https://republicamarketingpolitico.com.br/

Anúncios patrocinados na política: atingindo o eleitor certo

A consolidação das campanhas digitais

Anúncios patrocinados na política: atingindo o eleitor certo

O uso de anúncios patrocinados na política já é uma tendência consolidada. Sabemos que uma marca, empresa e projeto de mercado pode gerar público de maneira orgânica (através de conteúdo de qualidade) ou por meio de anúncios digitais pagos no Google e Facebook.
Anúncios patrocinados na política - atingindo o eleitor certo
As mesmas possibilidades se aplicam para as campanhas políticas, ressaltando que o uso de anúncios ou links patrocinados podem direcionar o internauta para um blog ou site oficial de campanha, cujo espaço apresenta um resumo das propostas de campanhas de cada candidato e legenda.
Antigamente, as percepções dos eleitores em potencial estavam centralizadas na TV, Rádio e Jornal impresso. Apesar das mídias tradicionais ainda terem certa relevância, vivemos em tempos de convergência de mídias e de crescimento das plataformas digitais.
Dessa forma, veículos e conteúdos disponibilizados através de blogs, sites, informativos online e conteúdo de redes sociais são diferenciais para atingir novos adeptos.

Anúncios patrocinados na política

Utilizar links e anúncios pagos na internet é uma realidade para empresas e marcas de diferentes abrangências e segmentos. A mesma questão se aplica às campanhas políticas e eleitorais.
Como destacamos no início do artigo, a percepção e decisão dos eleitores costumavam ser feitas nas salas de estar, em frente às televisões e em frente às bancas de jornais.
Atualmente, as decisões de cada eleitor são feitos cada vez mais em micro-momentos , em dispositivos móveis, nas mídias sociais.

Os micro-momentos da eleição

Cada instante, conversa, opinião e post pode mudar ou amadurecer a opinião de cada eleitor em específico.
Os micro-momentos de eleição ocorrem quando os eleitores recorrem a um dispositivo para aprender sobre um candidato, evento ou questão.

Os eleitores atuais

Atualmente, os eleitores buscam uma maneira rápida de acompanhar o burburinho das eleições e o encontraram em vídeo online, post em blogs e conteúdos relevantes em sites.

A importância dos vídeos

Os anúncios pagos também podem encaminhar para vídeos de campanha. Lembramos que desde abril de 2015, os internautas assistiram a mais de 110 milhões de horas de conteúdo relacionado a candidatos e questões no YouTube.
Esse número é 100 vezes o tempo que levaria para assistir todo o conteúdo exibido na CNN e nas redes de TV do Brasil, considerando que o território de abrangência televisionada no território norte-americano é maior do que o brasileiro.
Os vídeos ajudam os eleitores que procuram um debate, instruções sobre como votar ou a última gravação de candidato, dessa forma eles procuram o YouTube.
Além dos links patrocinados, é possível inserir anúncios em vídeos populares de terceiros através da plataforma do Google Adwords para YouTube.

Nas redes sociais

Quando falamos em anúncios patrocinados na política,  as plataformas de anúncios do Twitter e Facebook se tornaram populares. No caso do Twitter há uma forte busca nessa mídia por fontes de informações de fontes seguras. O Twitter sempre cresce em tempos de eleições.
No outro lado, o Facebook consegue abranger outras possibilidades de postagens com textos, vídeos e anúncios impulsionados.

A consolidação das campanhas digitais

A consolidação das campanhas digitais
Vale a pena pagar por anúncios patrocinados na política como forma de direcionar pessoas para o conteúdo de campanha.
É possível acompanhar através do Facebook as promessas e propostas de cada candidato. Atualmente, cada uma das principais plataformas mantém arquivos de anúncios políticos, para que possamos ver quem está direcionando determinada mensagem e projeto.
Atualmente, considerando a força da publicidade política on-line e sua crescente transparência, há uma tentação de pensar que devemos parar de nos preocupar e aceitá-la como um fato da vida digital.
Por que estamos falando nisso, pois quando o partido veicula uma campanha paga ele deve manter um conteúdo de confiança e verdadeiro nos portais e plataformas oficiais do candidato.

Evolução

A propaganda digital continua evoluindo, porém há certas lacunas entre as leis e os regulamentos que protegem as eleições e os referendos no mundo real e os que se aplicam online.
O conteúdo e a propaganda digital na área política oferecem novos campos de exploração. Ainda existem oportunidades incalculáveis ​​de executar campanhas obscuras com financiamento de quem sabe onde, porém partidos e candidatos que não queiram perder o mandato no futuro devem ser transparentes.

