Como fazer vídeos políticos para a internet
Os vídeos políticos para internet já são uma realidade, seja através de canais oficiais ou não oficiais, a informação política e suas mensagens eleitorais são disseminadas até mesmo fora do ciclo do período eleitoral, na pré-campanha.
Nos dias atuais, agentes de grupos políticos, legendas e profissionais especializados em marketing político utilizam cada vez mais o conteúdo editado em vídeo para posicionar candidatos, legendas e propostas.
O crescimento da da mídia digital e da publicidade viral, os criadores podem alcançar públicos maiores com mais rapidez do que antes. Atualmente, além do computador pessoal, as pessoas consomem conteúdo através da internet móvel, intensificando o acesso aos vídeos.
Vídeos políticos para Internet
Antigamente, para fazer comercial político o candidato e uma campanha política necessitavam de alugar imensos estúdios de TV e suítes de edição para intensificar o profissionalismo de suas mensagens.
Nos dias atuais, essa é apenas uma opção, pois a equipe de campanha não precisa, obrigatoriamente, utilizar câmeras pesadas e instalações amplas para fazer produções de qualidade.
O candidato e o projeto de campanha necessita apenas de propostas que correspondam às necessidades dos cidadãos e para a produção de vídeos qualquer câmera digital o celular com boa resolução conseguem produzir boas imagens e sequências para apresentar o candidato e seus discursos.
Assim como acontece com os YouTubers famosos, basta uma ideia na cabeça, bons temas curiosos e uma câmera digital semi profissional que tudo acontece.
Como fazer?
A seguir apresentamos algumas dicas de como fazer vídeos políticos para a internet com qualidade e direcionamento certo.
1 – Comece pelo slogan
Em publicidade, o slogan é uma frase ou palavra que resume o objetivo do produto, no caso de uma campanha política ele pode ser adaptado para expressar os objetivos essenciais da campanha.
Um slogan desenvolve objetivos e emoções. Da forma profunda que o produto e a campanha enxerga o mundo. É o sentimento compartilhado que você e seus eleitores compartilham, destilado em uma frase de efeito.
2 – Trabalhe as emoções
Criar empregos além de ser uma promessa pode gerar esperança nas pessoas que querem mudar de vida.
Não somos seres tão racionais quanto gostamos de pensar. A maioria das nossas decisões é motivada por emoções, não por fatos. Fatos são as coisas que usamos para apoiar nosso ponto de vista, uma vez estabelecido.
Portanto, o candidato perante a câmera deve desenvolver as emoções sobre suas atitudes e propostas. Isso ajuda nos vídeos políticos para a internet.
Dessa forma, busque apresentar esperança e números ao mesmo tempo. O espectador precisa estar pronto para acreditar neles. Projete as emoções que você compartilha. Encontre seu ponto em comum e conte uma história sobre como você ajudará a fazer melhorias nele.
Inclua o espectador nos números, identifique os pontos e necessidades para trabalhar melhor sobre os temas.
3 – Use a trilha certa
Na edição dos vídeos, utilize música e imagens para capturar os olhos e a imaginação e atrair seu público-alvo. Saiba fazer com que os eleitores se visualizem em sua visão compartilhada do futuro e se sintam empolgados por fazer parte disso.
Ao falar, escolha a música de fundo correta, nada de temas barulhentos e nem conflitantes, deixe a música progressiva para o final da apresentação para manter o clima de engajamento.
4 – Repetição
Segundo Napoleão Bonaparte, a repetição é a melhor arte de retórica. Saber repetir temas e soluções é eficaz quando falamos de emprego, segurança, educação e saúde. Esses temas são cruciais e devem fazer parte de seu programa de governo, propostas e ações depois de eleito.
Segundo os psicólogos, quando as pessoas em quem confiamos repetem certas idéias em detrimento de outras, isso influencia nossas decisões.
Se você é candidato e sabe combinar isso com o mero efeito de exposição , você tem uma combinação poderosa em suas mãos. A apresentação pode abordar uma ideia de certos problemas e demandas a serem resolvidos.
As ideias e temas podem ser familiares e dessa forma gerar identificação. Quanto mais uma idéia é repetida, mais familiar se torna.
Mas, saiba repetir as coisas certas. Identifique os principais temas que estão na mente dos seus eleitores. Se você está concorrendo à presidência ou outro cargo eletivo, pode ser melhor escolher locais certos também para fazer vídeos como a biblioteca ou um local fantástico para festas.
5 – Apresente seu histórico
Caso já tenha atuado em algum cargo político antes, ou já tenha efetuado algum projeto importante numa empresa ou organização pública, apresente suas experiências e soluções.
Se você é candidato, fale de suas experiências sobre aquilo que deu certo e poderá dar certo novamente. Essas experiências e históricos positivos podem ser repetidos várias vezes (lembra da repetição?), então mantenha isso nos vídeos.
Dessa forma, você pode esboçar algumas frases que destacam essas coisas e use-as frequentemente em diferentes contextos.
Na campanha presidencial dos EUA de 2016, o vencedor Donald Trump sempre dirigia a conversa de volta a alguns pontos-chave que repetia várias vezes.
O Trump não tinha histórico como político, mas como empresário e empreendedor e mesmo assim conseguiu convencer muitas pessoas.
6 – Conheça as restrições
Em certos casos, as redes sociais e o próprio YouTube pode apresentar restrições para hospedagem de determinados tipos de vídeos.
É indicado evitar vídeos de cunho sexual, mesmo que o candidato fale sobre educação sexual ou aborto. Evite falar de modo agressivo usando palavrões, mesmo que aconteçam situações quentes de alto grau de debate público.
7 – Use o fundo certo
Escolha um local com paisagem leve ou crie um estúdio em seu escritório com leveza e sem conflitos de cores.
Conclusão
Produção de vídeos para as redes sociais é uma forte tendência para as eleições. É recomendado que os produtores e o candidato enfatizem seus pontos no início e que sua mensagem fosse resolvida de alguma forma a cada 15 segundos ou mais, mesmo em um vídeo mais longo.
Sendo assim, mesmo que um vídeo seja longo, as pessoas poderão optar por assistir somente um trecho. Na a televisão, o produtor geralmente coloca o clímax no final, mas no vídeo na Web, primeiro dê a sobremesa ao público.
Com o vídeo na web, a compressão é fundamental! O nível de compactação deve corresponder ao público. Um produtor de vídeo profissional conhecerá truques para ajudá-lo a evitar alguns problemas comuns de compactação, como áudio e vídeo fora de sincronia.