. Essa estratégia é muito utilizada no cenário político, influenciando, inclusive, nas eleições.
E é sobre isso que vamos discutir aqui: no que consiste essa ferramenta, como ela pode ser utilizada dentro da política, quais são suas características e, ainda, por que ela se tornou um método tão eficaz.
Como utilizar o inbound marketing na política

O que é inbound marketing

O inbound marketing nada mais é do que uma estratégia que visa chamar a atenção de determinados públicos através de ferramentas do âmbito virtual. No entanto, como não poderia deixar de ser, ele possui um diferencial.
Acontece que as estratégias de marketing comuns são bastante invasivas. Por exemplo, uma propaganda que aparece no meio de um programa de TV, ou um banner no topo da sua rede social.
Tudo isso são formas de fazer publicidade que praticamente obrigam o público a consumir aquele material, mesmo que por alguns segundos.
O inbound marketing pensa diferente e seu principal objetivo é chamar a atenção das pessoas para que o público venha até a publicidade de forma voluntária, e não o contrário.
E como ele faz isso? Basicamente, se apoiando em três grandes pilares, que seriam o SEO (Search Engine Optimization), o marketing de conteúdo e as redes sociais.
Então, o marketing de atração, como também é chamado, precisa focar na divulgação de conteúdos relevantes, afim de captar a atenção de seu público-alvo e obter a permissão para expor algum produto ou informação. Ele pode fazer isso de diversas maneiras, utilizando plataformas como:

  • Posts publicados em blogs e sites;
  • Infográficos;
  • Ebooks;
  • Webinars;
  • Podcasts;
  • Questionários e formulários;
  • Guest posting;
  • Social Bookmarking;
  • Fóruns de discussão online;
  • Vlogs;
  • E-mail marketing;
  • Aplicação do SEO em textos e outros conteúdos;
  • Publicações em redes e Mídias Sociais.

Como aplicar o inbound marketing dentro de uma campanha eleitoral

O marketing sempre foi fundamental para qualquer carreira política, em todas as suas formas. No entanto, com o avanço das tecnologias, isso foi ficando cada vez mais  acessível.
Antigamente, por exemplo, a forma principal de se realizar uma campanha eleitoral era através da televisão, com propagandas cronometradas. E os partidos maiores possuíam mais dinheiro e, portanto, mais tempo para falar.
Hoje em dia isso mudou, e existem inúmeras outras plataformas para divulgar as ideias de um partido ou de um candidato a qualquer vaga política.
E, quando se fala de inbound marketing na política, o principal pilar é o marketing de conteúdo ou o marketing digital. Ou seja, um determinado candidato precisa produzir conteúdo relevante nas mídias para atrair seu público-alvo.
A forma mais fácil de fazer isso é usando os três grandes pilares que já foram citados aqui anteriormente: O SEO, o marketing de conteúdo e as redes sociais.
Será através deles que o candidato conseguirá se expor com mais frequência aos seus eleitores, convencendo um número maior de pessoas. Veja, a seguir, algumas maneiras de utilizar o inbound marketing para se eleger:

  • Realizar campanhas para todos os dispositivos

Uma das vantagens de se possuir mais de uma plataforma de divulgação é poder usar de todos os recursos para mostrar suas ideias políticas. Por isso, as campanhas devem aproveitar isso e serem otimizadas para todos os dispositivos.

  • Usar as redes sociais para publicações de interesses do eleitor

Nas redes sociais, quando alguma coisa atinge o interesse de alguém, rapidamente ela é compartilhada e acaba conseguindo um enorme alcance em toda a mídia. Isso deve ser aproveitado durante uma campanha eleitoral.

O uso do e-mail marketing deve ser voltado para um público segmentado, trabalhando com informações sobre o candidato e suas propostas. Através dessa ferramenta é possível saber precisamente qual é o tamanho do seu público.

  • Abuse dos vídeos online

Os vídeos nas redes sociais ganham cada vez mais espaço. Esses vídeos poderão mostrar a história do candidato, além das ideias e propostas do partido. O melhor é que a edição será feita pela própria equipe e o vídeo terá a duração que for necessária.

  • Repetição de ideias para que o público memorize a mensagem

Essa é uma estratégia muito importante, afinal, as coisas “viralizam” na internet por causa da repetição e da repercussão. Aproveite isso para repetir suas ideias e criar uma memória virtual da sua campanha, mas nunca deixe de variar um pouco também.
Como utilizar o inbound marketing na política (3)

Ferramentas do inbound marketing

Agora que você já conheceu algumas das estratégias de inbound marketing na política, que podem ser usadas na eleição de algum candidato, veja quais são as ferramentas que o marketing de atração possui:

  • Software para os candidatos políticos

Essa ferramenta facilita o contato do político com os eleitores, tanto durante a campanha quanto durante o mandato parlamentar. Além disso, esses sites otimizam as questões operacionais e administrativas.

  • Consultorias

Com a consultoria você consegue atrair mais eleitores e ainda compreende como fazer essa atração, aumentando o engajamento do público na vida política.

  • Sites de administração de fan pages

Existem diversos sites que mostram como está a sua avaliação pelos eleitores, além de ajudar a administrar as fan pages e seguir o seu crescimento.

Conclusão

Para concluir este artigo, podemos citar os diversos casos em que o inbound marketing ajudou na candidatura de diversos presidentes.
 
Vários presidentes e políticos conseguiram aumentar absurdamente a sua visibilidade por meio da internet e das mídias, apenas chamando a atenção do público oferecendo conteúdo de interesse dos eleitores.
Portanto, podemos concluir que o inbound marketing é uma ferramenta poderosa e que pode elevar o nível de qualquer campanha política.
 
 

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