Como construir uma boa imagem política, por Alessandra Fedeski
Construir uma boa imagem política é fundamental àqueles que desejam deixar um legado de trabalho junto à sociedade. Além disso, é item de primeira necessidade para quem deseja seguir na área, ou seja, se reeleger.
Vereadores e prefeitos eleitos no último pleito têm à sua disposição uma série de oportunidades de construir uma boa imagem política. O mandato que acaba de iniciar é uma delas, pois ainda carrega a aprovação da urna. Portanto, a construção de uma boa imagem pública deve começar imediatamente.
A eleição já terminou
Primeiramente, é preciso ter a consciência de que a eleição já terminou. As desavenças que, por ventura, foram geradas na eleição não devem pautar o mandato. Sendo assim, polarizações e discussões ideológicas, por exemplo, precisam ser temas secundários neste momento.
Da eleição passada mantenha os contatos realizados, os conhecimentos e aprendizados adquiridos.
De igual forma, conserve o feeling eleitoral, ou seja, as informações e sentimentos capturados durante a campanha. Com eles, é possível trabalhar de forma mais certeira e atender a população em suas principais necessidades.
Não suma
Uma queixa frequente entre eleitores é a de que os políticos só os procuram no período eleitoral. Não seja mais um nesse cenário. Não suma. Busque organizar-se para retornar na casa de algumas pessoas. Logicamente que com os devidos cuidados relacionados ao coronavírus.
É importante também se manter presente nos eventos sociais da sua comunidade- sejam eles presenciais ou online. Nada de mandar assessores em todos os locais nos quais o político é chamado!
A presença digital é fundamental
A presença digital é fundamental na construção de uma boa imagem política. Contudo, para ser mais efetiva, essa presença deve ser planejada e executada para além das redes sociais.
Estar presente no digital pode contemplar ações como um blog ou site, a produção de artigos. Além disso, estar constantemente presente na internet em forma de notícia, produzir conteúdos segmentados também contribui para este fim. Tornar-se referência política também no digital é muito importante.
Para uma presença digital de resultados, o WhatsApp também é fundamental. Com ele é possível criar listas de transmissão segmentadas e fidelizar o público que entra em contato com o político.
Erga suas bandeiras: isso ajudará sua imagem política
Erga suas bandeiras, especialmente se você ocupar um cargo no legislativo. Ao selecionar bandeiras de trabalho e realizar um intenso trabalho baseado nelas, as chances de sucesso são maiores.
Quando o político é reconhecido como defensor de determinada bandeira, ele é passa a ser lembrado mais facilmente. Nesse sentido, ser generalista demais pode atrapalhar a estratégia de construção de imagem.
Para os políticos líderes de um poder executivo, é interessante alinhar as bandeiras defendidas na campanha com a forma de organização do mandato. Ouvir os partidos aliados do governo e buscarjunto com a população as bandeiras mais urgentes auxilia na construção de uma boa imagem política.
É sempre sobre os outros
Por fim, lembre-se que o marketing político é sobre os outros e não integralmente sobre o político. Isso quer dizer que toda ação de imagem deve priorizar as pessoas, suas dores, seus sonhos e vontades.
Ao político cabe se encaixar nesta enseada para manter-se em destaque. O narcisismo, o egoísmo e as vaidades não têm lugar no marketing político de resultados.
Alessandra Fedeski é jornalista e consultora em marketing política