O marketing digital para políticos está se tornando cada vez mais profissional e específico.
O marketing digital é uma tendência indiscutível. São diversos os campos que o utilizam atualmente, em infinitas maneiras de aplicação. Uma delas, que está em crescimento constante, é o marketing político digital. O grande trunfo do marketing político digital é que pode ser usado em qualquer tempo. Mas o sucesso nessa empreitada está ligado a construção de narrativa e reputação ao longo do tempo. É primordial antecipar-se à campanha e fazer a construção da imagem.
O que é marketing digital para políticos?
O marketing digital para políticos é planejado e aplicado para desenvolver estratégias de posicionamento e distribuição de conteúdo informativo e interativo do candidato a um cargo eletivo, do partido político e de políticos que já foram eleitos e assumiram seus cargos.
As estratégias envolvem elaboração e distribuição de conteúdo em sites, blogs oficiais, e-mail marketing, redes sociais e transmissão ao vivo de vídeos, entre outras plataformas, para atrair a atenção do eleitor e apresentar conteúdos que atendam às expectativas da população.
As condições que antes garantiam uma boa reputação e popularidade são coisas do passado. Uma imensidão de cabos eleitorais nas ruas, campanhas mega luxuosas, marqueteiros com poderes mágicos e as grandes coligações partidárias perderam relevância e, de agora em diante, a estratégia por trás da comunicação precisa estar completamente alinhada a uma definição de uma narrativa consistente. Uma boa narrativa não pode ser construída em cima da hora e leva tempo para conseguir formar uma mensagem tão forte, que nenhuma fake news seja capaz de derrubar.
Consumo de conteúdo na internet
Atualmente, houve uma profunda mudança na forma de produzir e consumir conteúdo na internet. Novas demandas que envolvem expectativas de eleitores, diálogo e projetos para atender cidadãos e a sociedades são diárias e devem ser acompanhadas pelos políticos também pelos meios digitais.
É importante manter os eleitores e a sociedade civil como um todo, informada a respeito dos esforços do mandatário eleito durante a sua atuação. A candidatura e o posicionamento dos candidatos e dos políticos já eleitos e empossados, são momentos que envolvem uma complexidade de informações que devem ser organizadas e orientadas constantemente.
Para a classe política é fundamental manter o seu público próximo e informado durante as eleições e durante o mandato, caso eleito. É essencial manter os canais próprios de comunicação digital atualizados, com o objetivo de informar e dialogar com os cidadãos.
Estratégias para a política
O marketing digital para políticos também exige um conjunto de estratégias que atenda as necessidades da campanha e de informação a ser prestada para os eleitores.
Há a necessidade de agilizar a produção de conteúdo, a geração de leads, identificação de público, aprimoramento do relacionamento de marketing dentre outras iniciativas que exigem o uso de ferramentas especializadas.
Ferramentas de marketing digital para políticos
As mesmas ferramentas aplicadas para o mercado em geral podem ser adaptadas e utilizadas para o marketing político. A seguir apresentamos uma lista sucinta das principais ferramentas.
Inbound marketing e marketing de conteúdo
Para o Inbound Marketing que abrange ações em redes sociais, elaboração e otimização de conteúdo e distribuição do mesmo podemos destacar:
– WordPress : para elaboração de blogs profissionais e otimizados;
– Google Analytics : para análise de dados relacionados à visitação dos sites;
– Google Search Console : Auxilia na busca e determinação das palavras-chaves e grupos relacionados para o SEO (otimização de conteúdo);
– Mailchimp : oferece templates e sistema gratuito de e-mails para até 2.000 endereços de e-mail.
Abaixo algumas ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento da sua estratégia de marketing político digital
Ferramenta zMonitor
O aplicativo da zMonitor é uma plataforma muita utilizada para monitorar owned media e earned media a respeito de marcas, produtos, concorrentes e comportamento das pessoas na Internet.
Hootsuite
O Hootsuite é um aplicativo e serviço ao mesmo tempo, possui mais de 10 milhões de usuários registrados em todo o mundo. Ele oferece a administração de todas as redes utilizadas pelo usuário.
Crowd Booster
O Crowd Booster é uma ferramenta utilizada para a análise de dados de performance em redes sociais. Ajuda a avaliar reações, audiências e grupos de interesses com a atualização automática e criação de relatórios mais detalhados.
