Você sabia que é possível utilizar o CHATBOT na campanha eleitoral? Falaremos hoje em como utilizar este poderoso recurso.
O que é chatbot?
Chatbot é uma ferramenta de automação (um software) que permite que haja uma conversa, quase humana, entre usuários e a máquina.
Essa ferramenta é amplamente utilizada pelas grandes empresas, como Ponto Frio e Casas Bahia, por exemplo.
Bem resumidamente o chatbot consegue simular uma conversa entre humanos, e ele simula tão bem quanto se pode imaginar possível.
Isso acontece por que o software “aprende” enquanto interage. Ou seja ele capta os trejeitos e o vocabulário, permitindo uma comunicação mais fluida.
Sem dúvidas a automação digital é a evolução na comunicação e atendimento ao cliente nos últimos tempos. Entretanto há controvérsias sobre o assunto: de um lado os que defendem, pois, para eles, é uma ferramenta de otimização de trabalho e redução de custos; do outro lado estão os opositores à essa tecnologia, que veem nela um mecanismo cruel de substituição dos humanos.
Fato é que essa ferramenta pode ampliar, e muito, seus ganhos no âmbito de atendimento ao cliente. E esse tipo de recurso não se prende ao marketing de vendas, há inúmeras possibilidades para utilizá-lo, uma delas é na política.
Falaremos, então, como utilizá-lo nas campanhas:
Como utilizar o chatbot na campanha eleitoral?
Uma das ferramentas de conversão, durante as campanhas, é o estreitamento de relacionamento com as bases. Uma forma de fazer isso é através de canais de comunicação como o whatsapp. Muitos eleitores têm curiosidade sobre os trâmites, as propostas e planos de ação do candidato. Sendo assim, automatizar essas respostas pode ser uma ótima estratégia, uma vez que o usuário interagirá com o atendente virtual, que por sua vez estará preparado para sanar todas as suas dúvidas.
Caso o bot não consiga solucionar os questionamentos do eleitor um atendente humano fará o contato. Gerando, assim, uma espécie de triagem.
Além do Whatsapp, o chatbot pode ser usado em sites, Facebook, Instagram, Telegram e muitos outros canais de comunicação.
Quais são as vantagens do chatbot na campanha?
– a agilidade no atendimento de militantes e eleitores;
– estreitamento de relacionamento nas bases eleitorais;
– rápida resposta;
– interage simultaneamente com inúmeros usuários;
– canal tira dúvidas;
– menor equipe de atendimento.
É importante estar atento às diferenças entre o chatbot e o social bot.
O social bot é, também, uma ferramenta de automação, mas diferentemente do chatbot que tem o intuito de interagir com os usuários nos canais de mensagens, o social bot tem por interesse o volume de postagens diária visando engajamento.
Alguns robôs focam em curtidas e compartilhamentos, mesmo que o usuário não tenha um grande número de seguidores.
Então, esses números podem gerar uma incongruência nas análises e acarretarem no famoso shadowban, que é um mecanismo de bloqueio do Instagram que diminui o desempenho da conta. Uma espécie de punição!
Assim sendo, acreditamos que dispor do chatbot como recurso é estar atualizado com o mercado, e, consequentemente, com a campanha moderna.