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A Importância das Pesquisas Eleitorais Qualitativas

A Importância das Pesquisas Eleitorais Qualitativas

A Importância das Pesquisas Eleitorais Qualitativas

Quando o tema é pesquisa eleitoral, as pesquisas eleitorais qualitativas não são tão citadas quanto as quantitativas. No entanto, esse tipo de pesquisa também possui uma grande importância para campanhas eleitorais.
A Importância das Pesquisas Eleitorais Qualitativas
As pesquisas eleitorais qualitativas são as mais importantes para conseguir montar estratégias de campanhas eleitorais que sejam de fato mais assertivas e que dê o melhor retorno com relação à captação de votos. Por meio dela é possível entender os reais sentimentos do cidadão e assim é possível montar as melhores campanhas eleitorais.
Sabendo da importância das pesquisas eleitorais qualitativas, a seguir mostraremos tudo o que você precisa saber sobre elas para assim conseguir melhorar as suas estratégias no seu marketing político.

O que são pesquisas eleitorais qualitativas?

As pesquisas eleitorais qualitativas foram desenvolvidas pela área de ciências sociais. Como o próprio nome já indica, essa pesquisa atua mais na área da qualidade do eleitor. Essa pesquisa age de forma mais subjetiva com relação a tendência de voto do eleitor.
A pesquisa qualitativa leva em consideração informações que não são mensuráveis, são subjetivas, que mudam de acordo com cada indivíduo.
Geralmente esses dados são relacionados aos sentimentos, sensações, percepções, intenções, padrões comportamentais, pensamentos, motivações e outros dados que possam ser considerados mais subjetivos e que varia de pessoa para pessoa.
Esse tipo de pesquisa é realizado muitas vezes por meio de questionários semi abertos e com criação de determinados grupos que são focos da pesquisa.

Importância das pesquisas eleitorais qualitativas dentro de uma estratégia de marketing político

Além de entender quem é o seu eleitor é necessário entender também quais são as melhores formas de se relacionar com ele. As pesquisas eleitorais qualitativas são muito importantes justamente nesse sentido. Elas ajudam os políticos a entender como o seu público se sente e quais dores eles possuem.
É muito mais seguro você se relacionar com pessoas que você conhece do que com desconhecidos, não é mesmo?!
Sendo assim, essa pesquisa auxilia justamente nessa questão, pois há uma maior segurança na relação entre ambas as partes, já que o candidato entende como o seu público pensa e se sente e em contrapartida o eleitor se sente abraçado pelo candidato por se sentir um pouco mais compreendido.
Dessa forma, fica mais fácil conseguir montar estratégias mais assertivas que atuem de forma direta no relacionamento do candidato com o seu eleitor.
Esse tipo de pesquisa também é importante para o partido político como um todo, pois com ela é possível entender qual é o perfil político que se encontra mais adequado para determinada disputa eleitoral.
Quando um partido político lança a candidatura de uma pessoa para determinado cargo é necessário analisar diversos fatores e a pesquisa eleitoral qualitativa é muito importante nisso.
Não adianta lançar a candidatura de uma pessoa extremamente popular, mas que não tenha intimidade ou nenhuma relação com as pessoas que pensam de determinada forma e são eleitoras de um determinado partido político, por exemplo.

Como fazer pesquisas eleitorais qualitativas

As pesquisas eleitorais qualitativas geralmente são realizadas após as quantitativas. Na pesquisa quantitativa você consegue segmentar a pesquisa para um público específico, é possível definir parâmetros que auxiliem nessa especificação.
Como fazer pesquisas eleitorais qualitativas
Com isso é possível sondar o território para entender com quem você se relaciona, quem é de fato o seu público alvo. Em seguida a pesquisa qualitativa pode ser realizada para que assim seja possível entender questões mais subjetivas desse público alvo.
As pesquisas eleitorais qualitativas são feitas com a intenção de buscar entender o eleitor. Com ela é possível analisar e entender comportamentos, atos e o que motiva o eleitor a agir de determinada forma. Neste tipo de pesquisa podemos observar três etapas muito importantes para o seu processo de desenvolvimento e análise.
Uma pesquisa eleitoral qualitativa de qualidade deve incluir as etapas de preparo da pesquisa, coleta de dados e análise dos dados coletados. A partir disso é necessário seguir alguns passos para que os dados coletados sejam interessantes e possam ser bem analisados.
Além disso, é importante que você tenha certeza que a pesquisa qualitativa é a mais indicada para o seu propósito. Se em seu questionário as perguntas necessitam de respostas mais amplas, que vão além do ”sim” ou ”não”, a pesquisa qualitativa é realmente a mais indicada.
Antes de tudo é necessário decidir quem é o objeto de estudo da pesquisa. Esse objeto de estudo deve ser decidido de forma clara e bem específica, para que esse dado possa ser bem controlado. Nesse ponto será estudado e explorado os motivos que levam alguém a fazer algo.
Para te ajudar a ter uma base maior no desenvolvimento da sua pesquisa, como segundo passo você deve pesquisar referências bibliográficas que possam te servir como uma espécie de base no tema da sua pesquisa.
Depois de definir o seu objeto de estudo e ter boas referências de pesquisa, defina o tamanho da amostra a ser estudada. As pesquisas eleitorais qualitativas não dependem de um alto volume de respostas como na quantitativa, isso torna a pesquisa mais fácil e barata.
Após essas definições, defina qual metodologia você irá utilizar para coletar os dados desejados. Com isso, você terá a sua pesquisa já montada, pronta somente para coletar os dados do seu interesse de estudo.
A coleta de dados será feita a partir da metodologia escolhida. Você pode coletar informações por meio de entrevistas, observações, trabalho de campo, coleta de documentos e muitos outros. Se você optou por usar a metodologia de estudo de caso, você pode coletar os dados por meio de entrevistas ou coleta de documentos.
Depois que os dados forem coletados pelo método mais adequado, é necessário analisar as informações obtidas. Essa análise deve ser feita de modo a sintetizar os dados obtidos em respostas e teorias para a pergunta realizada. A análise de dados na pesquisa qualitativa utiliza relatórios escritos, diferente da pesquisa quantitativa.
O último passo das pesquisas eleitorais qualitativas é que tudo seja colocado no papel, mas como foi dito anteriormente, de forma escrita e descritiva.
Após o cruzamento e análise profunda dos dados, explique de forma convincente toda a sua pesquisa. Dentro desta explicação é necessário conter todos os detalhes da metodologia utilizada até à análise dos dados. Explique qual metodologia foi usada e porque, assim como também as formas de análises feitas para chegar a tal resultado.
Um ponto bem importante na parte de escrita descritiva da pesquisa é que você deve ter noção para qual público essa pesquisa está sendo direcionada. Caso você escreva a pesquisa para o público eleitor, você deve utilizar uma linguagem mais próxima desse público.
Assim como a linguagem utilizada, é necessário que haja cuidados também quanto a formatação de publicação da pesquisa. Use uma formatação adequada ao público para qual a pesquisa será enviada.

Conclusão

As pesquisas eleitorais qualitativas são muito importantes tanto para ajudar na aproximação do candidato com o eleitor, como também para auxiliar aos partidos políticos a tomar melhores decisões com relação ao lançamento de candidaturas para cargos públicos.
Assim como a pesquisa quantitativa, ela deve ser realizada em diversos momentos políticos, principalmente quando o assunto é reeleição de um determinado candidato, pois será possível perceber se a população realmente gostou do seu mandato e quais são as chances de reeleição.

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