A corrida eleitoral sempre foi uma época marcada por propagandas televisivas, campanhas de diversos formatos e reviravoltas de última hora. Porém um fenômeno interessante vem acontecendo nas últimas eleições, a força das redes sociais em uma Campanha Eleitoral.
O que as redes sociais fazem?
Existem vários efeitos que as redes sociais proporcionam em uma corrida eleitoral, alguns positivos e outros negativos.
O importante é que esse recurso deixou de ser apenas um local para conversar com amigos e encontrar antigos colegas e virou palco para campanhas publicitárias fortes, inclusive na política.
Quais são os efeitos negativos?
Um perfil em qualquer rede social é algo pessoal na vida de uma pessoa, porém quando ela se torna candidata, as suas opiniões sobre fatos do cotidiano podem ser utilizadas contra ela, prejudicando sua posição com os eleitores.
Além disso, muitas opiniões fora do contexto podem parecer até criminosas, então se você está pensando em entrar para o mundo político, revise as suas publicações antigas e pense bastante antes de postar algo polêmico.
Outro efeito negativo é a alta capacidade de viralização das notícias, até mesmo as falsas, nas redes sociais, o que pode, além de prejudicar a campanha eleitoral, espalhar mentiras e prejudicar o bom jornalismo.
E os positivos?
As redes sociais são um dos principais veículos de conexão entre você e o eleitor, permitindo que ele se sinta mais íntimo de seu lado pessoal.
Utilizando com sabedoria esse recurso é possível melhorar muito os seus resultados nas pesquisas eleitorais, podendo ser um fator decisivo na hora da contagem de votos.
E como posso usar as redes ao meu favor?
A partir do momento que você decide concorrer um cargo político, seu perfil se transforma em canal de marketing eleitoral, então toda sua equipe deve trabalhar para atrair e converter o máximo número de pessoas.
Para isso você deve conhecer o seu público, as pessoas que você tem chance de converter e os seus eleitores que já estão confiando no seu plano de governo.
A campanha na rede social permite você ter contato a todo momento com seus eleitores, e não fica mais preso a poucos segundos no horário de propaganda gratuita na televisão, porém os meios convencionais não devem ser descartados, a rede social deve vim como um complemento e não único canal de campanha.
Algumas dicas de como melhorar sua campanha eleitoral nas redes sociais
Os eleitores buscam duas características no candidato, uma imagem forte e que passe confiança, e uma proposta de governo que se alie aos seus ideais.
Logo, é essencial conhecer seu público alvo, quem são os possíveis eleitores e como eles pensam. Conseguindo definir isso, é hora de produzir conteúdos para atrair eles e converter seu voto.
Utilize vídeos
Os eleitores gostam de ver quem é seu candidato, não tenha medo de pegar o seu celular ou câmera e gravar um vídeo conversando com o eleitorado.
Porém não é só ligar a câmera e falar sem pensar, é necessário um planejamento, falar com clareza e ser direto. O ideal é realizar vídeos curtos, que chame a atenção das pessoas e não as faça desistir de assistir na metade.
Também é importante para sua campanha eleitoral você se manter constante nos planos, um candidato que muda de proposta toda semana acaba perdendo muitos eleitores.
Produza conteúdo com qualidade
Para atrair novos eleitores você tem que os alcançar, para isso o melhor é produzir conteúdo de alta qualidade, fazendo com que quem receba isso comece a acompanhar o seu trabalho e quem já é eleitor compartilhe.
O importante é a qualidade, não a quantidade, de nada adianta publicar centenas de vídeos e chamadas de marketing se nenhuma faz efeito.
Para melhorar a qualidade utilize as coisas em comum entre você e o seu público alvo, lembre-se que você tem que agradar pessoas que gostam do seu pensamento, tentar converter uma pessoa da oposição dificilmente tem um resultado bom.
Dê atenção aos eleitores
Acompanhe os comentários nas publicações, responda algumas mensagens, demonstre que a opinião de seu eleitorado faz diferença, as pessoas gostam de serem ouvidas e elas são as que mais conhecem os problemas da região.
A sua campanha eleitoral não é só para conseguir votos, é para representar toda a população na administração política, se eles acharem que não estão sendo ouvidos, vão procurar outro candidato que ouça.
A campanha não acaba com as eleições
Mesmo que você não seja eleito, não pare de publicar conteúdos e “alimentar” os eleitores, você ganhou mais quatro anos para trabalhar em conquistar mais votos.
Um erro comum dos candidatos é aparecer apenas em época de campanha e esquecer dos eleitores nos outros períodos, isso faz com que se perca seguidores e enfraqueça o seu poder político.
O poder das mídias digitais
Nosso mundo nunca foi tão conectado, as redes sociais possuem o imenso poder de compartilhar informações em alta velocidade para um número espantoso de pessoas.
É esse o poder essencial para uma campanha eleitoral ser vitoriosa, se souber utilizar as redes sociais com sabedoria e ética.
Uma estratégia bem planejada pode inverter o resultado das pesquisas no último minuto, pois nenhum outro canal aproxima tanto o candidato a seus eleitores.
E estratégias antiéticas como a divulgação de fake News ou tirar publicações antigas de contexto para acusar a oposição podem até funcionar em um primeiro momento, mas a longo prazo só prejudicam a campanha, o melhor é manter a honestidade.
Acompanhe nossos conteúdos, descubra o melhor para sua campanha eleitoral.
O marketing digital pode fazer a diferença em uma eleição, mas todos os candidatos podem utilizar estas estratégias, então é necessário conhecer a fundo como se preparar de modo eficiente e aumentar as chances de vitória.
Claro que apenas o marketing não garante vitória, é necessário ter propostas de melhoria eficientes, carisma, boas intenções e, o mais importante, honestidade, especialmente neste momento onde o país atravessa um momento difícil com relação a corrupção.
Para isso, acompanhe nossas notícias e descubra dicas incríveis de como melhorar o engajamento com o público digital e conquistar cada vez mais eleitores.