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Como melhorar a comunicação política com mídias sociais!

Melhorar a Comunicação Política

Realizar uma campanha política na internet e, principalmente, nas redes sociais exige um conjunto de estratégias de marketing digital político. Para melhorar a comunicação política através das mídias sociais, não basta somente abrir e administrar um perfil do candidato durantes as eleições, é necessário que ele também seja um influenciador digital.

Da mesma forma que um produto deve encantar o seu público, o candidato a um cargo eletivo deve, durante as eleições, elaborar propostas que sejam de fato possíveis de serem cumpridas e que correspondam às necessidades da população.

Esse compromisso deve fazer parte do conteúdo que o candidato vincula nas mídias sociais.

Como melhorar a comunicação política

Entre os anos de 2008 e 2016, a partir da campanha de Obama para a presidência dos EUA, as redes sociais mostraram ter um forte impacto durante as eleições em diferentes países, incluindo no Brasil.

Porém, nas últimas disputas políticas, implementar estratégias de comunicação política nas redes sociais e de conteúdo se tornou numa tarefa obrigatória.

Anteriormente, implementar ações de comunicação utilizando plataformas e aplicativos de mídias sociais era visto como algo alternativo.

Mas com o crescimento de usuários de internet em todo o mundo, incluindo o crescimento da internet mobile em Smartphones, os candidatos começaram a enxergar o eleitor no outro lado da tela, presente nas mãos do cidadão.

Como usar as mídias sociais na comunicação política

Melhorar a Comunicação Política - Redes Sociais

Sem um objetivo claro de campanha torna-se mais difícil elaborar um conjunto de ações estratégicas, para aprimorar a comunicação política digital do candidato, é a partir dos objetivos, propostas e diálogos que o candidato possui com os eleitores, que a campanha começa a ganhar corpo.

A comunicação digital deve ser alimentada a partir de um roteiro, que corresponda ao forte perfil do candidato e às propostas contundentes que ele apresenta para as demandas da sociedade.

Desenvolva os textos e as imagens de campanhas que serão veiculadas na timeline das redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Boa parte do conteúdo pode ser proveniente do blog oficial que o candidato já possui na internet, das gravações de vídeo e entrevistas concedidas.

É importante aproveitar o histórico público que o candidato possui para narrar as causas e as lutas que o candidato defende.

Utilize uma linguagem coloquial e de fácil entendimento para todas as classes sociais da sociedade. No caso das imagens, mantenha a logomarca da campanha, sempre presente no material visual e nos geradores de caracteres dos vídeos editados.

Realizar postagens para melhorar a comunicação política

É necessário postar mensagens de forma espontânea para um público muito grande, sempre buscando a autenticidade do conteúdo, mesmo em casos de explanar propostas sobre assuntos polêmicos como aborto, drogas e segurança pública.

As postagens devem ser regulares, principalmente, diárias para manter os eleitores e a imprensa informada.

Porém, as postagens devem ser planejadas e podem seguir a agenda oficial de campanha. Por exemplo, se no dia anterior, durante um debate político na televisão, o candidato ficou marcado pela sua defesa contra o aborto, certamente, a sua proposta contra o aborto será comentada e analisada pela imprensa digital minutos depois e nos dias seguintes.

Aproveite o momento para postar o conteúdo formal redigido pelo próprio candidato em seu projeto de campanha sobre este assunto e poste rapidamente nas redes sociais.

Por outro lado é aconselhável planejar quais assuntos serão postados no dia seguinte, mas mantenha espaço para postagens urgentes para ajudar a defender a imagem do candidato caso ele seja atacado publicamente por terceiros.

Presença nas mídias sociais

As pessoas ainda utilizam muito o Twitter e o Facebook para buscar informações, debates opiniões com amigos e estranhos nas mídias sociais e compartilhar novas notícias.

Acompanhe o movimento dos seguidores de seu candidato nas redes sociais e mantenha a imagem e o discurso de campanha sempre presentes e atualizados.

Monitore e evite as Fake News

As notícias falsas são facilmente disseminadas através das mídias sociais. Para melhorar a comunicação política é importante monitorar se há alguma notícia falsa acusando o seu candidato e desminta imediatamente através de uma postagem formal na timeline.

Nesses casos o candidato pode gravar um vídeo para esclarecer o tema e aproveitar a audiência digital para apresentar suas propostas verdadeiras.

O lado positivo da mídia social na campanha política

Apesar dos riscos da superficialidade que a internet pode oferecer durante a campanha política, o uso da mídia social ainda apresenta o lado positivo de você transmitir a sua própria mensagem para as pessoas sem intermediadores.

Através das mídias sociais, as ações podem melhorar a comunicação política da seguinte maneira:

  1. Corrigir a declaração do candidato publicada de forma manipulada em determinada revista, jornal e site.
  1. Engajar os eleitores através de uma causa coletiva que o candidato consiga representar como o combate à fome, à corrupção e à violência.
  1. Aproximar o candidato do eleitor através de vídeos e chats ao vivo.
  2. Retransmitir debates e sabatinas realizadas por empresas midiáticas na timeline da rede social oficial do candidato.
  1. Analisar a opinião dos seguidores das páginas nas mídias sociais.

Use hashtag #

Melhorar a Comunicação Política - Use Hashtags

No Twitter, no Facebook e Instagram é possível criar palavras-chave de acesso para o seu conteúdo colocando a hashtag (símbolo do jogo da velha do teclado #) antes de determinada palavra, as hashtags mais populares sempre estão relacionadas aos assuntos mais comentados nas mídias sociais.

Crie uma hashtag com o nome de seu candidato e utilize as que, porventura, o grande público já tenha criado para ele, para expressar opinião informativa e positiva.

Analise as hashtags dos candidatos concorrentes e use somente as hashtags que tratam de assuntos gerais como “#política”, “#eleição2022”, “#MeuCandidato”, entre outras.

Depois da eleição

Caso o seu candidato tenha sido eleito, ele poderá continuar utilizando as mesmas redes sociais para manter a população informada sobre os seus atos e opiniões.

Quando o candidato não é eleito, é importante que ele continue atualizando o seu blog e suas mídias sociais a respeito da situação política e econômica de seu país.

Manter os seus seguidores informados, manterá uma taxa residual de comunicação para as próximas eleições, caso ele se candidate novamente.

Fique por dentro de tudo que acontece no marketing político, confira as novidades do nosso site e melhore sua comunicação política de maneira eficaz.

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