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Campanha Eleitoral Para Reeleição

comunicação governamental

Engana-se quem pensa que uma reeleição é mais fácil só pelo fato de já deter o mandato. Campanha eleitoral para reeleição pode ser até mais difícil.

A própria ideia da reeleição contraria o desejo que o eleitor tem por mudança. Reeleger alguém implica na ideia de continuar a mesma coisa por mais quatro anos. Entretanto, mesmo com esse estigma dominante do novo que impera em uma eleição, deter um mandato pode ser um recurso político muito poderoso em uma reeleição.

Vamos entender como uma campanha eleitoral para reeleição funciona:

  • Você venceu no passado, já tem um passo à frente?

Não necessariamente! Há vitórias e vitórias.

Você enquanto candidato à reeleição deve pôr em pratos limpos as razões do último resultado. É comum quem vencer não investigar a causa da vitória, acreditando que se venceu é isso que importa. E não é bem assim.

Por isso faça-se os seguintes questionamentos:

1- Você venceu por que era melhor que os outros candidatos ou eles erraram mais que você?

É importante ter isso em mente para não depender dos erros futuros dos adversários para obter um bom resultado nas urnas. O foco é ter uma trajetória que o diferencie positivamente dos demais.

2- Quais seus pontos negativos?

Não é agradável para ninguém pensar nos seus defeitos e pontos negativos, mas é necessário para ganhar uma eleição. Seus pontos negativos precisam ser trabalhados, especialmente pelo fato de você estar em mandato: o povo certamente já conhece sua falha.

3- Quais seus pontos positivos?

Onde você de destaca dos demais concorrentes? O que de diferencia? Seus pontos positivos devem ser maximizados e utilizados estrategicamente.

4- Na eleição passada, sua votação ficou dentro do desejado?

Esse é o melhor termômetro de uma candidatura. Serve para avaliar como estava a sua relação com os eleitores na época. Se a vitória foi apertada, com pouca diferença de votos, tenha cuidado!

5- Como está a sua imagem hoje?

O que modificou e o que se manteve nesses quatro anos? Essa resposta é conseguida através de pesquisas, onde você descobrirá o que o eleitorado pensa sobre você, se você superou as expectativas ou não.

 

Com essas perguntas respondidas podemos começar a traçar a estratégia da sua campanha política para reeleição.

 

PRINCIPAIS ERROS A CORRIGIR

Qualquer mandato, o mais positivo que seja, comete erros. Há erros de menor importância e outros mais graves.

Anote quais foram os erros cometidos durante o seu mandato que podem afetar negativamente a sua atual campanha. Erros como: promessa não cumprida, declarações comprometedoras, acusações etc.

Por mais difícil que seja lidar com as falhas de um mandato é importante encarar a situação de frente. Alguns candidatos se ofendem e não aceitam discutir tais pontos, o que demonstra certa imaturidade e insegurança. Erros acontecem, a forma como você lida com eles definirá os próximos passos da sua carreira política.

Você tem duas opções: omitir ou encarar.

Eu aconselho encarar. Encarar o problema e estar preparado para a represália, pois, acredite, seu adversário ou os próprios eleitores vão desenterrar fatos mal resolvidos e você deve estar preparado para enfrentá-los.

Se você tem na sua trajetória algum ruído ou mancha que não foram resolvidos a sua primeira tarefa nesta campanha é buscar os elementos necessários para resolvê-los. Esteja preparado para, no momento oportuno, dar sua explicação de maneira convincente e definitiva.

 

O ELEITOR QUER CONTINUIDADE OU MUDANÇA?

Como fora dito, reeleição carrega o estigma da continuidade. A eleição aponta para o futuro, quanto a reeleição tende a apontar para a repetição do passado.

Você precisa estar consciente dessa realidade. Você, querendo ou não, representa o passado e o conhecido.

Mas o passado não é sinônimo de algo ruim. Há inúmeras situações que o sucesso de uma administração é tão grande que ultrapassa o limite de apenas um mandato. O famoso “em time que está ganhando não se mexe”.

