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Como definir sua estratégia?

Como definir sua estratégia?

 

Uma estratégia bem definida é extremamente importante em uma campanha eleitoral. Existe a necessidade de planejar não só no âmbito operacional, mas, também, na logística da campanha. Mas, como definir sua estratégia?

Se você deseja ganhar uma eleição não pode renunciar às etapas que estão listadas abaixo:

 

1- Comece pela pesquisa

Através das pesquisas de opinião podemos definir quais serão os caminhos a serem trilhados pelo candidato. Elas servem como termômetro para as decisões futuras. as estratégias são definidas com base nessas pesquisas juntamente com a investigação da conjuntura sociopolítica atual.

As pesquisas são fundamentais pois permite conhecer o pensamento do eleitor e o que eles esperam dos candidatos, esses dados junto com a análise do contexto atual nos permite trabalhar a sua imagem pública e traçar a melhor estratégia para sua campanha.

2- Conheça o seu potencial

Antes de definir uma estratégia precisamos saber qual o seu potencial e o potencial dos seus adversários também. Essa primeira investigação nos dá dados sobre as oportunidades que você tem nesta disputa. Além de conseguirmos prever as oportunidades do seu adversário. Faça uma análise de SOWT antes de prosseguir com suas ações.

3- Como definir a sua estratégia?

Para definir uma estratégia devemos pensar em eixos: escolha geográfica, desenvolvimento de campanha e tom da campanha.

Vale salientar que não existe estratégia fixa e pré-definida. Cada caso é um caso e diante dos dados é que vamos analisar quais medidas tomar. Para isso é necessário muita sensibilidade e experiência por parte da equipe estratégica quando estiverem analisando os dados de uma pesquisa.

Vamos aos eixos:

3.1- Escolha geográfica

Como o nome sugere é a escola das áreas que você irá focar em sua campanha. É muito comum que o eleitorado de um candidato (principalmente deputado e vereador) esteja em uma determinada região, um local onde ele é popular. Se este é o seu caso, este local será seu reduto eleitoral. Suas ações devem se concentrar nessa localidade.

 

3.2- Desenvolvimento da campanha

Qual o elemento fundamental da sua campanha? É preciso definir o mote, o tema que pautará sua estratégia.

Sua campanha pode ser desenvolvida a luz de um tema ideológico, programático (planos de governo) ou mesmo pela sua personalidade (oposição ou continuidade?). Seu tema deve ser definido levando em consideração os passos que já citamos acima: pesquisa, autoconhecimento, conhecimento do adversário e escolha geográfica.

Entretanto, o aspecto mais importante e o qual tem mais peso sobre os demais é a opinião do eleitor. É para ele que você faz campanha política.

Seu eixo temático deve convergir com o que o seu eleitorado deseja. Seu nicho eleitoral é quem manda no mote da sua campanha. O que eles precisam é o que você deve buscar. Não o contrário.

 

3.3- Tom da campanha

Você perceberá que os eixos estão interligados. É assim mesmo, não dá para desvincular um do outro. Eles perpassam por um eixo principal: o da estratégia.

Definir o tom é definir como será o seu posicionamento em relação aos adversários e a si mesmo. Você pode adotar uma postura polemizadora ou pacifista, isso depende do seu traço de personalidade. Entretanto, é preciso ter cuidado em todas as situações.

Um candidato polêmico traz consigo o desgaste de passar um grande período da sua campanha ocupado respondendo ataques ou atacando os adversários. O período eleitoral é extremamente rápido e tempo é o bem mais precioso que temos.

Todavia, um candidato neutro demais passa a impressão de não tem opinião própria. Que não quer se desgastar em um debate porque não tem argumentos fortes.

Uma boa saída é ponderar muito antes de tomar qualquer atitude e adotar uma estratégia mista. Neutro e pacifista quando deve ser, quando estiver nas ruas, quando estiver na lida de conquistar o eleitor. Mas, na hora de travar um debate você precisa mostrar que tem domínio, que tem respostas para os ataques e que sabe lidar de frente com um enfrentamento. Isso serve para responder ataques, é preciso ter a cautela de não responder a todos, mas não deixar todos sem resposta.

Maleabilidade e adaptabilidade. Essa é uma ótima combinação de tons de campanha.

 

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