https://republicamarketingpolitico.com.br/

Como construir sua reputação sendo novo na política?

É bem complicado competir com peixe grande, não é mesmo? Quando temos a reputação x inexperiência, como proceder? Quando se é novo na política a ação mais importante é construir a sua reputação com o eleitor e não tentar concorrer com os veteranos logo de cara.

Quando pensamos em reputação automaticamente imaginamos alguém com experiência e know how. É algo que precisamos lutar contra quando somos novos no ramo e precisamos disputar espaço com os conhecidos políticos de carreira.

E como fazer isso?

 

Primeiro passo: Seja honesto.

Não invente uma trajetória política que não existe. Você é inexperiente, assuma isso!
Entretanto, você não veio de lugar nenhum, sua profissão, seus feitos pela sociedade, sua expressão na sociedade, até mesmo sua família são uma forma de fortalecer uma imagem de integridade e respeito.

Coloque seus amigos para advogarem a seu favor nas rodas de amigos incomuns, no trabalho, na mesa de bar. Crie militantes ao seu redor. Fortaleça seus laços, estreite relacionamentos.

E, principalmente, dê sua cara à tapa! Seja claro: Sou inexperiente sim, mas cheio de gana, vontade e conhecimento.
Seja a novidade que o eleitor busca.

 

Segundo passo: Demonstre vontade de ajudar.

Se você não tem a trajetória à seu favor, crie expectativa. O eleitor quer esperança de um futuro melhor. Seja essa esperança. Como dito no tópico anterior, você precisa ser o candidato que o eleitor busca, aquele que traz esperança de um futuro melhor.

Deixe claro a vontade que você tem de ajudar e quais serão os meios pelos quais você vai conseguir fazê-lo.
Tenha um planejamento para cada conquista que pretende alçar, saiba explicar os meios para aquele fim. Tenha conhecimento dos problemas daquele público-alvo e busque informações densas.

Promessas sem fundamentos não são uma boa escolha, lembre-se disso.

 

Terceiro passo: Vá para rua.

No segundo passo eu disse que você precisa conhecer os problemas do seu eleitor-alvo, e a melhor forma de fazer isso é concentrando sua campanha no contato pessoal com o eleitorado.

Converse, ouça, compre suas brigas, lute pelos ideais deles. Esteja presente no dia a dia dele e seja conciente dos problemas que mais os aflige. Invista em pesquisas qualitativas, enquetes nas redes sociais, encontros e passeatas.

Esteja com o povo e para o povo.

 

Quarto passo: Maximize seu ponto forte.

Absolutamente todo candidato tem um ponto forte. Coloque holofotes no seu ponto.

Seja ele qual for, desenvolva-o, mostre como isso pode ser um diferencial entre você e o seu adversário. O que te diferencia do seu opositor? O que te torna especial e/ou melhor que seu adversário? Deixe isso bem claro!

 

Quinto passo: Saiba onde pisa

Não baixe a guarda, proteja suas falhas e esteja pronto para atacar. Certamente você pesquisará os pontos fracos do seu adversário. Tenha certez que ele fará o mesmo contra você. Por isso esteja um passo a frente e se autoanalise.

Pesquisar  as suas falhas permitirá que você preveja os riscos e calcule a rota, caso aconteça, e conhecer as falhas do adversário auxiliará a traçar um ataque mais eficaz.

 

Siga esse artigo para ter uma boa reputação no meio político, mas não se prenda apenas a esses cinco passos. Continue estudando, constantemente…

Para saber mais sobre construção de narrativa, ouça esse episódio do nosso podcast. Tenho certeza que contribuirá muito para sua campanha.

 

Cadastre-se