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A Origem do Marketing Político Moderno

Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem do marketing político moderno?

A História do Marketing Político Moderno

Oficialmente, o que hoje conhecemos como marketing político moderno teve início em 1952. Nesse ano, o general Dwight Eisenhower (1890-1969) contratou a agência publicitária BBDO para auxiliá-lo na campanha presidencial americana daquele ano. A principal função da BBDO era adaptar a linguagem de Eisenhower ao rádio e à televisão – afinal, a mídia eletrônica ganhava uma importância cada vez mais maior no jogo democrático.

Os marquetólogos de Eisenhower entendiam que era necessário criar um novo perfil para o candidato – não o de alguém que apenas colhia as glórias de um passado vitorioso no comando do exército americano na II Guerra Mundial; mas o de um presidente que plantaria as glórias do futuro americano. O discurso fixou o olhar no futuro, tendo como princípio um passado glorioso do General. A estratégia levou Eisenhower ao poder.

O Marketing no Brasil

No Brasil, alguns estudiosos veem a Era Vargas, como precursora do Marketing Político brasileiro. Muitos estudosos acreditam que nesse momento houve grande mudança se comparada aos métodos do “coronelismo”. A presença cada vez mais intensa do rádio, do cinema e da imprensa, facilitou o desenvolvimento e a comunicação de ideias.

Jean-Marie Domenach em seu livro “a propaganda política”, destaca sua atuação como um veículo de idéias. Segundo a autora, um dos fenômenos dominantes da primeira metade do século XX é exatamente a propaganda política. Sem ela, os grandes acontecimentos da nossa época: a revolução comunista e o fascismo, não seriam concebíveis. Foi em grande parte devido a ela que Lênin logrou instaurar o bolchevismo; Hitler deve-lhe essencialmente suas vitórias, desde a tomada do poder até a invasão de 1940. Mais que estadistas e líderes guerreiros, esses dois homens, que de maneira, sem dúvida bem diferente vincaram profundamente a história contemporânea, são dois gênios da propaganda e ambos proclamaram a supremacia dessa moderna arma em nossa sociedade.

Mas a história do marketing político é muito mais antiga do que nos fazem crer as versões oficiais. Ainda que de maneira menos científica, as raízes do marketing político, entendida como comunicação política, remontam à antiguidade. Na Grécia antiga, os políticos se dedicavam intensamente à arte da retórica, instrumento fundamental para convencer seus pares e assim fazer valer as suas vontades. Já os faraós do Egito usaram programas de obras públicas para se tornarem mais populares – a esfinge de Gizé, por exemplo, construída cerca de 3 mil anos antes de Cristo, teria sido encomendada pelo faraó Quéfren para mostrar aos egípcios a sua imagem divina

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