O Facebook é uma das redes com o maior número de usuários no mundo. São mias de 2 bilhões de pessoas conectadas à essa plataforma. Sendo o Brasil o terceiro no ranking mundial em número de usuários. Descubra neste artigo como fazer seu Facebook crescer.
O grande diferencial dessa plataforma é o ativo que ela possui, bem como o poder de mobilização – através de grupos/ comunidade e eventos.
Para a pessoa política orientamos sempre a criação de uma fan page (página), pois permite realizar anúncios pagos e analisar métricas essenciais para o desenvolvimento do planejamento digital da sua campanha.
Apesar de oferecer muitos recursos é importante estar atento a algumas particularidades da rede, para usufruir das suas potencialidades plenamente.
Antes de tudo, faça uma varredura e atualização da sua página:
✅ avatar,
✅ capa,
✅ sobre,
✅ formas de contatos (insira o botão de WhatsApp),
✅ adicione a URL do seu site,
✅ organize o álbum de fotos,
✅ faça a verificação de conta (selo azul)
✅ e analise os conteúdos publicados, se ainda correspondem com seu objetivo e perfil ideal.
Depois, tenha em mente que o fator crucial para o crescimento de qualquer rede social é o engajamento com público. Por isso é tão importante conhecer a persona politica para qual se fala e produzir conteúdos relevantes para eles.
O crescimento orgânico (aquele que não utiliza anúncios patrocinados) tem muito valor no Facebook, por isso, também, invista em planejamento de conteúdos orgânicos.
O que é isso?
Conteúdo orgânico é quase que um porta a porta. Ele é entregue sem esforço financeiro para os seus seguidores e também para os usuários que se interessam pelo seu tipo de conteúdo.
Para ajudar na entrega destes conteúdos, peça que sua militância compartilhe seu conteúdo (nativo da fanpage) em páginas de notícias em que sua atuação é ativa. Compartilhe o link da publicação em outras redes, como WhatsApp, Telegram e LinkedIn, e incentive que a militância faça o mesmo.
Produza conteúdos originais, diferenciados e visualmente atrativos. Invista em variedade de formatos: carrossel, cards, vídeos e vídeos ao vivo. Evite compartilhar o conteúdo publicado no Instagram, faça de forma nativa no Facebook. Use bons títulos tente usar, sempre que possível imagens. Afinal o visual recebe mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens. E quem disse isso foi a
É comum vermos candidatos que postam tudo sobre qualquer coisa, apenas para manter a rede ativa, e isso é um tiro no pé. Para ser relevante é preciso publicar algo direcionado às personas identificadas no planejamento estratégico inicial. Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem. Planeje, pesquise e poste apenas conteúdo de qualidade.
Dentro do próprio Facebook há uma ferramenta chamada Insights da plataforma que fornece vários dados. Por exemplo engajamento, curtidas, dados demográficos… Utilize esse recurso para postar nos horários que seu público está ativo, esse pequeno detalhe permite que seu conteúdo seja entregue ao destinatário com mais eficácia.
Sabemos que gerenciar as redes sociais demanda tempo e conhecimento. Por isso, ter consigo uma equipe qualificada, por menor que seja, maximizará seus resultados. Profissionais como: jornalista, editor/redator, designer, social media, produtor de foto e vídeo… são de muita valia.
Seguindo essas dicas, certamente, seu Facebook irá crescer e você terá uma base mais sólida para quando a campanha efetivamente começar.
Saiba mais sobre esse assunto no nosso Podcast.