Estratégias de pré-campanha
As estratégias de pré-campanha são cruciais para a implementação correta de cada passo de posicionamento, comunicação e apresentação de um candidato e suas propostas.
E neste momento que o grupo de trabalho ou comitê deve se reunir com a equipe de marketing político, comunicação e planejamento de campanha para otimizar recursos e tempo.
Antes do início oficial do período das eleições, todos devem estar atentos aos dados, situações e perspectivas que envolvem as demandas e os temas mais recorrentes presentes no dia a dia da sociedade e das organizações civis.
Pré-campanha em tempo de coronavírus
As estretégias de pré-campanhas em tempo de cornavírus tornaram-se um enorme desafio. Os cadandidatos precisam se adaptar a nova realidade onde o digital terá ainda mais importância. No podcast República Cast 69 falamos sobre os desafios desse tempo e como os candidatos podem se preparar para a disputa. Ouça:
As estratégias de pré-campanha
Esse tipo de estratégia refere-se ao processo de preparo e ao teor de comunicação e tipo de conteúdo que já pode ser apresentado pelo candidato e sua legenda antes das eleições.
Lida com apresentação de temas nas redes sociais, saber conceder entrevistas, distribuir e-books sobre assuntos que estão nas mentes dos potenciais eleitores, entre outras ações que devem fortalecer a presença do candidato e de suas propostas antes da abertura do período oficial das eleições.
Habilidades
O sucesso das estratégias de marketing político e de comunicação dependerá também das habilidades das equipes de campanha e dos próprios políticos. E a melhor estratégia é a transparência.
Lembramos que os políticos mais experientes estão sempre em campanha, buscando construir relacionamentos, descobrindo sua posição futura de campanha com base no que ouvem e assim por diante.
A próxima eleição
Porém, quando abordamos sobre sua próxima eleição, queremos começar a montar sua equipe e descobrir sua estratégia de campanha o mais cedo possível.
Os elementos fundamentais
Sabemos que cada campanha é composta por elementos fundamentais que devem fazer parte das estratégias de pré-campanha.
Todos os elementos da campanha, como doações, número de membros da equipe da campanha, eleitores contatados e entre outros se beneficiarão de um prazo de entrega mais longo.
É importante ter atenção com o cronograma e acertar o relógio da contagem regressiva para o dia da eleição, lembrando quanto tempo resta para convencer seu eleitorado.
Análise do concorrente
Quem são os possíveis concorrentes para a próxima eleição? Quais as forças e fraquezas deles? Essas perguntas podem ajudar a nortear a avaliação de ameaças e oportunidades do ambiente externo da eleição.
Ressaltamos que a análise do concorrente é essencial em qualquer eleição. O entendimento dos pontos fortes e fracos de seus oponentes pode lhe dar uma enorme vantagem na criação de mensagens de campanha, em debates frente a frente e em minar a mensagem da campanha quando necessário.
O que fazer em relação aos concorrentes?
Em relação aos concorrentes, saiba desenvolver uma planilha de análise do concorrente para capturar sua posição em relação a outros candidatos na corrida.
Nesta planilha, liste os pontos fortes e fracos de todos os candidatos, incluindo você. Na mesma planilha, especifique a posição de cada candidato nos principais tópicos da eleição. Dessa forma, você esclarecerá onde é forte, vulnerável e será claro sobre as mensagens apresentadas em relação aos concorrentes.
O cenário político
É importante conhecer o cenário político dos partidos e das instituições públicas envolvidas.
Antes de qualquer estratégia ser posta em prática, é importante considerar realmente o cenário político em que a eleição será disputada.
Os dados demográficos devem ser sempre analisados, pois eles estão sempre mudando.
Levante questões como: Existe um tópico específico, como a imigração, que está dominando o discurso político? Você é um político que está contaminado por algo que aconteceu ou teve que acontecer durante a sua administração? Você precisará atacar seus concorrentes por esse motivo ou estará lutando em uma campanha defensiva?
Se você consegue entender o que os eleitores geralmente pensam e entende como as narrativas da mídia ditam ou prejudicam o que os eleitores pensam, você tem uma base muito melhor para desenvolver sua estratégia.
As ferramentas digitais
Atualmente, quando falamos em marketing digital e comunicação digital falamos de diferentes ferramentas. Temos várias ferramentas digitais das quais sua campanha se beneficiará.
Muitas ferramentas são gratuitas ou semi-gratuitas e podem ajudar a melhorar a disseminação de notícias, propostas e vídeos antes das campanhas.
