Saber se comunicar é importante nos dias atuais, principalmente, para representantes de empresas, artistas e políticas. A pessoa pública que lida com o público o tempo inteiro precisa do media training para se manter conectado de forma sadia com a mídia.
O mídia training ao pé da letra significa “treinamento de mídia”. É um processo de aprendizado que ajuda a preparar a pessoa a se relacionar melhor e se comunicar melhor com a mídia.
Quando falamos em se comunicar bem com a mídia nos referimos aos jornalistas, publicitários e demais influenciadores na área de comunicação.
O que é media training?
O media training se refere a um treinamento intensivo, geralmente, mantido e ministrado por profissionais de comunicação para porta-vozes, artistas, políticos e representantes de empresas públicas e privadas.
Profissionais como jornalistas e publicitário possuem alto conhecimento em técnicas e recursos que auxilia no posicionamento e apresentação. Os cursos de media training apresentam conteúdo teórico e prático.
Além da capacidade de saber falar e ouvir, é treinado a habilidade abordagem de temas, de raciocínio rápido e avaliação de postura corporal e verbal.
Importância do media training
O media training oferece vários benefícios para o indivíduo que necessita revisar sua forma de se apresentar e responder às questões de forma expositiva.
Por exemplo, em situações de crise num determinado governo ou empresa, o media training ajuda a como responder às demandas urgentes que requerem soluções rápidas.
Em casos de crise, prepara o profissional a lidar com adversidades sem prejudicar a imagem da pessoa.
O media training na política
Esses conhecimentos teóricos e práticos de media training são essenciais para candidatos a cargos eletivos durantes as eleições. As técnicas de media training ajudam o candidato a saber manter o seu posicionamento durante uma entrevista.
Mesmo depois de eleito, o político pode utilizar as técnicas de comunicação para melhorar a comunicação de seu governo na área interna e externa.
É comum a impressa veicular declarações equivocadas ou baseadas em desentendimentos para questionar a veracidade de uma campanha política ou de um governo.
O treinamento do media training
O processo treinamento do media training abrange simulações de entrevistas, estratégias de respostas perante as câmeras e a função da imprensa sobre determinada área.
Benefícios do media training
O media training apresenta diferentes níveis de conhecimento teórico e prático, incluindo as técnicas de locução e oratória, a dinâmica jornalística, a imagem que pretende representar, hora da entrevista, construir um bom relacionamento com os jornalistas.
Instruções do media training
O media training para funcionar exige treinamento a respeito de diferentes assuntos e situações. É importante saber selecionar os tipos de perguntas que a imprensa pode fazer, sejam elas agradáveis ou não. Caso o entrevistado não saiba a resposta, por exemplo, ele pode buscar uma saída dando uma resposta a uma questão similar.
Clareza
Ao ser entrevistado, é importante que tenha a capacidade de dar respostas diretas através de frases curtas evitando gírias e jargões. É importante também utilizar linguagem coloquial de fácil entendimento de todos.
Tenha cuidado
É indicado ter cuidado com tudo que o entrevistado diz em off, mesmo não sendo gravado naquele momento. Atualmente, é comum jornalistas, mesmo fora do estúdio, manterem seus celulares ligados para gravar opiniões soltas de candidatos políticos a cargos eletivos, presidentes de empresas e celebridades.
Linguagem corporal
Se a pessoa pede calma e mantém o corpo agitado, ninguém acreditará no que ela está falando. É importante ter cuidado também com a linguagem corporal, pois o corpo fala.
Mantenha um postura corporal elegante e equilibrada para atrair a atenção das pessoas.
Tenha educação
No caso de um artista ou de um candidato político, é o indivíduo que precisa da imprensa e não o contrário. É importante tratar bem os jornalistas e demais profissionais de comunicação e manter um bom relacionamento com eles.
Dom natural ou treinamento?
Existem pessoas que possuem a habilidade natural de saber se expressar durante uma entrevista e se apresentar em público. Outras necessitam de treinamento para controlar excessos na comunicação ou saber perder a timidez.
Porém, todos precisam treinar para enxergar possíveis armadilhas que determinados jornalistas podem jogar numa determinada pergunta. Isso acontece, principalmente, numa entrevista de cunho político.
Mesmo tendo dom e talento nato, é importante treinar para conseguir se expressar de forma adequada em determinadas situações e conseguir apresentar o seu ponto de vista.
O planejamento do media training
O media training também requer treinamento. Muitas vezes, antes de uma entrevista é necessário que o indivíduo desenhe uma estratégia dos assuntos que ele pode acrescentar em suas respostas.
Para fortalecer a estratégia é indicado realizar um briefing. Ou seja, antes de conceder a entrevista, a mesma pode ser solicitada pelo jornalista do veículo ou pelo assessor de imprensa.
O briefing deve apresentar um resumo do pedido da entrevista, descrevendo o tema da matéria, a intenção do jornalista e o veículo. É necessário identificar qual é o público do veículo.
Dicas fundamentais do Media Training
Uma das dicas mais importantes e fundamentais do treinamento de mídia é o indivíduo ser ele mesmo, valorizando suas raízes e traços culturais. Ser autêntico é importante para demonstrar naturalizada. O treinamento destrava a pessoa seja no campo emocional, intelectual e comunicacional.
Saber falar em público é essencial para quem trabalha em empresa pública e privada, para candidatos a cargos eletivos, políticos ocupantes de cargos e já eleitos, porta vozes de empresas, eventos e simpósios , entre outros profissionais.
Em outras palavras
Independente da atividade profissional todo os cidadãos deveriam ter aulas de media training nas universidades. Sabemos que falar em público é uma exigência que pode surgir repentinamente em nossas vidas.
Portanto, o treinamento em media training ajuda a controlar o nervosismo e a ansiedade na hora de falar em público e dar declarações no decorrer de uma entrevista.
Saber falar e saber ouvir é uma das principais regras da comunicação. As pessoas precisam estar preparadas para para se apresentarem bem em público em diferentes situações. O treinamento ajuda a responder bem às questões que o público quer ouvir e a posicionar melhor a sua imagem.