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O Discurso Perfeito

Sabemos que os seres humanos se conectam com histórias, sejam essas emocionantes, desafiadoras, instigantes… Na trajetória política o desafio é nos conectarmos com o público, com o eleitor. Como compor um discurso perfeito?

Os discursos eleitorais são uma excelente oportunidade de fazê-lo. E como os discursos eleitorais podem ser planejados para influenciar os eleitores em sua opção de voto?

A perspectiva aqui assumida é que os discursos políticos são fundamentalmente histórias, que têm uma estrutura narrativa profunda e que, portanto, contam histórias. A história do candidato.

Nessas histórias narram-se fatos que aparecem o líder político, os cidadãos, os valores com a nação, o progresso ou a liberdade, objetivos a serem alcançados e missões a cumprir.

Nos discursos eleitorais há diferentes questões fundamentais, por exemplo:
– qual é a estrutura fundamental dos discursos eleitorais?
– que tipo de recursos discursivos eles utilizam?
– como esses recursos se relacionam entre si?
– como os discursos eleitorais podem afetar motivações, atitudes e ações dos eleitores?

O discurso eleitoral é uma poderosa ferramenta na definição dos mapas das forças políticas que ocorrem em diversos países.
Uma história bem contada une ou segrega forças, cidadãos e/ou setores específicos.

O desafio não é apenas narrar uma história, mas manter a relação pessoa política e cidadã coesa. É conectar sua história pessoal com a sua história política. É tornar seu objetivo de vida e trabalho um só, conectado aos objetivos e anseios do seu eleitorado.

Principalmente quando falamos de discursos políticos. Não basta falar bem. Existe uma sequência de fatos que devemos levar em consideração ao produzir um discurso político.
O principal fator a levar-se em conta é o receptor

Quanto o seu discurso impactará a vida dele? É realmente significativo e relevante esse tema?

Pensando nisso, listei abaixo seis pontos importantes para pensar antes de montar um discurso:

1. Por que você está aqui?

Esse é o momento de você explicar a razão pela qual você optou por uma carreira pública. Conte para o eleitor o motivo que te levou pra esse lugar em específico. Seja detalhista, porém evite ser prolixo.

2. Conte uma história ou anedota.

Já disse que nós, seres humanos, adoramos uma história. Tente expor seu ponto de vista através de uma.

Conte um caso que aconteceu de verdade, uma experiência da sua gestão. Foque em manter a atenção do eleitor na sua história.

3. Como você pode resolver esse problema?

Via de regra o político é visto como um solucionador de problemas. Então, mostre para o seu eleitor em potencial quais são as suas qualidades e como você pode ajudar a solucionar os problemas existentes naquela região. Para isso, é claro, que você precisa conhecer previamente os anseios daquela população em questão. Quais são problemas e a prioridade de resolução deles.

 

4. Seja a voz da esperança.

Além de esperar solução de problemas, o eleitor deposita a sua esperança no candidato. Você precisa demostrar que se preocupa com as mazelas daquele povo, mostre que além de ser capacitado para resolver os problemas você QUER resolvê-los.

5. O que está no seu caminho?

Neste ponto o eleitor já foi conquistado por suas propostas e história. Chegou o momento de expor a sua fraqueza. Mostre quais são as dificuldades que você enfrentará nessa gestão, exponha a sua vontade de vencer esses desafios e tente conquistar o apoio do eleitor para enfrentar o que está entre você e a solução desse problema.

6. Feche o negócio.

Agora que você já expôs sua vontade, demonstrou o seu interesse em resolver os problemas daquele povo, chegou a hora de pedir ajuda. Peça ajuda para conquistar esse lugar onde você poderá ajudar a solucionar essas questões. Nesse momento peça o voto!

 

 

Saiba mais sobre comunicação neste episódio do nosso podcast:

https://open.spotify.com/episode/7uVc8TtYcoADpG0MAnBPkA?si=-L3eE71JSECWGbGNoLVH_Q

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