Nos últimos dias temos visto uma série de debates políticos sejam para os cargos de governo ou da presidência da república. O debate tem uma importância ímpar na corrida eleitoral. Mas você sabe qual a importância do debate?
Muita gente acredita que se trata de um ringue onde o que ataca mais e o que se defende melhor de destacam, mas não é. Os debates possuem muita relevância tanto para uma maior exposição do candidato quanto para a decisão do eleitor.
O horário da propaganda eleitoral tanto na tv quanto no rádio dura apenas 10 minutos e tem por finalidade a divulgação do candidato com uma pequena síntese do seu projeto e seu número. É impossível conhecer os projetos e a postura dos políticos.
É nesse momento em que os candidatos estão mais visíveis e menos protegidos pelos textos prontos e bem definidos que o eleitor consegue observar melhor o candidato e, assim, escolher em quem depositará sua confiança.
Apenas no debate os candidatos têm a oportunidade de mostrar suas ideias, seus valores, sua ideologia, seus pressupostos partidários e suas propostas, e, durante o debate o fator improviso é levado muito em conta pelo eleitor.
Os adversários ao fazerem as perguntas uns aos outros, os jornalistas também fazem as suas perguntas. Trazendo assim um arsenal de informação para ajudar o cidadão na decisão do voto.
Por isso se preparar para um debate se faz tão importante. É ele que, muitas vezes, tira a indecisão do eleitor, é no debate que o seu posicionamento será, de fato, visto por um número imenso de eleitores.
Vamos falar do debate do ponto de vista estratégico, é importante pensar no debate a luz dos seguintes fatos:
-
A melhor propaganda política
O debate é, de fato, uma enorme vitrine onde os candidatos se expõe com o único interesse de levantar a sua moral frente aos eleitores e, por fim, conquistar o tão sonhado voto.
Pensando nisso é fundamental que o candidato se prepare para esse momento com bastante cautela. Não se engane. O eleitor está cada vez mais atento e crítico.
O tom de voz, o preparo nas respostas e a habilidade de improvisar são extremamente importantes.
Por isso, invista em mídia training. Portar-se bem diante das câmeras, ser cortês ao falar e saber se posicionar firmemente diante de um ataque ou crítica é muito bem-visto pelo eleitor.
-
Quando o candidato decide não ia ao debate, é uma estratégia inteligente?
Não é incomum que candidatos decidam não participar de algum debate. Essa decisão, via de regra, é estratégica. Entretanto, é uma estratégia um tanto controversa, afinal, parece que o candidato está fugindo da disputa, ou, pior, está tão despreparado que prefere não ir para evitar a vergonha.
-
Vale a pena ser o candidato da acusação?
Um recurso amplamente utilizado nos debates é o ataque. Um excelente recurso, uma vez que permite expor as fraquezas do adversário. Relembrar um caso de corrupção, promessas não cumpridas ou falhas na gestão estão entre os temas queridinhos dos opositores.
Entretanto é fundamental lembrar do ditado popular: quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Ao partir para o ataque o candidato deve estar com sua defesa bem-posta e preparado para responder quaisquer que forem as represálias. Esteja certo de que o adversário vai revidar.
Por isso, deve-se pensar se realmente vale a pena expor as fragilidades do seu adversário, pois as suas fragilidades também serão expostas. Essa decisão é uma faca de dois gumes.
-
O candidato deve fortalecer sua autoridade
Como disse anteriormente o debate é uma imensa vitrine. Não há espaço melhor para mostrar para o eleitor a força e autoridade que o candidato tem em determinado assunto.
Nesse momento vale relembrar todas as boas ações que foram feitas em gestões passadas, ou, caso o candidato seja novato, vale expor o que ele fez para a sociedade em qualquer que seja a sua atuação pessoal e profissional.
Essa não é a hora de falsa modéstia. O candidato deve mostrar seu potencial, o que pode fazer e o que já fez.
Pudemos observar, pelos pontos acima citados, que o debate tem um importante papel na democracia. Portanto, se você é um candidato que tem a oportunidade de participar de um debate se prepare, forneça ao eleitor o que ele merece: informação de qualidade acerca da sua proposta de governo.
Confira o que rola no universo do marketing político no nosso podcast: o República Cast