O Linkedin para políticos é uma nova estratégia para candidatos políticos que querem apresentar suas propostas e ideias para eleitores , empresas e influenciadores.
Atualmente, os candidatos a um cargo político e os já eleitos buscam diversificar os canais de comunicação para veiculação de conteúdos, informação e imagens.
Linkedin para políticos
O linkedin tem características diferentes de redes como Facebook, Twitter, Instagram. Como forma de implementar o marketing digital, a rede social mais corporativa do mundo possui crescimento consolidado de usuários em todo o mundo, sendo utilizada para a apresentação de perfis profissionais, currículos, páginas de empresas, grupos de interesse anúncios de vagas.
Nos últimos anos, o Linkedin tem permitido a publicação de vídeos e de artigos mais longos na linha do tempo dos perfis, a solicitação direta de contato/amizade e uma melhor visualização sobre as mensagens internas.
O processo de “orkutização” da rede social (em referência ao antigo Orkut que oferecia troca aberta de mensagens e comentários) permitiu que o Linkedin se tornasse menos fechado, pois antes somente permitia interação com colegas de trabalho e com a empresa onde se trabalhava.
A abertura da rede social tem propiciado a troca de mensagens de forma mais aberta, de troca de comentários e de publicação de postagens em ritmo similar ao do Facebook, porém seguindo comportamentos e temas corporativos e relacionados à profissão, emprego e educação.
Conteúdo
Por ser uma rede social de cunho corporativo, o candidato político pode utilizá-la para fazer um cronograma de publicações direcionadas a determinados assuntos que as pessoas mais buscam na área corporativa.
Numa rede social mais corporativa é aconselhável postar assuntos sobre crescimento econômico, setores da economia, emprego, geração de renda, educação e demais áreas que interessem ao setor de oportunidade.
A formação de opinião do eleitor parte das demandas e das necessidades da sociedade, portanto é essencial atender aos assuntos que as pessoas mais buscam nas redes sociais.
Objetivos de campanha
O Linkedin para políticos oferece grandes oportunidades para o políticos que querem posicionar as suas candidaturas de forma diferenciada e direcionada para quem busca informações sobre geração de empregos, mercados e oportunidades.
É uma boa rede social para divulgar palestras e eventos que serão realizados e , posteriormente, depois da realização, postar as imagens e vídeos das palestras e conferências realizadas pelos candidatos.
Planejamento
Dentro do planejamento de campanha que abrange todas as redes sociais, as mensagens políticas buscam estratégias para ganhar espaço e seguidores nas redes sociais investindo na quantidade de sites, blogs ou perfis.
A equipe de trabalho dedicada para o marketing digital da campanha política deve agir de maneira mais técnica, considerando que o engajamento dependerá das informações e quantidade de postagens.
Como a verba de campanha tem sido cada vez mais reduzida, os comitês de campanha estão trabalhando com equipes mais reduzidas.
Isso exige mais planejamento de conteúdo estratégico, cronograma e publicação nas redes sociais. O mesmo cuidado e atenção se aplica para o Linkedin para Políticos, que podem utilizar essa rede social de maneira mais direcionada.
De maneira geral o uso das redes sociais exige o uso constante de ferramentas de marketing, principalmente na área de gerenciamento e controle das ações em mídias sociais.
Recolhimento de informações
O Linkedin também pode servir como ponto de observação para a equipe de campanha online. Por exemplo, observar quais empresas mais anunciam vagas, quais setores da economia reclamam por melhores condições de produtividade e crescimento.
Caso o perfil oficial do candidato no Linkedin atraia bastante contatos e seguidores, a equipe terá a oportunidade de analisar o nível de escolaridade dos seguidores e seus gostos profissionais e suas relações sociais relacionadas ao mundo corporativo.
Diferente do Facebook, onde as pessoas postam mais sobre política e opiniões ideológicas, a rede social corporativa como o Linkedin tem sido menos propensas para esse tipo de publicação aberta.
Isso ocorre devido ao comportamento que as pessoas devem ter perante as empresas nas quais elas trabalham e a imagem que querem passar para os recrutadores.
Porém, os temas relacionados à campanha e de interesse da sociedade podem gerar interesse. Ou seja, ao invés do candidato somente postar a lista de propostas, ele pode apresentar os temas através de vídeos e artigos.
Organização
Na medida em que as campanhas contarão com menos recursos, devido à nova legislação eleitoral, os comitês e equipes de marketing político terão que investir em tecnologia e postagens digitais.
É importante organizar a equipe por funções e adotar agendamento de publicações nos mais diferentes canais, ganhando mais um espaço, porém valorizando a pesquisa de informações, a interação com público e a dedicação maior entre as equipes eleitorais.
Profissionalização de conteúdo
Se o Linkedin para Político se relaciona com um público mais profissional e corporativo é importante utilizar conteúdos cada vez mais profissionais.
Sabemos que o marketing digital atual é extremamente profissionalizado, exigindo técnicas qualificadas para conduzir uma campanha de marketing político para promover a imagem do candidato e suas propostas.
Perante as regras de campanha, os marketing digital, inicialmente, não se depara com muitas restrições legais, mas o marketing político online pode se deparar com restrições do TSE e TRE e das regras de determinadas redes sociais.
Lembrando que no marketing político digital, há leis dinâmicas, que podem gerar problemas para a campanha e até a cassação da candidatura.
No Linkedin, por exemplo, deve ser evitado o pedido direto de doação de campanha para os perfis das empresas que mantêm páginas oficiais na rede social.
As doações de campanha seguem regras do TSE e as mesmas regras devem ser seguidas nas redes sociais.
Conclusão
Aposte em um planejamento de marketing político digital para o linkedin. Atualmente, o Linkedin possui mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo. Em caso de investimento de imagem do candidato político e do mandatário nessa rede, é importante mantê-la sempre atualizada.
O mesmo cuidado que a campanha deve ter com as regras de veiculação e comportamento durante o período das eleições nas ruas, nos comitês e nos debates, o mesmo cuidado precisa ser tomado nas redes sociais.
Atrair a atenção das pessoas é uma tarefa a ser feita com responsabilidade e ética para não ferir a imagem do candidato.