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Como montar a equipe ideal?

Sempre bato na tecla de como é importante ter uma equipe qualificada atuando em diversas frentes para obter um resultado satisfatório nas urnas. Como montar a equipe ideal? Sabemos que selecionar um profissional para trabalhar em campanhas é uma tarefa muito difícil, mas será que dá para simplificar?

Tudo numa campanha corre rápido demais, o tempo é o inimigo número um dos candidatos e escolher um colaborador errado pode comprometer muito desse tempo tão precioso.

Hoje eu trago uma lista de características fundamentais para cada um desses colaboradores, tanto para você que está organizando uma equipe de campanha quanto para você que é profissional de uma dessas áreas:

Assessor de imprensa/comunicação:

O assessor de comunicação lida diretamente com a imagem do político, a reputação e o bom relacionamento com a impressa. Este profissional está constantemente em contato com veículos de comunicação e imprensa, para isso precisa:

  • prezar pelo bom relacionamento, ser carismático;
  • formações de preferência: jornalismo e relações públicas;
  • ter noções de estratégia;
  • fazer a leitura de métricas e resultados de redes sociais;
  • conhecer as técnicas de SEO e boa escrita.

Consultor em Marketing (estrategista):

É o profissional que coordena as estratégias da campanha e trabalha diretamente com as relações do político, precisa ser especializado em comunicação pública, política e eleitoral. Além disso, espera-se que o estrategista deve:

  • ser analítico;
  • sempre criativo;
  • tenha familiaridade com o digital;
  • possua visão estratégica;
  • mantenha-se atualizado;
  • ter alta capacidade de liderança;
  • manter o foco no candidato;
  • dominar as estratégias de marketing.

Analista (gestor) de tráfego:

Este profissional é responsável por planejar, criar, gerenciar e monitorar campanhas pagas. É imprescindível a este colaborador a característica analítica, pois vai fazer a interpretação de todos os dados relacionados ao tráfego e apresentar insights e informações preciosas para as estratégias, quanto aos públicos e conteúdos trabalhados. As características necessárias ao analista de tráfego são:

  • organização;
  • olhar analítico;
  • manter-se atualizado;
  • conhecimento das ferramentas de Facebook Ads e Google Ads (diferencial Twitter, TikTok e LinkedIn);
    ser um especialista em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo;

O Social Media, ou Analista de Redes Sociais:

É o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais. Para manter as redes do político alimentadas é preciso desenvolver um calendário de postagens, possuir habilidade e técnicas de produção de conteúdos personalizados para cada plataforma. Bem como, é importante saber ler os dados e identificar o que funciona ou não para melhorar as métricas estabelecidas.
O social media precisa:

  • dominar a língua portuguesa;
  • realizar planejamento estratégico das postagens;
  • ser organizado e disciplinado;
  • olhar analítico;
  • manter-se atualizado.

O designer:

Profissional responsável por criar o material visual do político. De cards para as redes sociais a materiais para impressão, como: santinhos, adesivos, bótons…
Para esse profissional esperamos as seguintes características:

  • criatividade;
  • bom senso estético;
  • Trabalho em equipe;
  • atualizado;
  • habilidade com as ferramentas específicas da área;
  • estilo próprio.

Audiovisual:

O profissional de audiovisual faz roteiros, captação de imagens e edição para os projetos de campanha e para veiculação nos formatos adequados de cada rede social.
Desse profissional esperamos:

  • conhecer as características das várias redes e para TV;
  • proatividade;
  • bom senso estético;
  • saber transformar ideias em imagens;
  • criatividade;
  • conhecimento das tecnologias;
  • conhecimento aprofundado em fotografia, filmagem e edição.

 

Espero que esses perfis profissionais lhe ajudem a montar a sua equipe dos sonhos. E, caso você já a tenha, que tal compartilhar esse conteúdo com cada um deles para relembrá-los de suas funções, motivá-los quanto à sua importância dentro do seu time…

 

Ouça um pouquinho mais sobre campanhas no nosso podcast:

 

 

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