https://republicamarketingpolitico.com.br/

Campanha pelo celular

Já faz parte do nosso imaginário que produzir uma campanha política custa uma fortuna, não é mesmo? E as vezes custa mesmo. Mas para algumas pessoas a grana é curta, mas a criatividade é imensa. Você sabia que muitos candidatos eleitos fizeram a campanha exclusivamente pelo celular?

Utilizando os recursos do próprio aparelho e com mais alguns investimentos de baixo custo é possível estruturar uma boa campanha eleitoral. Campanha com custo zero não existe, tenha isso em mente. Porém com uma estratégia bem aplicada podemos investir o dinheiro onde realmente os efeitos serão melhor sentidos.

Contudo, é importante lembrar que a contratação de bons profissionais pode significar um investimento no longo prazo, favorecendo a sua imagem e amplificando o seu alcance e não deve ser vista apenas como custo de campanha. Então. sempre que possível opte por contratar alguém qualificado.

Mas se no seu caso o dinheiro não está colaborando, continue lendo e aprenda a utilizar aplicativos de celular e acessórios que vão lhe dar uma camoanha profissional, e de baixo custo!

 

Gravação pelo celular, utilizando ring light

1. Tenha um celular com uma boa câmera.

Se tem que optar, invista em um celular com uma boa câmera ao invés de uma câmera fotográfica. A segunda opção exige um profissional para operar, além do altíssimo custo, e o primeiro, além de mais fácil de usar, ainda te possibilita múltiplas funções de aparelho smartphone. Uma dica importante, que parece boba mas não é: limpe a câmera do celular antes de fotografar ou gravar qualquer coisa. É comum que a lente da câmera acumule sujidades que reduzem a qualidade da imagem. Então, câmera sempre limpa.

2. Microfone para gravação.

Existe no mercado microfones lapela muito econômicos que facilitam muito na hora de gravar vídeos. Mas se a realidade do candidato não permitir esse investimento, o próprio fone de ouvido que acompanha os aparelhos pode ser usado para esse fim. Os fatores contrários são que os fones são curtos, impedindo que se filme de uma distância um pouco mais longa de alguns modelos não captam o áudio de forma limpa e fluida, tendo um resultado final com um pouco mais de ruídos que  o desejável.

3. Ringlight.

Quando a iluminação do ambiente não é favorável, é preciso utilizar recursos para compensar essa falta. O ringlight é aquele aro luminoso que fica posicionado ao redor do celular ou câmera para aumentar a exposição e melhorar significativamente a qualidade de luz. Existem opções variadas para todos os bolsos. Não importa qual você escolherá, tenha em mente que esse recurso é utilizado exclusivamente para gravações internas, em ambientes externos a luz natural é sempre a melhor escolha.

4. Edição de flyers e cards.

Existem diversos aplicativos, mas eu indico o Canva, que possui uma grande variedade de templates e possibilidades de edição gratuitas, que vão permitir que você crie um enxoval de qualidade para a sua campanha. É um aplicativo disponível tanto para celular quanto para computador (site) e suas edições são sincronizadas, ou seja, você pode começar no computador e terminar no celular e vice-versa. Além de, é claro, baixar as imagens do app direto para o aparelho móvel para ser divulgada nas suas redes de forma prática e sem perder qualidade.

5. Edição de vídeo.

CapCut é um aplicativo de edição de vídeo gratuito que disponibiliza recursos como efeitos de transição, filtros, legendas e faixas de áudio para ajudar o usuário em sua produção audiovisual. Possui uma interface bem intuitiva, que permite criar videos muito profissionais sem precisar utilizar programas complicados.
O melhor de tudo: é gratuito, roda tanto em Adroid quanto IOS e você consegue cortar a logomarca no fim do vídeo.

 

Por tudo que fora dito, compreendemos que, o uso do celular pode ser uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de campanhas de baixo custo. Sem dúvidas possui diversos recursos que podem aumentar a chance de bons resultados nas urnas. Portanto, se para você o recurso não é tão grande, utilize o celular, mas não deixe de se candidatar por isso.

 

Quer continuar aprendendo mais sobre marketing político? clique aqui

Cadastre-se