Isso é claro, pois a cada eleição vemos um volume imenso do reeleições.

Para ter uma noção clara das chances de vitória, é necessário descobrir qual o sentimento dominante, o eleitor deseja mudança ou seu mandato têm sido um sucesso?

Isso significa que se o resultado dessa pesquisa apontar para a mudança você está fadado à derrota?

Não, absolutamente não. Isso significa que a sua campanha deverá ser pautada na mudança. Você deverá mostrar ao eleitor que entende que o que ele deseja e que você deseja o mesmo.  Você deve alinhar o foco da sua campanha rumo ao novo.

Ou seja, você precisa estar sintonizado com o eleitor: seja você a mudança ou a continuidade, de acordo com o que o eleitor deseja.

 

QUEM TEM MANDATO TEM VANTAGEM?

Eu estaria mentido se disse que não. Quem tem um mandato certamente possui vantagens sobre os demais.

A primeira grande vantagem é a influência. Claro, que para isso, é necessário que as articulações tenham tido êxito.

Influência é sinônimo de prestígio, de respeito. Então, para esse momento de campanha política para reeleição, utilize essa influência para articular com mais líderes políticos, líderes comunitários, associações de moradores…

 

COMO ESTÁ SEU MANDATO?

Existem mandatos muto bons, mornos e em situação de risco. Após você identificar como o eleitor enxerga seu mandato é hora de traçar estratégias para cada uma das situações:

  • Mandato bom

Quando o mandato obtém grande êxito no desemprenho de suas funções, o eleitor tende a optar pela continuidade.

Mas atenção: não basta que você acredite que está fazendo um bom mandato, essa resposta tem que vir da boca dos eleitores. Com indicadores físicos e estatísticos que comprovem a informação.

Se você é candidato com um bom mandato precisa se atentar em mesclar dois pontos: continuidade e mudança. Apesar de o mandato anterior ter funcionado bem, você não irá ganhar novamente com as mesmas propostas. É necessário ajustes, correções, mudanças parciais… Assim o eleitor terá certeza de que seu trabalho terá uma continuidade progressiva.

 

  • Mandato morno

O mandato morno é aquele com desempenho médio. Representa uma leve pretensão de continuidade, mas não chega a convencer o eleitor que essa é uma boa escolha. Quando os resultados são positivos nas urnas geralmente é por uma pequena margem de diferença.

Se você está nessa situação deve entender que sua imagem carrega consigo o estigma da continuidade e o eleitor só opta por um candidato mais ou menos quando a segunda opção é muito pior. Tenho certeza de que você não quer contar com essa sorte.

A melhor estratégia, nesse caso, é focar na mudança. Sua candidatura deve mostrar que, se eleito, organizará um novo governo, diferente do atual e comprometido com o eleitor.  A possibilidade de êxito na campanha vai depender da sua capacidade de persuasão e resiliência.

 

  • O mandato ruim

É verdade que um candidato nessa situação se encontra em risco. Altíssimo risco. Entretanto não é impossível.

Encarar de frente a situação, mostra para o eleitor a coragem que precisamos em um gestor público. Mostra que ele enfrenta os desafios. Se você teve um mandato ruim, deve pensar a candidatura pela ótica do eleitor, não pela gestão que teve.

Pensar pela ótica do eleitor significa se identificar como desejo de mudança que ele manifesta. O foco deve ser em total mudança, sem continuísmo.

Estar numa situação como essa faz necessário que você seja o mais convincente e autêntico que o opositor. Seu projeto político deve, necessariamente, traduzir a vontade do povo. Não pode ser um projeto tímido e o você deve ter iniciativa, energia, autoconfiança e, especialmente, sem culpa.

É, de fato, arriscado. Mas política é correr riscos e se você conseguir captar o sentimento do eleitor, e trabalhar junto com ele é extremamente possível lograr êxito.

 

Continue aprendendo mais sobre o universo político no nosso podcast, o República Cast.

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