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Campanha Produtiva

Campanha Produtiva

 

Quem planeja uma campanha estrategicamente para aumentar a produtividade otimiza o seu tempo e aumenta a eficácia. Mas, o que fazer para ter uma campanha produtiva?

Podemos dividir a produtividade em três pilares, são eles:

 

 

1. Equipe eficiente

Algumas equipes são mais eficientes que outras, isso nós sabemos. Mas, por quê?

Qualidade e direcionamento.

Não basta contratar um monte de profissionais altamente qualificados, sem um líder capaz de os guiar para o caminho da produtividade.

Pense na equipe política como um time de futebol. Não adianta ter Neymar, Messi e CR7 na mesma equipe se eles não souberem exatamente a tática e suas funções para o jogo.

A eficiência se resume em ter um bom profissional, treinamento e um excelente líder (alguém que faça a engrenagem girar). Esse profissional é o coordenador de campanha. Ele é o técnico do time, que delega as funções e atua como braço direito do candidato.

As funções precisam estar bem claras aos colaboradores, assim como seus objetivos e metas. Quando todos sabem o que precisa ser feito podem colocar as suas habilidades em jogo.

Outro ponto é que o líder precisa ouvir o profissional, todo bom líder sabe ouvir, tanto você quanto o seu coordenador de campanha precisam exercitar o ouvir. Saiba que o especialista é o seu colaborador e o líder administrará essa especialidade dentro de um planejamento maior.

Portanto promover reuniões periódicas e manter um clima de troca mútua é importante.

Por fim, manter os profissionais motivados. Reconheça a importância de cada colaborador e busque alternativas que os mantenha focados e animados com os resultados. Muitas vezes o profissional espera só um elogio pelo belo trabalho excecutatdo.

Saiba reconhecer cada pecinha que faz essa grande roda da campanha girar.

2. Planejamento

Planejamento é, de certa forma, antecipar cenários.
Trabalhar antecipadamente é fundamental para a execução e o bom desenvolvimento de uma campanha. Isso porque para ganhar uma eleição há todo um planejamento de pesquisas, estratégias e ações.

Um bom planejamento permite que se estabeleça as metas, objetivos e etapas da candidatura, além de utilizar de forma de forma sábia os recursos (dinheiro, pessoas, redes sociais, TV…) disponíveis para todo o processo. Difinindo também, qual o momento de investir mais ou menos esses recursos.

Para ter um planejamento eficaz é prestar atenção nos seguintes pontos:

– Primeiramente: saiba onde você quer chegar. É importante pôr no papel o seu objetivo e a partir dele elaborar as etapas e estratégias para atingi-lo.

– Defina seu público-alvo e saiba que são as necessidades e queixas que parcelam de pessoas.

– Não renuncie às pesquisas. Elas fornece dados significativos que ajudam a direcionar as ações futuras. Portanto é necessário separar um recurso para esse fim.

– Conheça o partido e seus aliados, mas também os seus adversários e avalie como é a gestão deles para o pleito que você deseja.

– Prepare-se para a função que almeja. Entenda o papel político que a função exerce. O que é possível, ou não, ser uma promessa de campanha.

Planejar deve ser o primeiro passo em uma campanha eleitoral. Pôr tudo no papel e definir que será como estratégias utilizadas diante do cenário observado nos dados coletados.

3. Organização

Organizar é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

Cada equipe encontra a melhor forma de se organizar. Eu, particularmente, não abro mão de ferramentas de gestão, como: o Trello para o trabalho das equipes, com suas tarefas a serem executadas e prazos; um drive para armazenamento online de fotos, vídeos e todas as informações e arquivos da campanha e do assessorado; e um calendário editorial (digtal) para distribuição dos conteúdos a serem produzidos e publicados.

Nessa estrutura de planejamento, que deve estar sempre atualizada, você poderá incluir também:

– Organização e gestão da equipe rua;
– Material produzido (fotos e vídeos feitos na pré-campanha e durante todo o mandato), separando-os por data e tema;
– O mailing da impressa e da militância;
– Conteúdos a serem postados nas redes;
– Material produzido para peças de Tv e rádio…
– A forma como seu conteúdo sera entregue.

Pense no seu conteúdo como um organismo vivo, ele precisa se desenvolver a medida que o pleito se aproxima. Organize-o de forma que os temas se desenvolvam junto com a campanha.

Uma metodologia muito legal é “aquecer” as informações através das cores.
Solicite que o seu profissional de design produza uma paleta que esquente a cada publicação. Isso gera no eleitor a sensação de expectativa, uma coisa nova vai acontecer, algo “quente”.

Cada pequena nuance importa neste período.

Um ano eleitoal, previamente organizado, certamente maximizará a produtividade na sua campanha.

 

Essas são apenas algumas formas de manter uma campanha produtiva. Lembre-se produtividade não é trabalhar muito (quantidade) e sim trabalhar com excelência e inteligência (qualidade).

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