O futuro

Com ou sem os anúncios patrocinados na política, em determinada eleição futura, os partidos políticos usarão as ferramentas do Facebook para direcionar anúncios a eleitores suscetíveis e cuidadosamente selecionados em círculos eleitorais marginais.
Nos últimos tempos, os projetos bombardeiam os eleitores com mensagens pré-testadas e não saberemos como eles selecionam esses eleitores ou como adaptam suas mensagens com base nas respostas.

O investimento

É fundamental saber que a verba aplicada nesses tipos de anúncios deve ser informada nos gastos oficiais de campanha.
Mesmo que os partidos gastem quantias significativas em um pequeno número de eleitores em um grupo seleto de constituintes, é altamente improvável que parte desse dinheiro seja alocada para o próprio eleitorado.

O projeto de campanha atual

Todo projeto de campanha abrange aplicações no mundo digital para gerar proximidade e engajamento.
Atualmente, a publicidade digital pode ser parte integrante de qualquer campanha moderna, e está se tornando mais aberta e familiar, mas ainda há muita coisa que deve mudar antes que possamos parar de nos preocupar.

Comportamento

Atualmente, os eleitores de todas as idades – e não apenas jovens – recorrem ao YouTube em seus momentos de dúvida.
No Reino Unido, por exemplo, cerca de 59% das pessoas que recorrem ao vídeo on-line para saber mais sobre os candidatos têm menos de 35 anos, uma em cada quatro tem mais de 45 anos.

Identificando os micro-momentos

Ao saber identificar os micro-momentos é possível antecipar o comportamento do eleitor e antecipar até mesmo as suas dúvidas mantendo o timing das informações de conteúdo do candidato.
É importante estar sempre presente abordando os assuntos e demandas da atualidade. As tendências de vídeo on-line do candidato devem revelar sobre os micro-momentos dos eleitores
Estar presente em relação aos eleitores em micro-momentos críticos significa saber o que eles estão procurando.
É fundamental identificar demandas reais, necessidades e projetos que a região precisa. É indicado a obtenção de  um mapa dos desejos e necessidades dos eleitores no que diz respeito ao vídeo, usando o Google Trends e filtrando assuntos pelo YouTube.

O compartilhamento

Ao saber o que os eleitores querem avalie se há conteúdo de vídeo para responder às perguntas deles, saiba se os textos de sites, blogs e vídeos no YouTube atendem às perspectivas dos eleitores em potencial.
Dessa forma, os anúncios patrocinados na política do partido podem direcionar as pessoas para esse tipo de conteúdo.

Etapas iniciais

Na criação de uma campanha online, por exemplo, o candidato e o partido podem criar um anúncio em vídeo em movimento sobre o problema abordado.
Posteriormente, a campanha pode usar recursos de segmentação padrão para tentar alcançar os eleitores que possam estar interessados ​​no problema a ser abordado através de textos, posts curtos e vídeos.

Feedback

Diferente das propagandas de TV, quando a campanha mantém anúncios patrocinados na política em YouTube é possível receber feedback imediato e saber se espectadores pularam o anúncio ou optaram por assisti-lo.
Com base nesse feedback, as campanhas podem ajustar os anúncios TrueView no meio do investimento dos anúncios.
Considerando as prévias das campanhas presidenciais dos EUA, por exemplo, na época o Wall Street Journal observou a campanha de Ted Cruz através de anúncios TrueView, possibilitando avaliar o paralelo mais próximo do poder de persuadir os eleitores oferecidos pelos anúncios de TV clássicos, porém com mais segmentação de público.

Seja útil

O link ou anúncio patrocinado deve ser útil para as pessoas. No caso de blogs, conteúdo para redes sociais e vídeos, a utilidade da temática é fundamental para a apresentação do candidato.
Sabemos que o tempo todo, principalmente, quando se trata de micro-momentos.
Os eleitores não querem apenas o conteúdo certo, eles querem e buscam agora. Mesmo que  os micro-momentos possam acontecer a qualquer momento, vemos picos de interesse nos principais momentos da tomada de decisões.

A classificação de conteúdos

Mesmo usando anúncios, verifique a classificação que os eleitores e leitores dão às postagens e vídeos de candidatos. É importante verificar se determinado anúncio gerou aumento de audiência no blog e no canal oficial do candidato.
Geralmente, essas classificações e audiências são baseadas em dados públicos, podendo indicar quais assuntos, títulos e tags foram mais acessados.

