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Como usar as métricas em marketing político digital

Como usar as Métricas em Marketing Político Digital

Como usar as Métricas em Marketing Político Digital

O marketing político digital já deixou de ser uma mera tendência para ocupar lugar de destaque nas estratégias de pré-campanhas em todo Brasil. Nesse sentido, se torna cada vez mais importante saber analisar e usar as métricas em marketing político digital.

Não adianta usar as estratégias do marketing digital somente por usar, sem analisar os dados obtidos, pois isso não ajuda na tomada de decisões assertivas para o seu marketing.

Como usar as Métricas em Marketing Político Digital

Quando há um bom conhecimento em como usar as métricas em marketing político digital, decisões equivocadas e que possam prejudicar uma campanha eleitoral, por exemplo, podem ser facilmente evitadas. As métricas contribuem para indicar se estamos indo pelo caminho de marketing certo ou não.

Por este motivo, no texto a seguir contaremos tudo sobre as métricas em marketing político digital, inclusive como você deve utilizá-las da maneira correta para conseguir conquistar o eleitor.

O que são métricas em marketing digital?

Antes de entender o que são métricas em marketing político digital é necessário entender o conceito de métricas. As métricas nada mais são do que parâmetros mensuráveis; elas são conjuntos de valores que podem ser facilmente mensurável para posteriormente ser analisado.

No marketing digital esses parâmetros mensuráveis são extremamente utilizados pela equipe responsável pelo marketing digital. Os dados são coletados e analisados para que seja possível identificar e fazer a medição do desempenho geral das estratégias que estão sendo utilizadas nas campanhas digitais.

Essas métricas devem ser relevantes e acompanhadas de forma constante, para que dessa forma, seja possível verificar se elas de fato estão dando certo ou não.

Importância das métricas em marketing digital dentro de uma estratégia de marketing político

As métricas em marketing político digital são essenciais para garantir que a campanha esteja indo pelo caminho certo. As métricas são importantes por se tratarem de números que fazem a indicação dos resultados obtidos pelo marketing. É possível definir se o marketing está bom ou não por meio dessas métricas mensuráveis.

No entanto, é necessário definir tais métricas a serem analisadas com cuidado. Quando não definimos métricas assertivas para a nossa campanha podemos acabar analisando parâmetros que não são tão importantes e que podem acabar bagunçando os resultados da nossa campanha.

Um exemplo de métrica que às vezes não é muito relevante é o número de seguidores em uma página de uma rede social, por exemplo. O grande aumento no número de seguidores da página não significa dizer que todos aqueles seguidores podem ser considerados como votos, eles podem ser apenas seguidores para acompanhar o candidato.

Principais métricas em marketing político digital

Após entender o que é e qual é a importância das métricas em marketing político digital, é necessário também entender quais são os tipos de métricas existentes e quais são as mais importantes a serem analisadas.

Existem as métricas de atração, conversão e receita. As métricas de atração, como o próprio nome já indica, são métricas usadas para atrair o eleitor. Não basta somente acompanhar o número de pessoas que chegam até você, é necessário também utilizar estratégias para que esse número aumente e que esse aumento seja com qualidade.

As métricas de conversão são feitas com base nas métricas anteriores. Quanto maior for o número de eleitor que você conseguir atrair, maiores serão as chances de converter esses eleitores a votarem em você. No entanto, não adianta ter excelentes métricas de atração e não cuidar da conversão.

Já as métricas de receita são as que irão avaliar se os eleitores atraídos e convertidos permanecem com o mesmo pensamento de votar em você. Nessa fase é possível analisar se os investimentos realizados estão realmente valendo a pena e trazendo o retorno esperado.

Agora que você já sabe quais são os tipos de métricas em marketing, veja a seguir as que são principais que se aplicam ao seu caso e que devem ser analisadas.

– ROI (Retorno sobre Investimento)

O ROI é a métrica utilizada para analisar os lucros que um negócio está conseguindo por meio do marketing digital. Ele é a métrica utilizada para fazer a gestão da parte financeira e analisar se os resultados estão de acordo com o que era esperado.

– CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O CAC, como o próprio nome sugere, é a métrica onde você vai fazer uma análise completa de quanto você gasta para conquistar cada eleitor. Esse cálculo deve incluir valores financeiros e também o tempo.

No CAC você consegue definir quanto a equipe responsável pelo marketing está gastando em determinado período para conseguir conquistar eleitores e quantos desses eleitores realmente estão qualificados, ou seja, que vão realmente votar em você.

– Taxa de retenção de cliente

Métricas em Marketing Político Digital - taxa de retenção

Como já foi dito anteriormente, não basta somente atrair eleitores, é necessário usar meios para fazer com que eles realmente considerem votar em você.

Na métrica denominada como Taxa de retenção de cliente você deve usar meios para reter os eleitores que você conquistou e essa métrica irá te auxiliar a entender se as suas estratégias para fidelizar o voto do eleitor estão funcionando ou não.

– Taxa de conversão

Atrair o eleitor é importante? Com certeza sim! No entanto, fazer com que ele vote em você é ainda mais importante. Não adianta ampliar o número de seguidores em uma rede social, por exemplo, se nem metade deles pretendem votar em você. Você tem que se preocupar em atrair o eleitor e converter o voto dele para você.

Com a métrica de Taxa de conversão você consegue mensurar quantos dos seguidores conquistados realmente irão votar em você.

Conclusão

As métricas em marketing político digital são essenciais para ter a certeza de que as campanhas de marketing estão dando um resultado positivo. Caso os resultados obtidos não sejam os desejados, com a análise e acompanhamento das métricas é possível fazer todo um ajuste nas estratégias para que elas se tornem mais eficazes.

Sendo assim, é muito importante ter parâmetros bem definidos e mensuráveis nas análises de marketing. Isso pode tornar as campanhas mais flexíveis e com resultados positivos, além de nos dar outros benefícios como o acompanhamento constante de resultados, aperfeiçoamento de comunicação, entender o eleitor e muitos outros.

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