2022 – Ano Eleitoral – já começou e hoje eu quero falar com você que vai se candidatar à algum pleito esse ano. Você está ciente do que precisa ser feito e o que já deveria ter sido feito?
Bem, sabemos que a pré-campanha começou em 2021 e algumas estratégias para um bom desempenho nessa eleição já deveriam estar em pleno funcionamento. Mas se você é como muitos candidatos e acabou deixando para o ano eleitoral todo o planejamento de ação, não de desespere, acompanhe esses passos e corra atrás do tempo perdido:
Comunicação com as bases
– Já conversou com a sua base, com seus potenciais eleitores, para saber quais são os desejos e anseios da comunidade que você pretende atender? Se não, faça isso agora.
O que mais vejo na minha jornada são candidatos que se esquecem de conversar com sua base antes da campanha começar. Isso é um erro que você não pode cometer.
Para criar uma narrativa que capte eleitores é fundamental saber o que eles precisam e desejam. A decisão dos votos está nas mãos deles, lembrem-se disso.
Monte sua estratégia
– Junte sua equipe e trace sua estratégia de combate. Esta etapa é fundamental para uma campanha bem sucedida. Ter consigo uma equipe estratégica de qualidade é ainda mais importante.
Este ano será de intensas movimentações, suas ações não podem ser impensadas ou sem planejamento.
Quais as ações essenciais para se tomar durante a sua campanha, de acordo com o seu objetivo e o perfil de eleitor para o qual você fala? Defina as prioridades e trabalhe com metas e prazos.
Publique seu site
– Seu site já está no ar?
Além de servir como fonte de informação para o eleitor o site é um repositório de conteúdos. É interessante manter uma galeria de fotos com suas principais atividades, textos informativos, curiosidades da campanha. Este é um local em que você pode ensinar muita coisa para o eleitor, além de simplesmente informar.
Mantenha atualizado e utilize sempre as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) que o farão ranquear nas buscas.
Prepare seu material
– Prepare seu material gráfico: identidade visual, fotos, vídeos, adesivo, panfletos, camisas…
Mais uma vez destaco o papel de um profissional habilidoso. Não deixe essa tarefa com qualquer pessoa! Tenha em sua equipe um profissional de design criativo.
Lembre-se que este é um período de intensa procura por esses serviços e não é incomum atrasos na entrega de material, por isso, corra atrás deste material logo, para evitar infortúnios.
Dê o Start na comunicação
– Jingles, pesquisas de rua, produção de conteúdo escrito e visual precisam estar em pleno vapor.
Para esta etapa é fundamental que você já tenha concluído a etapa anterior, pois aqui você dará o start na sua comunicação. Disparando cards virtuais, textos para lista de transmissão, artigos para site e redes sociais…
Entretanto, os meios de comunicação off-line também são importantes para a captação de eleitores. Utilize tanto os meios online, como off-line.
Delegue
– Delegue funções, mas esteja no controle das ações. Uma tarefa muito difícil, eu sei.
Para delegar algo é preciso confiar plenamente na pessoa encarregada. Contudo, é importante que você o faça.
É impossível gerir uma campanha sozinho, muitos tentam e fracassam. Embora seja indicado que outras pessoas, que não o candidato, sejam responsáveis por diversas frentes na campanha, é importante que você saiba e concorde com o que está sendo produzido pela sua equipe, certifique-se que todos estão “na mesma página”.
Então, seguindo estes passos eu tenho certeza que o início de 2022 será produtivo na sua campanha. Reiterando: Não abra mão de profissionais qualificados e não pule etapas do processo.
Confira um pouco mais sobre campanha política no nosso podcast