No caso de pagamento de anúncios, é indicado definir o orçamento mensal para ferramentas digitais e verificar o que a equipe pode pagar com base em nossa lista ou em sua própria lista de desejos digital.
Para entender mais sobre o assunto, veja esse programa do República Cast sobre o tema:
A organização inicial
Quando falamos em estratégias de pré-campanha devemos estabelecer uma boa organização. Saber estabelecer metas, prazos, cronogramas, preparação final para manter tudo pronto para o início oficial da campanha, entre outros fatores.
O campo
Onde será a atuação das estratégias iniciais? No ambiente digital? No ambiente físico coletivo? Numa praça pública? Através de palestras?
Para a maioria das campanhas, é essencial fazer campanha em campo. Se isso é feito de porta em porta ou através de apuração de pontos de acesso na comunidade, provou-se ser uma forma eficaz de persuasão.
Nesse caso, a estratégia de organização de campo precisa ser elaborada por alguém que possua alguma experiência com direcionamento de eleitores, técnicas de pesquisa e as ferramentas que facilitam os procedimentos.
O objetivo é obter um retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro em trabalhos de campo traduzidos em votos. É indicado consultar todos os recursos necessários e a equipe já formada previamente.
Dados do eleitor
É indicado obter dados do eleitor potencial. Há vários lugares em que você pode começar sua pesquisa. Sua autoridade local deve ser capaz de fornecer uma versão digital do registro eleitoral.
Outra forma é perguntando através de pesquisas sobre assuntos mais relevantes para a sociedade nas ruas ou nas redes sociais. Outra forma é obtendo um arquivo de fontes do partido, caso você seja um membro do partido político com informações trabalhadas ao longo do tempo.
Também é possível adquirir ou comprar um arquivo de eleitor de um fornecedor terceirizado, desde que seja legal. Nesse caso, é importante conferir as informações dos bancos de dados de eleitores.
A segmentação do eleitor
No processo de elaboração de estratégias de pré-campanha política, é fundamental saber qual é o universo de eleitores potenciais. É fundamental saber quantos eleitores existem no seu distrito, quantos provavelmente votarão ou quem votará no seu concorrente.
Obter essas respostas e perspectivas de estudos ajudará a começar o trabalho de segmentação de eleitores a partir dos bancos de dados de eleitores reunidos.
Sabemos que nenhuma campanha poderá se comunicar com todos em seu distrito. Idealmente, você apenas conversará com as pessoas que provavelmente votarão e que são seus apoiadores ou poderão ser convencidas a votar em você.
Nessse programa do República Cast possível entender melhor a importância da segmentação do eleitorado.
Identificando problemas e demandas
Quais são os principais problemas de sua cidade e país? Na era digital, é possível ser um pouco mais rigoroso ao analisar as demandas da sociedade e capturar os problemas dos eleitores de uma maneira que reflita com precisão essas preocupações e ajude a equipe de campanha.
Essa compreensão dos problemas dos eleitores com as mensagens da campanha ajuda a representar e criar hierarquias das opiniões.
Como identificar demandas?
Para identificar as principais demandas da sociedade e do potencial eleitor durante as estratégias de pré-campanha, o comitê e a equipe de trabalho pode fazer isso através de pesquisas de mercado e interação com as mídias sociais.
Na área digital, o essencial é ter uma maneira codificada de capturar dados brutos em tags ou hashtags, por exemplo. É indicado configurar as ferramentas da sua campanha para capturar os termos ,assuntos e hashtags corretamente.
No mínimo, sua equipe deve ter uma planilha com tags pré-preenchidas em que sua equipe de campanha possa registrar problemas de eleitores.
O financiamento de campanha
Antes da campanha temos um período muito importante para definir o financiamento de campanha. Verificar fontes de doação autorizada pela lei e manter toda a arrecadação transparente é importante.
Eventos de angariação de fundos, bolsas de festa e botões de doações em seu site são maneiras comuns de arrecadar dinheiro.
É indicado planejar o orçamento principal da campanha com base nas suas projeções mais baixas de doações, sabendo calcular os gastos de campanha escaláveis, como anúncios digitais, outdoors, espaços pagos, entre outros.
O crowndfunding pode ser uma boa. Se bem planejada, com certeza dará frutos. Veja esse podcast sobre o assunto, com muitas dicas de como fazer campanhas de arrecadação online.
Contratações
Além de voluntários, a equipe de campanha e o partido podem contratar pessoas e profissionais especializados.
Isso será determinado pelo orçamento, mas também deve ser baseado na escolha da pessoa certa para o tipo de campanha que você está executando.
