Muitas pessoas querem alcançar um cargo político para melhorar sua comunidade, mas vencer uma eleição é uma tarefa árdua e a campanha deve ser bem pensada, para ajudar você, iremos ensinar como planejar uma estratégia política. Confira um passo passo que poderá fazer toda a diferença em sua próxima campanha.
Primeiro Monte sua Equipe
Uma campanha política é um esforço conjunto de várias pessoas, todos têm que trabalhar para que as ideias do candidato sejam ouvidas e aceitas pela população.
Uma boa equipe conta com pessoas diferentes, cada uma com uma habilidade útil, já que várias pessoas fazendo a mesma coisa apenas encarece sua campanha sem melhorar os resultados.
Outro quesito importante é procurar pessoas de confiança, pois cada integrante da sua equipe será crucial para a vitória ou derrota, se tiver uma pessoa que não é confiável, pode acabar com toda sua campanha eleitoral.
Na hora de planejar uma estratégia política deve-se pensar nas pessoas que irão executar algumas ações, como por exemplo:
- Coordenador geral da campanha: É essa pessoa que vai controlar toda a campanha, todas as outras áreas serão gerenciadas por ele, logo deve ser uma pessoa com experiência política e boa capacidade de gerencia.
- Coordenador financeiro: É um dos cargos de maior confiança no grupo, já que é ele que vai gerenciar estratégias para angariar fundos de campanha e controlar todas as finanças para prestar contas após as eleições.
- Coordenador de marketing: O marketing político vai cuidar da forma como as pessoas se identificam com o candidato, irão cuidar das propagandas, dos veículos digitais e de todas as estratégias para atrair os eleitores.
- Coordenador de pesquisa: Essa é a pessoa que vai ficar de olho nas pesquisas e traçar novas estratégias para melhorar a classificação do candidato.
Cada pessoa na equipe é importante, sem uma boa equipe é quase impossível conseguir um bom resultado nas eleições.
Segundo passo para planejar uma estratégia política – Conhecer seu público.
Após definir a equipe é necessário conhecer o eleitorado, nessa etapa é importante conversar com a população de interesse e realizar pesquisas.
Dessa forma você fica por dentro das necessidades da população, o que eles acham mais importante resolver e consegue montar uma proposta mais próxima ao pensamento do eleitor.
Logo, a equipe deve focar em descobrir algumas informações dos eleitores, como:
- O que interessa para as pessoas daquela região?
A população local conhece os problemas da comunidade melhor do que qualquer outra pessoa, eles vão falar que as estradas precisam de reformas, as escolas dos filhos precisam de uma nova biblioteca e fazer outros pedidos que podem ser cruciais em sua campanha.
- O que agrada e o que desagrada a população no governo atual?
Mesmo que você seja oposição do governo atual, deve saber identificar as propostas que foram boas para a população e continuar implementando-as e descobrir o que desagrada o povo para não cometer os mesmos erros.
- O que os eleitores pensam do candidato?
Para planejar uma estratégia política é necessário saber como é a imagem atual do candidato, quais os pontos negativos que ele tem que reverter e os pontos positivos que deve explorar, não adianta ter ótimas propostas se a população não confia no político.
Para levantar essas pesquisas e dados você pode montar uma equipe de pesquisa, contratar empresas especializadas no assunto, realizar pesquisas online e etc.
O importante é conhecer as demandas da população para montar uma proposta que atenda as necessidades de toda a comunidade.
Agora é hora de realizar as propostas
Neste momento você já tem uma equipe competente e sabe o que a população quer, então é necessário colocar todas essas informações em uma proposta e definir qual será a imagem do candidato, lembre-se, as pessoas votam em quem elas se identificam.
A imagem do candidato deve seguir os costumes do seu público-alvo, um político conservador não deve aparecer com uma imagem mais liberal, pois vai irritar os eleitores conservadores e, também, os liberais.
Após definir a imagem do candidato, o próximo item para planejar uma estratégia política é criar as propostas, para isso deve-se reunir todas as informações da etapa de pesquisa e selecionar os temas mais importantes para aquela comunidade.
Depois disso, definir ações para resolver os temas e melhorar a vida das pessoas, é importante ser claro aqui, para que todos possam entender seu pensamento e apoiar suas ações.
Além disso, é necessário que as propostas sejam reais e que a vida pessoal do candidato demonstre que ele está comprometido com aqueles temas.
Por exemplo, se um dos problemas for o lixo jogado na cidade, ver o político jogando lixo na rua não será bom para a sua imagem.
O próximo passo é saber quem são os seus eleitores
Agora que suas propostas já estão chamando a atenção dos eleitores é necessário montar uma base de dados, ou seja, armazenar as informações de quem está seguindo você, quem quer receber novidades sobre a campanha e informações sobre o candidato. Essa etapa é fundamental na hora de planejar uma estratégia política.
Para isso é bom montar um sistema de cadastramento de e-mail, assim o eleitor que se interessa por sua campanha vai receber e-mail marketing e compartilhar as informações recebidas.
Porém vale lembrar que é ilegal comprar listas de e-mails prontas, o modo honesto e mais eficiente é fazer com que as pessoas se cadastrem por espontânea vontade.
Último passo – Apostar no marketing digital
A internet possibilita que você se comunique diretamente com seu eleitorado, então é essencial definir estratégias online para buscar conteúdos para redes sociais, sites e blogs. Aposte em um Planejamento de Marketing Político Digital.
Assim a quantidade de pessoas atingidas por sua campanha será maior e, consequentemente, vai conquistar mais votos.
Descubra mais sobre estratégias de campanha eleitoral
Seguindo esses passos para planejar uma estratégia política permite que você entenda melhor seus eleitores e se comunique de forma mais eficiente com eles.
Além disso, o planejamento serve de guia para organizar o cronograma eleitoral e, também, saber o que deve ser feito quando eleito, as propostas têm que sair do papel para as pessoas acreditarem que votaram certo.
Continue acompanhando nossos conteúdos e conheça mais sobre estratégias para a campanha e como melhorar sua imagem com o marketing digital para as próximas eleições.