Curtidas versos votos: a relação entre o on e o off-line nas eleições
A relação entre curtidas versos votos nas eleições é complexa, tendo em vista que ambas permeiam o processo eleitoral intensamente.
Logicamente, o voto é quem garante de fato a vitória. Porém, estamos tão imersos no ambiente das redes sociais que as curtidas adquiriram relevância neste cenário.
Sobre as curtidas
Uma curtida em determinado conteúdo sugere que o mesmo atingiu um primeiro nível de engajamento. Sugere, mas não garante. Esse engajamento beneficia, neste primeiro momento, a própria rede social, que está garantindo para si a audiência do usuário.
Posteriormente, o vínculo entre curtidas versos votos entra em um segundo nível. Neste caso, com a infinidade de postagens que disputam a atenção em redes comoFacebook e Instagram, é provável que o usuário curta, mas não se atenha ao que lhe foi exposto.
Sendo assim, durante uma campanha repleta de postagens políticas, há grandes chances do usuário curtir – e quando curtir- mas não memorizar o conteúdo daquele candidato.
Sobre os votos
O caminho entre curtir determinado conteúdo e votar no candidato não é claro. Um usuário pode curtir uma postagem por ter se identificado com aquele conteúdo específico, porém não com a figura do candidato.
Neste caso, me refiro apenas aos conteúdos orgânicos, pois os anúncios dificultam ainda mais a clareza da relação entre curtidas versos votos.
Assim, é imprescindível que o planejamento da comunicação nas campanhas políticas vá muito além do número de curtidas nas redes sociais. Isso porque essa métrica é bastante frágil.
Como relacionar curtidas versos votos
É preciso gerar um nível de engajamento que pode ser subjetivo no online, mas muito objetivo no off-line, que culmina com o voto na urna.
As diversas possibilidades de produção e disseminação de conteúdo como o WhatsApp, o Youtube, os sites, e-mails, panfletos e, logicamente, a comunicação porta a porta, permitem amplas formas de trabalho de uma campanha.
Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas, criar um banco de dados dos eleitores, utilizar a técnica do storytelling, monitorar o cenário eleitoral e os concorrentes fortalecem a comunicação e ampliam consideravelmente as chances de vitória.
Portanto, é de fundamental importância conhecer amplamente o cenário eleitoral, ter clareza dos objetivos de campanha e dar atenção ao planejamento das ações de comunicação.
Com uma comunicação bem organizada, é possível prever com mais clareza a relação entre curtidas versos votos.
Alessandra Fedeski- Jornalista e consultora política.