A equipe, ao adotar as estratégias de pré-campanha corretas, podem estar executando uma campanha local que precisa de alguém com conhecimento local e bons contatos.
A equipe também pode executar uma campanha maior que requer um conjunto de habilidades de nível mais alto.
No planejamento da equipe e de contratações, os principais cargos incluem gerente de campanha, consultor de campanha, diretor digital, diretor de campo e diretor financeiro.
É indicado para a equipe utilizar um plano de contratação para descobrir como classificar suas contratações necessárias. Posteriormente, é fundamental avaliar o orçamento com quantas dessas vagas você pode preencher.
Marketing digital
Como já falado no início deste artigo, o marketing digital e a comunicação como um todo já podem ser abordados desde o período de pré-campanha.
Na elaboração de site e páginas de mídia social todos precisarão trabalhar para maximizar a campanha. Seja num site, blog e página de rede social, certas funcionalidades básicas incluem uma seção de biografia, mensagens de campanha, um botão de doação, inscrição voluntária e links para suas propriedades de mídia social.
Existem diferentes provedores de sites especificamente para campanhas políticas. É importante profissionalizar os perfis de mídia social, página do Facebook, contas do Twitter, Instagram e etc. Todos devem estar com atualizações da sua campanha, respostas ao que está acontecendo no planejamento da campanha.
Numa ação inicial, confira os recursos de mídia social para campanhas, o que pode incluir a lista de fornecedores de sites para campanhas políticas como conteudistas e planos de mídia paga.
Para aprofundar a respeito do impacto das mídias sociais nas eleições, dei uma entrevista para a Band News FM sobre o assunto. Ouça:
A produção de contéudo para a internet em tempo de coronavírus
Um outro grande desafio é produzir conteúdo para a internet em tempo de crise. A atenção volta-se para o tema do coronavírus e o impacto econômico da crise. Os candidatos precisam se prepara para entender onde a atenção do eleitor está e como ele pode ser impactado. Nesse episódio do podcasto República Cast falamos sobre o tema de forma aprofunda. Acompanhe:
Publicidade
Além do marketing digital orgânico e pago, o candidato e seu projeto de pré-campanha pode alcançar o eleitor potencial através de publicidade (tornar pessoa, tema e marca públicas).
Enquanto que o ato de propagar (propagando) envolve campanha pagas de anúncios e spots, a publicidade visa tornar algo público a partir de releases, assessoria de imprensa, distribuição de vídeos, entrevistas, aparições públicas, eventos, e e-mails direcionados.
Mantenha contato com os eleitores
Uma nova eleição vai começar? Lembre-se daquela lista de e-mails organizada nas eleições anteriores ou organizadas a partir de contatos feitos através do blog mantidos pela personalidade política. Pois, mesmo fora do período eleitoral, políticos podem manter seus blogs sempre atualizados.
A equipe pode ser pragmática sobre quantos contatos com eleitores podem ser alcançados, mas deve ter um plano para atacar cada uma dessas áreas.
Em certas situações um tipo de divulgação pode ser mais eficaz do que outros. Em outras situações a investigação é o método mais eficaz para obter votos e, em outros casos, a divulgação das demandas dos eleitores pode ser ditada pelos recursos à sua disposição.
Aparições públicas
No processo de elaboração das estratégias de pré-campanha eleitoral, as aparições públicas são um elemento básico da campanha política. Seja entrevistas na mídia, debates políticos ou apenas reuniões da comunidade, você precisará se comunicar regularmente com grupos de pessoas
Em primeiro lugar, quanta mais exposição for obtida através de aparições públicas em mídias e eventos, melhor.
Marca pessoal do candidato
Antes mesmo das eleições, o pré-candidato pode ser protagonista dos debates sociais mais marcantes na atualidade. O candidato pode incorporar os valores da campanha e precisa representá-lo na sua persona pública.
O pré-candidato não pode temer assumir posições fortes e não seja muito político. Os eleitores querem ver a personalidade e que essa personalidade seja consistente nas mídias sociais, nas aparências públicas e nas mensagens da campanha.
É importante discutir a marca pessoal do candidato no início da campanha, para que seja estratégica e proativa, em vez de apenas responder ao que acontece no período da campanha.
Personal branding é um tema muito importante, nesse bate papo super legal no podcast República Cast aprofundamos o assunto:
Conclusão
Portanto, as estratégias de pré-campanha envolvem diferentes esforços que devem ser reforçados, posteriormente, na efetivação da campanha eleitoral.
Combata as notícias falsas, a desinformação, as mentiras e o que você quiser chamar, essas falsas informações sempre existem para prejudicar as campanhas políticas.