A campanha de um vereador para se tornar prefeito prevê novos desafios. Por outro lado, esse perfil tem mais chances de vencer do que um candidato novo na política. Estar em mandato oferece instrumentos para construir a imagem e fortalecer a relação com o eleitorado.
Em primeiro lugar, é essencial compreender as diferentes abordagens de cada tipo de campanha. Enquanto os municípios costumam eleger dezenas de vereadores, o cargo de prefeito é um só.
Na disputa para vereador o foco é maior em determinadas regiões do município. Geralmente, esses políticos “apadrinham” bairros específicos (sua base eleitoral) com a destinação de recursos e projetos que beneficiem seus moradores. Além disso, muitas dessas candidaturas são temáticas, seja para saúde, educação, segurança pública, entre outras.
Já na campanha pela prefeitura é necessário conquistar um eleitorado mais amplo e diversificado. A base eleitoral que garantiu sua vitória como vereador provavelmente não é suficiente para eleger um prefeito. Neste caso, as estratégias de marketing político e a sua mensagem devem focar em questões maiores, que afetam mais pessoas. As abordagens temáticas também devem ser mais abrangentes. Se eleito, o prefeito é responsável por administrar a saúde, educação, segurança, mobilidade, infraestrutura e mais setores.
Construa um bom mandato
O primeiro passo da campanha de vereador para prefeito passa pelo sucesso no Legislativo. Um bom mandato é construído a partir dos pilares de política, comunicação e gestão. Este primeiro é a capacidade de se relacionar com outros mandatários, lideranças e partidos. Já a comunicação é a habilidade de divulgar as ações do mandato e mobilizar o público. Por fim, no caso do Legislativo, gestão diz respeito aos feitos do político, seja apresentando projetos de lei relevantes ou destinando recursos para questões importantes.
Para avaliar seu mandato é necessário fazer pesquisas sobre a percepção do público. Este não é um diagnóstico baseado na opinião do vereador ou das pessoas ao seu redor. Pesquise a avaliação de pontos chave do seu mandato e o grau de conhecimento do público sobre sua atuação.
Realize também uma análise da conjuntura política, identificando oportunidades e desafios. Isso inclui os possíveis adversários, a aceitação do atual prefeito, seus pontos fortes e fracos, entre outros elementos. Identifique ainda as principais questões enfrentadas pelo município. Para saber mais sobre o papel das pesquisas nas campanhas de marketing político, leia este artigo!
Posicione sua imagem
Depois de fazer o diagnóstico é hora de montar as estratégias da sua campanha de vereador para prefeito. Neste processo, as ações serão diferentes para candidatos de oposição, situação e mais. Entenda se a sua candidatura prevê um plano de continuidade ou de quebra com as políticas do prefeito anterior. Além disso, é normal que os mandatários do Poder Executivo moderem suas ações para garantir governabilidade, além de conquistar o voto dos eleitores indecisos.
Essa construção de imagem começa antes do período eleitoral. Os eleitores precisam perceber que o seu mandato é maior que uma vaga na Câmara Municipal, e que você está apto a ocupar o cargo de prefeito. Mostre seu diferencial em relação a outros colegas do parlamento, com foco nos temas trabalhados, soluções encontradas para a cidade, entre outros.
Neste sentido, é fundamental investir em estratégias de comunicação. Esse é o momento de ser visto. Portanto, amplie sua presença nas redes sociais, em eventos da cidade e diversos canais. Crie conexão com o público.
A partir disso, é possível mobilizar os apoiadores para ajudar em sua campanha. O suporte de voluntários é uma saída, inclusive, para campanhas com poucos recursos financeiros.
Planeje-se financeiramente
Apesar de contar com mais recursos em relação ao cargo proporcional, a campanha de vereador para prefeito exige também mais cuidado. Dinheiro não ganha eleições, mas sem ele não é possível colocar em prática as estratégias de comunicação e marketing necessárias para ser competitivo. Não se esqueça, ainda, de contratar um profissional para cuidar da área contábil da campanha. Lidar com mais recursos também é estar mais propenso ao erro – e mais perto da cassação de mandato.
Apesar disso, mesmo as campanhas eleitorais com poucos recursos têm chances de vencer. Uma das saídas é mobilizar voluntários para vestir a camisa do político e sair às ruas em apoio à candidatura. Outra dica é investir em marketing e comunicação o quanto antes. O processo de construção de imagem, por exemplo, é mais eficaz a longo prazo. Leia este artigo e veja mais estratégias para campanhas com pouco dinheiro!
Busque aliados e apoio partidário
A campanha de vereador para prefeito não é feita sem aliados. Nesse sentido, é importante construir um grupo político maior, com outros partidos e mandatários relevantes na cidade.
No caso da campanha para vereador é possível vencer com menos apoio e sob um discurso ‘antipolítico’, sobretudo em municípios menores. Para as candidaturas majoritárias é preciso garantir o apoio do próprio partido, que pode lançar outros candidatos no seu lugar, além de manter uma boa relação com os demais vereadores. Lembre-se que eles serão essenciais para a construção de governabilidade no seu possível futuro como prefeito.
Ter mais aliados garante, por exemplo, mais tempo de propaganda na televisão, além de mais recursos para colocar em prática as estratégias de marketing político. Além dos próprios vereadores, o candidato à prefeitura também pode associar sua imagem a deputados, senadores e ao governador. Em alguns casos, até ao presidente. É preciso, porém, avaliar a aprovação de todos esses agentes pelos eleitores do seu município.
Pense no médio e longo prazo
Nem sempre a conjuntura é propícia para a transição de um vereador para prefeito. Entretanto, não descarte o papel das eleições na construção de imagem. O objetivo de uma candidatura pode não ser vencer (pelo menos na atual disputa).
Avalie se é melhor recuar e concorrer ao cargo de vereador ou tentar a prefeitura, mas sempre pense para além da atual eleição. E isso não diz respeito apenas à decisão de se candidatar. Um político que investe em marketing político antes mesmo do ano eleitoral terá, certamente, mais chances de alcançar seu objetivo, em relação aos oponentes que deixaram essa parte para o final.
Trabalhe rumo às eleições municipais de 2024 a partir de agora! Quer saber o que você já deveria estar fazendo? Confira o blog da República Marketing Político!