Oktopost
Ajuda na criação de leads. Essa ferramenta atua no agendamento e o acompanhamento de performance do conteúdo postado nas redes sociais. Porém, é mais agressivo para buscar leads. Promete preencher o vazio entre a produção de conteúdo para social media e a geração de leads.
MeetEdgar
O MeetEdgar é uma ferramenta utilizada para a gerenciamento de redes análise de dados de performance em redes sociais. Ajuda a avaliar reações, audiências e grupos de interesses com a atualização automática e criação de relatórios mais detalhados.
E-goi
Sistema para disparos de SMS. Tem a funcionalidade pré-pago, que permite você comprar o crédito e paga apenas o que utilizou. Com seu mailing em mãos, você sobe a lista, cria a mensagem e dispara, sem necessidade de interação com o atendimento.
Chatfuel
Ferramenta de automação de conversas – chatbot. É possível realizar conversas automáticas para segmentar os usuários e gerar dados. Permite disparos em massa para usuários que já interagiram com seu robô.
Sprout Social
Sistema de publicação em redes sociais e análises estatísticas, cria relatórios personalizados, automatizados e personalizáveis. Permite monitorar temas de interesse nas redes.
Lumen5
Transforme artigos em vídeos em minutos. Criação automatizada de vídeos com inteligência artificial. A biblioteca de mídia contém milhões de arquivos gratuitos.
Mautic
Solução open source de automação de marketing. O Mautic sem dúvidas é uma das maiores soluções gratuitas de automação de marketing que você vai encontrar no mercado do marketing digital. Formulários de captura, landing pages, e-mail marketing e gestão de leads são algumas das features da plataforma.
Google Trends
Saiba os termos de busca que estão em alta. É possível, por exemplo, encontrar informações sobre os desejos e atitudes dos usuários.
Fanpage Karma
Analise e melhore seus perfis de mídia social. Monitoramento social da sua concorrência. Relatórios matutinos, notificações de postagem e alertas para você não perder nada.
Slak
Um espaço de comunicação único para sua empresa ou equipe de pequeno a médio porte. Uma ferramenta ideal para conectar e reduzir as distrações do time. Receba lembretes de reuniões e eventos e fique um passo à frente da sua agenda.
Keyword Tool
Encontre e analise rapidamente milhares de palavras-chave relevantes para seu negócio. A versão gratuita da ferramenta permite várias buscas de palavras-chave.
SimilarSites
Descubra sites semelhantes aos que você conhece e adora (ou dos seus concorrentes). SimilarSites oferece acesso livre e rápido para descobrir e qualificar todos os seus concorrentes. Você pode descobrir potenciais parceiros de backlinks e conteúdo para melhorar a distribuição e SEO.
Ferramenta de Automação de Marketing
As ferramentas de automação de marketing apresentam diferentes funcionalidades, podendo ser aplicadas para elaboração de Landing Pages, Email Marketing, formulários, levantamento e análise de dados e automação de email.
Essas ferramentas podem ser utilizadas para a identificação, geração e gestão de leads, ajudando a amadurecer o funil de vendas.
Dessa forma, a campanha política consegue aumentar a abrangência de pessoas que poderão assistir e acessar aos conteúdos a partir do aumento do volume de Leads.
Identificando os grupos de interesse certos, há um aumento de volume de leads que serão abordados com grande chances de ganho de produtividade por meio de processos automatizados e envios planejados.
Conclusão
É possível perceber que a utilização de novas ferramentas no marketing digital para políticos tem sido crescente. A inserção dessas ferramentas tem sido cada vez mais popular.
Porém ainda há espaço para aplicação de mais ferramentas. Porém, cada tipo de campanha política poderá exigir um conjunto diferente de ferramentas e estratégias, nem sempre é necessário usar todas as ferramentas e estratégias ao mesmo tempo, isso dependerá das reais necessidades.
Portanto, apesar da infinidade de estratégias e do conjunto de ferramentas gratuitas e pagas para a aplicação do marketing digital, cada campanha poderá ter necessidades específicas.
Numa visão geral, o marketing digital para políticos é um conjunto de metodologias estratégicas que junto com as ferramentas online ajudam a impulsionar conteúdos, identificação de públicos e construção de narrativas. Aproveite as dicas e saia na frente.
Caso tenha alguma dúvida sobre marketing eleitoral, ou como montar uma estratégia de marketing político, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo(a).