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6 Passos para a Campanha de Deputado

O período eleitoral se aproxima e você que disputará os cargos de deputado, tanto federal quanto estadual, deve começar a se preparar para esse momento. Neste artigo eu trago os 6 passos para a campanha de deputado.

Antes de tudo lembre-se que a campanha começa no momento que você toma a decisão de candidatar-se. O trabalho de conquista de espaço, autoridade e estreitamento de relações é contínuo.
Entretanto, em ano eleitoral o foco muda. É o chamado marketing eleitoral, onde trabalhamos ações planejadas especificamente para o período eleitoral.

Confira na lista abaixo os primeiros passos para uma campanha de deputados.

1. Defina-se

O que você tem a oferecer ao eleitor? O que te diferencia dos demais candidatos?
Ponha no papel tudo o que te define: ideologia, sonhos, trajetória, por que você decidiu candidatar-se…
Aqui é o começo de tudo, estamos montando a sua narrativa de campanha.

2. Foque no público-alvo

Nas campanhas proporcionais toda pequena porcentagem conta muito. Por isso dedique-se a atingir o maior número de pessoas possível. Porém, não atire para todos os lados, foque no seu público-alvo.
Para saber quais são os eleitores que você deve focar, pesquise. Aliás essa pesquisa já deveria ter sido feita à esta altura do campeonato.
Se ainda não a fez, corra que dá tempo.
Com o resultado em mãos busque estratégias para atingir esse grupo específico.

3. Defina os canais de comunicação.

Não dá para definir os canais de comunicação antes de descobrir o seu público-alvo.
Através dos dados da pesquisa realizada no tópico anterior você saberá informações como: faixa etária, grupo social, sexo…
Só então definirá as redes nas quais irá concentrar esforços.
Por exemplo: jovens estão concentrados no Instagram e TikTok, já os idosos no Facebook e WhatsApp.

4. Capte dados.

Após definidos os canais, prepare-os para captar dados. É humanamente impossível falar pessoalmente com todos os eleitores-alvo, por isso invista na captação dessas informações. Seja assinando um newsletter ou fazendo parte de uma lista de transmissão no WhatsApp, busque uma forma de entregar seu conteúdo para o maior número de pessoas possível.

5. Coloque sua equipe para trabalhar.

Você descobrirá que raramente temos apenas uma persona dentro do nosso público-alvo, então foque em conteúdo de qualidade.
Para isso, é fundamental uma equipe qualificada que produza um material envolvente e segmentado. De folder a post no Instagram, é importante que seja estrategicamente pensado para atingir e seduzir seu público.
O foco é a qualidade não a quantidade.

6. Cara a cara.

Por último e o mais importante. Vá para rua.

Olhe seu eleitor no olho. Não há nada que supra esse momento. O eleitor valoriza muito o olho no olho. As campanhas, via de regra, são pautadas da dor de um povo. O candidato é aquele que deve levar esperança para uma região e entender o que se passa com aquele povo.

Tudo se resume em relacionamento, e nada será maior que o contato físico.

E para continuar por dentro de dicas e informações sobre marketing político ouça nosso podcast.

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