O estudo de compartilhamentos

O estudo de compartilhamentos
Em certos casos os anúncios patrocinados na política podem incentivar também o compartilhamento. Através de gráficos profissionais geradas nas redes, é possível mostrar o tempo de exibição antes, durante e após o acesso.
Geralmente, em nível de compartilhamento, o imenso volume é motivado pelas pessoas que vieram ao YouTube para acompanhar vídeos de debates recentes, posteriormente, temos o envolvimento com debates nas redes sociais.

As tendências

Dessa forma, não são apenas os eventos políticos, como debates e discussões, que estão moldando as tendências do tempo das eleições. As conversas culturais também despertam micro-momentos dos eleitores.

A realidade de campanha

Nos dias atuais, durante uma campanha eleitoral, certos candidatos estão saindo na frente desses micro-momentos com conteúdo relacionado a eventos ou questões, combinado com anúncios mais direcionados.
Quando acontece um problema real no país ou cidade, é fundamental que o candidato faça vídeos apresentando a sua postura e quais soluções aplicaria caso fosse empossado no cargo de executivo e distribuir o vídeo através de anúncios patrocinados na política.
Saber abordar sobre um momento de tomada de decisão cria esses vídeos que podem ter significado a diferença entre a dúvida e escolha do eleitor.

A influência

O candidato precisa saber influenciar a opinião do eleitor no micro-momento e no processo de criação de engajamento com o eleitor.
Já abordamos sobre compreender a respeito do que os eleitores estão procurando nos micro-momentos das eleições e quando esses momentos ocorrem mais.
Porém, quem carrega mais influência nesses momentos? Mais da metade dos usuários diários do YouTube, entre 18 e 49 anos, por exemplo, afirmam que suas opiniões pessoais (incluindo a personalidade política) foram influenciadas pelos criadores do YouTube.

O poder do YouTube

Nas últimas eleições, os candidatos e políticos experientes aproveitaram a influência dos criadores do YouTube, fazendo entrevistas com eles ou fazendo parceria em vídeos para compartilhar o diálogo.
Nos últimos tempos, criadores de conteúdo do YouTube entrevistaram o presidente Obama após os dois últimos discursos do Estado da União. E nesta temporada eleitoral, os políticos estão agindo mais como os próprios criadores.

E onde entra o anúncio?

Quando o candidato possui conteúdos fortes que correspondem às necessidades dos eleitores, fica mais fácil orientar os anúncios patrocinados na política.
Na criação de vídeos abertos, por exemplo, os criadores mais influentes do YouTube ouvem perguntas do público e criam conteúdo que as responde. Os políticos mais influentes do YouTube também.

E os comerciais de TV

A televisão ainda tem sua importância, mas os anúncios de TV políticos ainda funcionam?
As tendências do YouTube mostram que o vídeo on-line agora é uma aposta para campanhas políticas. Em nosso mundo conectado, o vídeo trabalha mais quando responde a uma necessidade ou desejo que os eleitores experimentam nos micro-momentos das eleições.
A TV continuará tendo uma importância significativa. Entretanto, investir em anúncios no YouTube pode ser uma boa orientação de campanha, especialmente com o aumento do consumo de vídeos na plataforma pelos brasileiros. Não fique refém da TV. Use anúncios no youtube.

A importância do tempo

A importância do tempo
Enfatizamos que os micro-momentos das pessoas estão moldando o eleitorado. Ainda não conseguimos esperar para descobrir qual candidato ganhou mais micro-momentos nos últimos tempos de modo abrangente.

Conclusão

Portanto, o uso de anúncios patrocinados na política ajuda a influenciar um debate político e os eleitores. O uso de anúncios deve ser  projetado por consultores políticos e equipe de campanha política de forma ordenada e estratégica .
Recentemente, perante o poderio das internet, certos países restringem o uso da mídia de transmissão para transmitir mensagens políticas.
Em países como Irlanda e Reino Unido, os anúncios pagos são proibidos, no Brasil ainda há algum tipo de liberação para impulsionamento. Nos EUA, há um mercado muito livre para transmissão de mensagens políticas. O Canadá permite transmissões políticas pagas.
Dessa forma, é fundamental ter conteúdo de campanha para posteriormente, ampliar o seu alcance através de anúncios pagos e segmentados. Esta estratégia deixou de ser uma tendência e hoje é uma realidade em pleitos em todo o mundo.
Utilize bem as redes sociais na sua campanha. Abaixo compartilho uma entrevista sobre a utilização das mídias sociais que dei para a Rádio Band News. Aproveite!

Cadastre-se